DAOP

Departamento de Assistência e Orientação Profissional

O Departamento de Assistência e Orientação Profissional (DAOP) reúne três áreas de conhecimento da profissão de enfermagem, atuando no ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão universitária.

ENFERMAGEM NA SAÚDE COLETIVA:

Desenvolve as disciplinas de Cuidado em Enfermagem na Saúde Coletiva I, Cuidado em Enfermagem na Saúde Coletiva II e Cuidado em Enfermagem na Saúde III. São oferecidas na 1ª, 3ª e 7ª etapas do curso, respectivamente, e totalizam 19 créditos. As disciplinas têm por objetivos proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para exercer a profissão de enfermeira(o), em nível de Atenção Primária, junto a indivíduos, famílias e comunidades, bem como o exercício da gestão no campo da Saúde Coletiva. Colabora, ainda, com duas outras disciplinas de caráter optativo: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (2 Créditos) e Práticas Integradas em Saúde I (4 Créditos).

Docentes: Adriana Roese Ramos, Deise Lisboa Riquinho, Daniela Dallegrave, Dilmar Xavier da Paixão, Eliane Pinheiro de Morais, Idiane Rosset, Leticia Becker Vieira, Lisiane Manganelli Girardi Paskulin, Mariur Gomes Beghetto, Ninon Girardon da Rosa e Rosana Maffacciolli.

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL:

Desenvolve duas disciplinas: Cuidado em Enfermagem na Saúde Mental I e Cuidado em Enfermagem na Saúde Mental II. São oferecidas na 3ª e 7ª etapas, respectivamente, e totalizam 16 créditos. As disciplinas abordam o cuidado em enfermagem na saúde mental ao indivíduo e família, dando ênfase à rede de serviços de saúde mental e embasadas no paradigma da atenção psicossocial, contemplando as dimensões teórico-conceitual, técnico-assistencial, ético-politico e sociocultural do cuidado na área.

Docentes: Agnes Olschowsky, Cíntia Nasi, Christine Wetzel, Elizeth Paz da Silva Heldt, Jacó Fernando Schneider, Leandro Barbosa de Pinho, Marcio Wagner Camatta e Maria de Lourdes Custódio Duarte.

ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE:

Desenvolve uma disciplina na 8ª etapa, que totaliza 20 créditos. Aborda o desenvolvimento de competências para o gerenciamento do cuidado de enfermagem e a gestão dos serviços de saúde e enfermagem. Discute as tendências e perspectivas teórico-práticas da administração em enfermagem nos seus aspectos técnicos, éticos, políticos e culturais, nos diferentes níveis de complexidade assistencial do Sistema Único de Saúde.

Docentes: Aline Marques Acosta, Ana Maria Müller de Magalhães, Carlise Rigon Dalla Nora, Carmem Lucia Mottin Duro, Dagmar Elaine Kaiser, Enaura Helena Brandão Chaves, Gisele Knop Aued, Isabel Cristina Echer, João Lucas Campos de Oliveira, Lia Brandt Funcke e Themis Dovera.

O departamento ainda oferece a disciplina “Integradora III” na 7ª etapa do Curso de Enfermagem. Trata-se de uma disciplina que objetiva integrar conhecimentos teórico-práticos do cuidado em enfermagem na promoção da saúde de indivíduos, famílias e coletividade, com enfoque no trabalho com grupos. Agrega aspectos éticos, políticos, culturais e conhecimentos de pesquisa relativos ao cuidado em enfermagem no contexto do SUS.

Além das atividades de ensino na graduação, os docentes do DAOP desenvolvem atividades de extensão e estão vinculados a grupos de estudo e pesquisa, discriminados no menu EXTENSÃO e PESQUISA deste site.

Alguns docentes do departamento também são credenciados no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFRGS). São eles:

Adriana Roese Ramos

Agnes Olschowsky

Ana Maria Müller de Magalhães

Cintia Nasi

Christine Wetzel

Deise Lisboa Riquinho

Idiane Rosset

Isabel Cristina Echer

João Lucas Campos de Oliveira

Leandro Barbosa de Pinho

Letícia Becker Vieira

Lisiane Manganelli Girardi Paskulin

Marcio Wagner Camatta

Maria de Lourdes Custódio Duarte

Mariur Gomes Beghetto

Chefia DAOP

Gestão 29/12/2020 a 28/12/2022

Chefia: Prof. Leandro Barbosa de Pinho

Chefia Substituta: Profa. Idiane Rosset