Escola de Enfermagem da UFRGS participa do Fórum Social das Resistências

Porto Alegre sediou o Fórum Social das Resistências no período de 26 a 30 de abril último. No dia 29, foi realizada atividade organizada pelo Conselho Nacional de Saúde com a temática “Práticas Integrativas em Saúde/PICS como Práticas de Resistência” na sede da Fetar/RS – Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul.

A Escola de Enfermagem da UFRGS participou da atividade com a oferta de atendimentos em PICS para os participantes do evento. A atividade foi proposta pelo Programa de Extensão SUStentaPICS e pela disciplina ENF3066 – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, sob coordenação da professora Daniela Dallegrave e com participação de discentes da enfermagem e da saúde coletiva.

Durante a sua fala no evento, a professora Daniela enfatizou a importância de discussão da temática dos cuidados integrativos nos cursos de graduação da área da saúde para que os estudantes reconheçam diferentes modos de cuidados em saúde, que são escolhidos pela população e que podem ser integrados com os cuidados biomédicos, hegemônicos na formação em saúde.