Disciplinas

O DEMC é responsável pelas seguintes atividades de ensino do Curso de Graduação em Enfermagem:

ENF01011 – FUNDAMENTOS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM

Oferecida na Etapa 1 do curso, é a atividade de ensino que, introduzindo os estudantes no fazer da Enfermagem, discute os conceitos e processos básicos da profissão.

SÚMULA: Aborda aspectos conceituais e a tecnologia básica do cuidado em enfermagem e da profissão. Evolução histórica da enfermagem. Teorias e processo de enfermagem. Integra aspectos éticos, políticos, culturais e epidemiológicos contextualizados no cuidado humano e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

ENF01012 – FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM

Alocada na Etapa 2, esta atividade de ensino aprofunda o conhecimento desenvolvido em Fundamentos do Cuidado Humano em Enfermagem, e contribui para o fortalecimento do vínculo e identidade dos estudantes com a Enfermagem.

SÚMULA: Enfoca os fundamentos teóricos e filosóficos como construtos do cuidado na enfermagem; ser humano na concepção humanista existencialista; conhecimentos ético, estético, pessoal e empírico; código de ética e de deontologia na enfermagem enquanto princípio normativo da conduta moral e ética dos profissionais de enfermagem.

ENF01013 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E REGISTROS EM SAÚDE

Oferecida na Etapa 2, esta atividade de ensino aborda um componente essencial do trabalho do enfermeiro contemporâneo.

SÚMULA: Estudo de diferentes produtos da mídia e de artefatos digitais, no âmbito da saúde, com ênfase na assistência, no ensino, na pesquisa e na gestão em enfermagem. Emprego de aplicativos (processadores de textos, gerenciadores de banco de dados, planilha eletrônica, software de apresentação) na elaboração e na comunicação de dados e de informações em saúde.

ENF01014 – PESQUISA EM ENFERMAGEM I

Na Etapa 3, os estudantes iniciam a apropriação de conhecimentos e habilidades em pesquisa, que irão culminar na produção do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) na décima e última etapa, que é um dos requisitos para a obtenção do Título de Enfermeiro.

SÚMULA: Introdução à pesquisa e sua importância para a prática da Enfermagem. Os gêneros textuais acadêmicos e as normatizações de apresentação de trabalhos escritos. Busca bibliográfica em bases de dados. Diferentes abordagens metodológicas utilizadas na Enfermagem. Bioética na pesquisa. Elaboração e utilização de trabalhos científicos durante o curso de graduação.

ENF01015 – CUIDADO EM ENFERMAGEM AO ADULTO I

Em continuidade, na Etapa 4, os estudantes aprendem e exercitam conhecimentos e habilidades para o cuidado em Enfermagem e, pela primeira vez, realizam a assistência direta a pacientes.

SÚMULA: Utiliza o processo de enfermagem nos diferentes contextos do cuidado ao adulto, nas diferentes etapas do desenvolvimento (jovem, meia idade, idoso), com base nas teorias e pesquisas que o fundamentam. A coleta de dados, o diagnóstico, o planejamento, a implementação e a avaliação do cuidado fundamentado pela literatura e pesquisa. Semiologia e semiotécnica no processo de cuidado. Promoção do ambiente seguro. O cuidado como processo pessoal e interpessoal que se traduz em maneiras de si e dos outros. A compreensão da experiência da doença nas diferentes etapas da vida adulta: como se manifesta, o que ela interrompe e como é interpretada pela pessoa, sua família e cuidador. Aspectos éticos, políticos e culturais contextualizados no cuidado humano e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

ENF01016 – CUIDADO EM ENFERMAGEM AO ADULTO II

Localizada na Etapa 5, que completa a primeira metade do Curso, esta atividade de ensinoproporciona aos estudantes novas experiências de aprendizagem relacionadas à aplicação do processo de enfermagem, particularmente no contexto do cuidado ambulatorial de pessoas com doenças crônicas.

SÚMULA: Utiliza a metodologia da consulta de enfermagem como estratégia de ensino do cuidado ao adulto em condições crônicas de saúde, nas diferentes etapas do desenvolvimento (jovem, idade média, idoso) buscando estimular a autonomia do indivíduo em relação a sua saúde. Contextualiza as políticas públicas e programas de atenção à saúde do adulto. Integra aspectos éticos, políticos, culturais e conhecimentos de pesquisa relativos ao cuidado em enfermagem ao adulto no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

ENF01017 – INTEGRADORA I

Nesta atividade de ensino, na Etapa 5, as experiencias de aprendizagem são construídas a partir de situações-problema temáticas, cotidianas, por meio de busca na literatura, discussão com profissionais enfermeiros e, no final, a síntese crítica e reflexiva das implicações para o cuidado em enfermagem.

SÚMULA: Integração de conhecimentos, habilidades e atitudes a partir de vivências de cuidado ao indivíduo e sua família, com ênfase no adulto, nas diferentes etapas do desenvolvimento (jovem, meia idade e idoso), em situações de promoção à saúde e cuidado na doença. Reflexão crítica sobre os aspectos éticos, políticos, culturais e epidemiológicos contextualizados no cuidado humano e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).