Roda de conversa sobre assédio e violência contra mulheres na universidade

Detalhes:

Data: 01 de abril 
Local: Pantheon/IFCH/UFRGS (Campus do Vale)
Horário: das 18h30 às 21h30 
Categoria: módulo II

Turma: 1

Objetivos:

 

Objetivo geral:

Reunir a comunidade universitária e pessoas externas interessadas em discutir as várias esferas da violência(abusos e assédios) para fomentar o debate sobre direitos das mulheres, especialmente no contexto universitário.

 

Objetivos específicos:

– Fomentar o debate sobre assédio e violência contra mulheres na universidade;

– Debater dados disponíveis sobre assédio e violência contra mulheres na universidade com vistas a estabelecer um diálogo necessário sobre esses fenômenos;

– Conhecer e discutir experiências de outras universidades no que diz respeito ao enfrentamento de violências contra mulheres;

– Mobilizar estudantes, servidoras e servidores, técnicas/os e docentes para o enfrentamento às violências de gênero.

 

 

Conteúdo Programático:

 

  • Violência e machismo na universidade
  • Percepções sobre assédio moral e sexual na UFRGS
  • Desafios no enfrentamento das violências de gênero
  • Ações para o enfrentamento da violência contra mulheres na universidade

 

 

Competências Desenvolvidas:

Competência Governamental “Ética”: Ser capaz de agir segundo o conjunto de regras que orientam a conduta no âmbito do serviço público federal.

Competência Institucional “Inclusão”: Ser capaz de promover a cultura de inclusão, incentivando o diálogo, a convivência, a acessibilidade e a interação na diversidade.

Competência Gerencial “Gestão de Conflitos”: Gerir conflitos promovendo espaços de diálogo entre os envolvidos, tendo uma postura empática e estimulando a colaboração mútua.

 

Público-Alvo: Servidores docentes e técnicos da UFRGS

 

Ministrantes:

 

Fabiene Gama: Doutora em Antropologia e  professora no Departamento de Antropologia da UFRGS. Coordenou ações de extensão contra violência de gênero na UNB entre 2015 e 2018

 

Fernanda Lanzarini da Cunha: Assistente Social no NUCADMGR – Núcleo Acadêmico de Graduação do IFCH/UFRGS. Especialista em Saúde do Trabalhador

 

Mariah Torres Aleixo: Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFRGS, mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA) e advogada. Atua principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Antropologia do Direito, Gênero/Feminismo e Violência.

 

Heloisa Buarque de Almeida: Doutora em Ciências Sociais e professora no Departamento de Antropologia da USP. Faz parte da Rede Não Cala – Rede de Professoras pelo fim da violência sexual e de Gênero na USP

 

Data(s): 01/04/2020

 

Horário(s): 18h30 às 21h30

 

Local: Pantheon/IFCH/UFRGS (Campus do Vale)

 

Vagas UFRGS: 90

 

Vagas UFCSPA: 10

 

Inscrições: até o dia 26/03/2020 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 27/03/2020 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo II do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Font Resize