Medidor de ângulo para estudo de encurtamento de panturrilha

     O encurtamento muscular dificulta movimentos, causa desvios posturais e pode até causar lesão, sendo assim é preciso se ter um equipamento que comprove ou pelo menos indique uma relação direta com pequenas variações angulares com os membros afetados. Nas análises realizadas atualmente não se pode ver essas pequenas variações, logo a divergência entre quem precisa de tratamento para o encurtamento ou não pode acabar sendo grande. É utilizado um esquadro e o olhar.  Com isso em mente, um dispositivo que responda a pequenas variações do próprio movimento se torna necessário. Como é um sensor a base de movimento, ele possui um alcance do movimento que pode ser sensível, por exemplo, para o giroscópio que identifica uma movimentação de até 2000◦ por segundo.
     A Enfitec Júnior realizou o desenvolvimento de um protótipo juntamente com um ortopedista, o qual tinha o objetivo de medir o ângulo do pé em relação ao tornozelo, pois dependendo da amplitude do movimento que o pé realizasse ao aplicarmos uma força poderia indicar encurtamento de panturrilha. O Software desenvolvido para controle do Hardware foi baseado nos mesmos de controle e estabilização de drones. O programa possui um tempo de acumulação de mil medidas, calcula sua média e faz calibrações e correções continuamente. Foi montada uma caixa com display LCD para visualização da variação de movimento, um botão reset e on-off e bateria com entrada para 4 pilhas AA.
     Devido a sensibilidade do sensor, uma parte mecânica que estabilize o sensor numa plataforma é necessária para aplicações mais concretas. Sendo assim, essa parte pode variar de caso para caso, podendo ser personalizada para diferentes áreas da ortopedia e fisioterapia.
Figura 1: display para visualização das medidas