O que é o PAAP?

Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico para Docentes em Estágio Probatório (PAAP)

O Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico (PAAP) é um programa de recepção de novos docentes, que visa proporcionar a estes profissionais a possibilidade de  formação continuada na Universidade, a partir da reflexão de natureza didático-pedagógica acerca do fazer docente, por meio da realização de ações de aperfeiçoamento, classificadas em três módulos, conforme a temática. A proposta do PAAP visa, também, oferecer aos docentes ingressantes, a possibilidade de conhecer a Instituição.

Os eventos que integram o PAAP passaram a ser ofertados pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS (EDUFRGS) a partir de 2014, por meio de trilhas de aprendizagem. As trilhas de aprendizagem são um conjunto de atividades interdependentes que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor, realizadas conforme seu interesse e disponibilidade, em atendimento às necessidades do trabalho e aos objetivos da instituição.

Conforme Instrução Normativa 04/2014, o PAAP é estruturado a partir de três módulos, os quais totalizam 60 horas de capacitação, conforme abaixo. As ações de cada módulo são desenvolvidas a partir de parceria entre PROGRAD, FACED, SEAD e EDUFRGS.

*A frequência mínima para cada módulo é de 75%.

Nas ações de aperfeiçoamento oferecidas pela EDUFRGS há um campo específico na divulgação da ação que  informa o respectivo módulo do PAAP no qual a atividade está relacionada.

  • Para conferir as atividades disponíveis para inscrição, clique aqui.
  • Clique aqui e confira como realizar sua inscrição!

Confira abaixo o vídeo explicativo sobre as ações de aperfeiçoamento vinculadas ao PAAP:

As informações das ações de aperfeiçoamento concluídas via EDUFRGS são registradas automaticamente no Portal do Servidor > Catálogo de serviços > Informações Pessoais > Capacitações, após o lançamento da(s) frequência(s) das atividades. Esse mesmo relatório, salvo em PDF e posteriormente impresso, deverá ser encaminhado à CPPD como forma de comprovação da conclusão do PAAP.

As ações promovidas pela EDUFRGS objetivam abranger todos os servidores (técnicos e docentes), ao longo de sua carreira na universidade. Portanto, mesmo após a conclusão do PAAP, o docente continua sendo público-alvo das ações de aperfeiçoamento e a continuidade da sua participação nas ações da EDUFRGS incentivada.

Documentos relacionados ao PAAP:

 

Font Resize