Atualizações

PPGEC 40 anos de história

Caros Colegas, Formados e Alunos do PPGEC,

 

Hoje, dia 10 de agosto de 2010, celebramos uma data histórica para o nosso programa.

Há 40 anos, em 1970, um grupo de professores inquietos e criativos, estimulados por um movimento que havia se iniciado nos anos 60 na COPPE, decidiram lançar as sementes de um programa de pós-graduação em Engenharia Civil na UFRGS.

Este grupo de “jovens” que fundou o PPGEC contava com o nosso 1o. Coordenador e referência fundamental ao longo do desenvolvimento do programa, Prof. José Serafim Gomes Franco, além dos Profs. Cybis e Syllas Grazia, personalidades brilhantes que moldaram nossa história com a introdução, já naquela época, de conceitos de industrialização, otimização, planejamento e análise estrutural de obras.

Lembro que a criação de um programa de pós-graduação era uma proposta ousada e desafiadora na época.

Foi necessário vencer muitas resistências e promover profundas mudanças de visão para viabilizar o intento.

Além disto era um tremendo desafio montar uma equipe de professores adequada.

Na UFRGS o único doutor disponível era o nosso famoso Prof. Joaquim Blessman, o homem dos ventos, que, após uma longa conversa, foi convencido a abraçar a iniciativa.

Foi necessário então prospectar no exterior doutores recentes, que aceitassem o desafio de colaborar na gestação do nosso programa.

Deste esforço recebemos os Professores Riera, Creus e Awruch, que tanto contribuíram nas últimas 4 décadas com o PPGEC.

Em um certo momento este era o nosso limitado, mas competente, quadro de orientadores!

Para agregar densidade e ampliar os horizontes, muitos convidados nacionais e estrangeiros vieram a convite da coordenação partilhar seus conhecimentos com nossas primeiras turmas.

Dentre eles podemos destacar nomes como o do Prof. Ferrante (que lançou as bases para toda a área de mecânica computacional, que resultou mais tarde no desenvolvimento do sistema GAELI, motivo de orgulho do curso), o Prof. Paul Partridge e vários outros.

Para que se tenha uma idéia do caráter inovador da pós-graduação na época, lembro que nossa primeira turma de mestrandos era composta de 3 alunos e sua conclusão foi noticiada no jornal!!!

Dois nomes marcantes compunham esta seminal turma, o Prof. José Carlos Hennemann e o Prof. Dario Klein, que vieram a se integrar ao corpo de docentes do PPGEC, deixando profundas impressões no mesmo, nas áreas de estruturas metálicas e análise experimental de estruturas.

A perseverança e suor deste grupo de pioneiros resultaram numa fundação sólida sobre a qual os que vieram mais tarde puderam erigir uma bela e exitosa história para o PPGEC.
É um prazer especial estar à frente desta instituição neste momento de celebração desta história.

Sinto orgulho de ter tido a oportunidade de atuar como auxiliar de iniciação científica, aluno de mestrado, pesquisador do mais antigo laboratório e docente do PPGEC.

É muito bom fazer parte desta caminhada. E sinto claramente a responsabilidade de ajudar a manter este projeto no rumo contínuo de crescimento e qualificação que sempre pautou esta evolução.

Poderia me estender longamente, contando em detalhe como evoluímos destes primórdios para fundar as áreas de geotecnia, construção e meio ambiente.

Como renovamos e ampliamos o quadro de docentes, enviando nossos mais promissores estudantes para doutoramento no exterior, um política efetuada com maestria pelo Prof. Franco.

Como revivemos nossa área de construção, com o fundamental apoio do grupo do PCC/USP;

Como demos origem ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção…

Como nossos laboratórios e grupos de pesquisa cresceram, maturaram e são hoje referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação…

Como chegamos a ser um centro de excelência classificado como nota 6 (quase 7!) pela CAPES.

Mas para não me alongar demais, gostaria somente de aproveitar a oportunidade para agradecer todos os componentes do PPGEC.

Esta história de 40 anos de sucesso só pode ser escrita a muitas mãos e mentes.

Não posso deixar de fazer referência nesta hora:

Aos funcionários da secretaria, que desde o início deram apoio e sustentação a todos nós, administrando o curso e atendendo aos milhares de pedidos de ajuda e informação de alunos e docentes, com gentileza e competência inigualáveis. Nossa  vida seria impossível sem as meninas!!!!

Aos técnicos de laboratório, detentores de grande parte do conhecimento acumulado e fiéis escudeiros de cada mestrando e doutorando formado nesta casa;

Aos docentes, que dedicam a maior parte do seu tempo à desafiante tarefa de ser professor, tutor, conselheiro, guia, amigo, exemplo, contador, revisor, orçamentista e muitas outras funções, gastando inúmeras horas de sono e de lazer para organizar aulas, analisar dados, montar projetos, ler trabalhos, planejar experimentos e cuidar de inúmeros detalhes administrativos;

Aos nossos convidados e visitantes, que se deslocam até este paralelo 30 para abrilhantar nossa atuação em parcerias de pesquisas, defesas de teses e dissertações e oferecimento de cursos e disciplinas especiais;

E finalmente aos alunos, de iniciação científica, de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado!!!

Nada disto teria sentido sem voces.

Formar recursos humanos de excelência é a missão do PPGEC. Para isto dedicamos nossas vidas e nossos esforços. Nem sempre com êxito total mas sempre com afinco e convicção.

Uma de nossas maiores riquezas é a qualidade de nossos alunos. A partir desta matéria-prima é fácil agregarmos valor e gerar trabalhos de grande repercussão, o que explica a grande repercussão da atuação de nosso programa na produção de artigos em revistas, na formação de recursos humanos e na obtenção de recursos de projeto!

Olhar para trás e ver a quantidade de conhecimento e material humano de qualidade produzido é recompensador.

Perceber que muitos dos nossos 696 formados de mestrado e 135 de doutorado (estamos a caminho da milésima defesa!) hoje são colegas, ou pesquisadores de renome, ou líderes na indústria, nos dá uma missão de dever cumprido.

Com esta união de esforços tenho certeza que os próximos 40 anos serão ainda mais exitosos!!!

Parabéns a todos que fazem parte desta iniciativa.

Parabéns especial aos nosso fundadores, pela inspiração!!!

Já nomeamos uma comissão para organizar uma celebração para o final do ano.

Espero contar com cada um de vcs lá!!!!

 
Um grande abraço,

 

 


Prof. Luiz Carlos Silva Filho

—–

Professor/Pesquisador UFRGS
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFRGS)
Coordenador GRUPO DE PESQUISA LEME – Laboratório de Ensaios e Modelos Estuturais
Presidente – Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT Brasil)
Presidente de Honra da Associación LatinoAmericana de Control de la Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción (ALCONPAT INTL)
Diretor de Marketing – Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
Presidente da Comissão de Implantação CEPED-RS



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posted in: Notícias

Leave a Comment (2) ↓

2 Comments

  1. Anes Wellington Silva Francisco maio 11, 2015

    Preciso saber sobre os cursos de mestrado ou pós graduação , por favor entrem em contato comigo! (21) – 976046885, Rio de Janeiro. Desde já os agradeço.
    Att: Anes Wellington Silva Francisco.

    reply
  2. Anes Wellington Silva Francisco maio 11, 2015

    GOSTEI DA INSTITUIÇÃO, FAVOR SE POSSÍVEL ENTRAR EM CONTATA COMIGO.
    (21) 976046885.

    reply

Leave a Comment