Por Dentro da UFRGS – Permanência na UFRGS através da Prae: conversando sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil

Detalhes

Data: 27 de setembro
Horário: das 09:00 até 12:00
Local: Faculdade de Educação: sala 102
Categoria: Módulo I do PAAP

Inscrições: até o dia 18/09/2019 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 19/09/2019 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por e-mail.
Público-Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos da UFRGS
Ministrante: Suzi Alves Camey (PRAE)
Carga Horária: 3 horas
Nº de vagas: 100

Objetivo Geral:
Ampliar a comunicação e interação de diferentes públicos com as temáticas apresentadas, colaborando para uma melhor reflexão sobre as questões que envolvem as ações afirmativas, a reserva de vagas para ingresso e também a permanência e diplomação nos cursos da UFRGS.

Objetivo específico:
Refletir sobre as formas de ingresso nos variados cursos pelo sistema de reserva de vagas priorizando esclarecer quem são os sujeitos de direito da Política de Ações Afirmativas e como funcionam as comissões de verificação/ aferição.
Atualizar o público sobre a política de permanência, o Plano Nacional de Assistência Estudantil e as alterações nos editais da PRAE.

Conteúdo Programático:
Apresentação do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil), Programa de Benefícios, Moradia Estudantil, Bolsa Permanência do MEC, Bolsas Aperfeiçoamento, Auxílio Evento.

Competências Desenvolvidas:
Competência de Ensino “Políticas estudantis”: Conhecer a política estudantil de acesso e permanência da Universidade, considerando-a na sua prática docente.

Resultados esperados:
Espera-se que os participantes ampliem suas visões dentro dos assuntos tratados e possam refletir sobre ações afirmativas, ingresso, permanência e diplomação na UFRGS de cotistas de baixa renda, negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Desta forma, espera-se que também possam atuar como multiplicadores promovendo novas reflexões e ações em seus ambientes de pesquisa e trabalho dentro da Universidade e no seu cotidiano.

Observações:
–  Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório é válido como módulo I do PAAP.
– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Font Resize