CHAPA 19 – JOSÉ LUIS ROCKENBACK E TULA BRUNELLI GONÇALVES

NÓS DEFENDEMOS A UFRGS: EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DO BRASIL!

Somos um conjunto, politicamente plural, que têm em comum a disposição de defender a universidade pública, gratuita, autônoma e democrática e as justas demandas dos técnico- administrativos junto a nossa UFRGS.

Essa eleição para o CEPE e CONSUN acontece em um dos momentos mais difíceis que a humanidade têm vivido. A pandemia do coronavírus tem subtraído vidas em todo o mundo e nos permitiu refletir sobre como queremos viver de agora em diante. Mudanças serão imprescindíveis.

Além disso, vemos as universidades públicas serem importantes agentes na defesa da vida e na busca de respostas para o enfrentamento dessa doença. Elas também podem ser um instrumento capaz de conduzir importantes iniciativas para a construção de um novo projeto de desenvolvimento para nosso país.

A UFRGS é fundamental para o desenvolvimento local e regional, e para isso precisamos assegurar a democracia e a autonomia universitária. Afirmamos como fundamental que a próxima administração reveja os rumos em relação à política de gestão de pessoas da PROGESP, sendo necessário estabelecer o diálogo junto ao conjunto de servidores da UFRGS.

Somente a unidade da comunidade universitária será capaz de enfrentar as investidas contra a universidade pública. Por isso defenderemos:

  • Manutenção e ampliação da universidade pública, gratuita, autônoma, democrática, de qualidade e cada vez mais inclusiva;
  • Ampliação da democracia interna da UFRGS com eleições paritárias para dirigentes e órgãos decisórios e com diálogo para a construção de políticas sobre todos os aspectos da vida institucional entre as administrações e os segmentos da universidade;
  • Tratamento isonômico entre os servidores técnicos em educação e docentes, que são funções diferentes – e complementares;
  • Combate a toda forma de discriminação no seio da comunidade universitária, em particular as de gênero, raça, religião, sexualidade e de relações de trabalho.

www.facebook.com/nosdefendemosaufrgs/posts/1169011596778104