Disciplinas

1) Administração em Enfermagem nos Serviços de Saúde – ENF 3065

Ementa: Referencial teórico da administração e sua aplicabilidade na gestão dos serviços de saúde e de enfermagem. Discutir as tendências e perspectivas da administração em enfermagem, desenvolvendo reflexões teórico práticas dos aspectos éticos, políticos e culturais contextualizados no cuidado humano e nos princípios do Sistema Único de Saúde. Administração do processo de trabalho em enfermagem e coordenação das ações do cuidado, promovendo a qualidade e segurança em saúde.

2) Cuidado em Enfermagem na Saúde Coletiva I – ENF 3059

Ementa: Contextualiza a enfermagem a aprtir da evolução das políticas públicas de saúde, dos referenciais da saúde coletiva e do Sistema Único de Saúde. Discute a rede de atenção em saúde. Aborda as principais características de sistemas de saúde internacionais. Integra aspectos éticos, políticos e culturais relativos ao cuidado em enfermagem na Saúde Coletiva.

3) Cuidado em Enfermagem na Saúde Coletiva II – ENF 3061

Ementa: A disciplina se propõe a conhecer e discutir a inserção da Enfermagem na Atenção Básica, a partir das Políticas Públicas de Saúde. Aborda os modelos de saúde, a vigilância em saúde e as práticas programáticas em saúde. Desenvolve atividades relacionadas à situação de saúde da coletividade, enfocando o diagnóstico e o planejamento em saúde e a saúde ambiental. Aborda as competências e práticas educativas do enfermeiro em Atenção Básica. Discute conceitos básicos da abordagem de enfermagem à família. Integra aspectos éticos, políticos e culturais relativos ao cuidado em enfermagem na Saúde Coletiva.

4) Cuidado em Enfermagem na Saúde Coletiva III – ENF 3063

Ementa: A disciplina propõe construir, interativamente, competências necessárias para o trabalho de enfermeiro na atenção básica por meio da vivência de situações práticas na comunidade e pela sistematização de cuidados em serviços de saúde na atenção ao indivíduo, família e coletividade. Integra aspectos éticos, políticos e culturais relativos ao cuidado de enfermagem na Saúde Coletiva.

5) Cuidado em Enfermagem na Saúde Mental I – ENF 3060

Ementa: Estudos referentes às políticas de saúde mental no Brasil e no mundo, com ênfase à reforma psiquiátrica. Noções sobre instituições e coletivos em sáude mental com ênfase no trabalho em equipe. Tecnologias de cuidado em saúde mental ao indivíduo e a família. Integra aspectos éticos, políticos, culturais e conhecimentos de pesquisa relativos ao cuidado em enfermagem na saúde mental no contexto do SUS.

6) Cuidado em Enfermagem na Saúde Mental II – ENF 3062

Ementa: Aborda o cuidado de enfermagem ao indivíduo e família na rede de serviços de saúde mental, contemplando as dimensões teórico-conceitual, técnico-assistencial e sócio-cultural. Integra aspectos éticos, políticos, culturais e conhecimentos de pesquisa relativos ao cuidado em enfermagem na saúde mental no contexto do SUS.

7) Integradora III – ENF 3064

Ementa: Integração de conhecimentos teórico-práticos do cuidado em enfermagem na promoção da saúde de indivíduos, famílias e coletividade, com enfoque no trabalho com grupos. Agrega aspectos éticos, políticos, culturais e conhecimentos de pesquisa relativos ao cuidado em enfermagem no contexto do SUS.

8) Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (optativa) – ENF 3066

Ementa: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde apregoadas pelo SUS e a realidade nas comunidades populares. A tradição e a ciência nas terapias integrativas e complementares. Outros serviços terapêuticos. Perspectivas políticas, culturais e éticas para a realidade local.