Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) foi criado em agosto de 1970 pelos antigos auxiliares do professor Viana, professores Walter Otto Cybis (coordenador do PPGEC de 1970 a 1972), José Serafim Gomes Franco (coordenador do PPGEC de 1973 a 1984) e Syllas Grazia, com ênfase inicialmente na área de Estruturas. Posteriormente foram criadas as áreas de concentração em Construção, Geotecnia e Meio Ambiente, sendo que em todas as quatro áreas é oferecida formação em nível de Mestrado e Doutorado.

O apoio recebido de diversas agências de fomento, principalmente CAPES, CNPq, FINEP e FAPERGS, permitiu que houvesse um grande desenvolvimento dos recursos experimentais, computacionais e bibliográficos, ao longo dos mais de 40 anos de existência do Programa. Esta infra-estrutura está organizada através de uma rede de laboratórios especializados em diversas áreas.

O Programa é, no momento, avaliado como um dos grupos líderes no Brasil, tanto em ensino, como em pesquisa e desenvolvimento em Engenharia Civil. A atual classificação do Programa pela CAPES é nota 7 (nota máxima, divulgada em setembro de 2010), sendo qualificado como Programa de Excelência Acadêmica com Inserção Internacional.

Atualmente o Programa conta com um corpo de docentes permanentes de 23 professores, todos com Bolsa de Produtividade de Pesquisa do CNPq. Ao longo dos anos, mais de 900 dissertações e teses foram concluídas.

Hoje temos mais de 200 estudantes, trabalhando em diferentes áreas de pesquisa, oriundos de vários estados brasileiros e de outros países (Argentina, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Portugal, entre outros).