Conheça Porto Alegre

Porto Alegre tem pluralidade cultural e a vocação para a diversidade se refletem em uma rica gastronomia, nas diversas opções de vida noturna, atrações culturais e lazer. Este mosaico, somado aos cenários e o clima distintos das demais regiões do Brasil, faz da capital dos gaúchos – como são chamados os que nascem no Estado do Rio Grande do Sul – um destino que cativa aqueles que descobrem seus encantos.

Hospedagem

O parque hoteleiro de Porto Alegre é diversificado e de excelente padrão para atender a diversos públicos em todos os requisitos de conforto e serviços.

Os bairros de maior concentração de hotéis e hostels são Moinhos de Vento, Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Menino Deus, Floresta, Três Figueiras e a região do Aeroporto Salgado Filho.

Gastronomia

Por aqui a carne é consagrada, mas a cena gastronômica vai muito além das churrascarias. A culinária de Porto Alegre é múltipla, criativa e repleta de influências. Além do churrasco, do famoso “xis salada” (a versão local do hambúrguer) e das sobremesas típicas da mesa gaúcha, como sagu e o arroz doce,

o visitante encontra excelentes opções em bistrôs, cafés, cozinha vegetariana e a culinária contemporânea.
Além disso, esta é considerada a capital das micro cervejarias artesanais do Brasil, com cerca de 25 estabelecimentos, o que confere mais um atrativo turístico e gastronômico à Capital.

Acampamento Farroupilha 2018 (Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho – Harmonia) Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Roteiros

Aproveite as atrações culturais, a boa gastronomia e o prazer de compartilhar com os moradores as múltiplas atividades ao ar livre fazendo da capital do Rio Grande do Sul um destino atraente para se passar alguns dias ou fazer uma escala antes ou depois de seguir viagem para outros destinos.

Centro Histórico

Uma boa maneira de começar a descobrir Porto Alegre é pelo Centro Histórico, onde história e cultura formam um museu a céu aberto.

Mais de 80% do patrimônio arquitetônico da Capital está nesta região: são museus, teatros, centros culturais, bibliotecas, igrejas, praças e monumentos, o que sugere uma bela caminhada:

Mercado Público Central: o prédio de 1869 tem mais de cem bancas de especiarias nacionais e importadas, produtos regionais, religiosos, artesanais, entre outras opções. Restaurantes (alguns centenários), cafés, lanchonetes e feiras curiosas, como de discos de vinil e gibis, compõe o cenário.

Mercado Público Central. Foto: Alex Rocha/PMPA

Praça da Alfândega: a praça, por si só um cartão postal da cidade, abriga em seu entorno espaços culturais, como o Santander Cultural, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Memorial do RS. Aproveite E siga pela Rua dos Andradas em direção à Casa de Cultura Mário Quintana e à Igreja das Dores (mais antiga igreja de POA), com sua monumental escadaria.

Praça da Alfândega. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Praça Mal. Deodoro: também conhecida por Praça da Matriz ou Praça dos Três Poderes, é circundada pela Assembleia Legislativa do RS, Palácio Piratini (sede do governo estadual), Catedral Metropolitana e pelo Theatro São Pedro, inaugurado em 1858. Saindo da Praça Mal. Deodoro, siga pela rua Duque de Caxias, onde você vai se deparar com uma bela vista da região a partir do Viaduto Otávio Rocha.

Praça Marechal Deodoro (Matriz) Foto: Brayan Martins/ PMPA

Orla do Guaíba

A orla de 72 quilômetros, recortada pelas águas do Guaíba, é um dos grandes atrativos de Porto Alegre. Mas, além da reverenciada paisagem, a orla é um movimentadíssimo local de lazer e de atividades esportivas, facilitadas pelos espaços e pela infraestrutura instalada, como o trecho revitalizado no Parque da Orla Moacyr Scliar, o Parque do Pontal, o Parque Marinha do Brasil, o Atracadouro Público da Usina do Gasômetro, a Fundação Iberê Camargo e os clubes náuticos.

Não perca o pôr-do-sol na Orla Moacyr Scliar, área revitalizada que reúne milhares de pessoas a cada fim de semana.

Outra forma interessante de desfrutar da orla são os passeios nos barcos turísticos. A bordo dessas embarcações se tem uma das mais belas vistas de Porto Alegre, em particular dos grandes armazéns amarelos do Cais Mauá que ressaltam a origem portuária da cidade.

Passeio turístico no barco Cisne Branco. Foto: Maria Ana Krack/PMPA

Áreas de lazer

Porto Alegre conta com 608 praças e 8 parques. Entre eles estão: o Parque Marinha do Brasil, o Parque Moinhos de Ventos, o Parque Farroupilha (Redenção) e o Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Harmonia).

Linha Turismo

As atividades do city tour Linha Turismo estão temporariamente suspensas devido à pandemia de coronavírus.

O city tour oficial de Porto Alegre é uma boa alternativa para uma primeira impressão sobre a cidade. São ônibus de dois andares, com vista panorâmica, que oferecem os diferentes roteiros.

Conheça os diferentes Roteiros turísticos de Porto Alegre:

  • Roteiro Centro Histórico
  • Roteiro Zona Sul
  • Tour Cervejeiro
  • Futebol Tour

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre