Linhas de Pesquisa

Os profissionais do PPGEC desenvolvem trabalhos sobre diversos assuntos relacionadas à Engenharia Civil. Para os organizar, foram reunidos em grupos sobre o mesmo tema, os quais foram classificados em 19 linhas de pesquisa. Para obter mais informações sobre os projetos relacionados às linhas de pesquisa do PPGEC, basta clicar sobre elas na lista abaixo:

Ação e Efeitos do Vento sobre Edificações, Pessoas e Meio Ambiente
Descrição:
A linha de pesquisa engloba áreas relativas à geração de conhecimento em Engenharia do Vento, ou seja, a ação e os efeitos do vento sobre edificações, pessoas e o meio ambiente. Dentro deste assunto incluem-se efeitos estáticos e dinâmicos do vento em edificações.

Análise de Estabilidade de Taludes e Estruturas de Contenção
Descrição:
O objetivo da linha de pesquisa é a investigação teórica e experimental do comportamento de taludes em solos residuais e coluvionares, incluindo soluções através de estruturas de contenção e drenagem dos maciçoos de solo e/ou rocha. 

Análise Experimental das Estruturas
Descrição:
Esta linha congrega os projetos de pesquisa que lidam com o estudo e caracterização do comportamento de estruturas através de experimentos fásicos, monitoramento de protótipos ou estruturas reais.

Comportamento Dinâmico de Solos, Estruturas e Interação Solo-Estrutura
Descrição:
Esta linha de pesquisa visa à caracterização das propriedades de solos necessárias para análise dinâmica de bases e fundações, assim como a análise numérica e experimental das mesmas, incluindo problemas de interação solo-estrutura.

Desempenho do Ambiente Construído e Sustentabilidade
Descrição:
A linha de pesquisa aborda temas relativos a climatologia urbana e de edificações, conforto ambiental e eficiência energética, construções e ambientes urbanos mais sustentáveis, assim como gestão ambiental urbana.

Desenvolvimento de Novos Materiais Geotécnicos e de Construção
Descrição:
Esta linha engloba os projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento, avaliação e aplicação de materiais inovadores em engenharia civil.

Dispersão Eólica de Poluentes e Manejo de Áreas Contaminadas
Descrição:
Esta linha abrange aspectos interdisciplinares de caracterização, monitoramento e remediação de resíduos sólidos urbanos, industriais e de mineração, bem como o desenvolvimento de aplicações em engenharia destinados ao uso de materiais de rejeitos e estudo de dispersão eólica de poluentes.

Ensino e Aprendizagem em Engenharia
Descrição:
Tem como contexto geral uma abordagem multidisciplinar sobre o fenômeno da educação, integrando teorias educacionais, metodologia científica de pesquisa e uso de modernas ferramentas de gestão de processos aplicadas a projetos educacionais.

Estudo de Propriedades de Materiais Geotécnicos Saturados e Não-Saturados
Descrição:
Tem como objetivo a investigação experimental do comportamento geotécnico saturado e não-saturado de solos naturais através de ensaios de laboratório, com ênfase nas propriedades de resistência ao cisalhamento, deformabilidade e condutividade hidráulica.

Gestão Ambiental e Aproveitamento de Resíduos
Descrição:
Esta linha de pesquisa engloba os projetos de pesquisa que lidam com as questões de avaliação, controle e mitigação dos impactos ambientais de atividades de engenharia.

Gestão e Economia da Construção
Descrição:
Desenvolver um conjunto de modelos e métodos para a gestão da construção civil, incluindo os processos de projeto, produção e operação do ambiente construído, assim como mecanismos para sua implementação nas organizações.

Mecânica dos Materiais
Descrição:
Mecânica dos materiais aplica teorias constitutivas e métodos computacionais ao estudo de materiais e estruturas com aplicação em engenharia.

Métodos Probabilísticos, Confiabilidade e Análise de Risco
Descrição:
Alcançar avanços científicos simultâneos em quatro importantes áreas da Engenharia: avaliação de ações em sistemas estruturais, análise do desempenho de sistemas estruturais, estimativa da confiabilidade de sistemas estruturais e procedimentos para projeto.

Micromecânica e Métodos Computacionais em Geomecânica
Descrição:
Abordagens micromecânicas para análise do comportamento de geomateriais.

Modelos Matemáticos e Métodos Computacionais na Mecânica Aplicada
Descrição:
O objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver e aplicar modelos matemáticos e algoritmos numéricos. Estes modelos e algoritmos são utilizados para analisar problemas em diversos campos da engenharia, tais como mecânica dos sólidos e fenômenos de transporte.

Patologia e Recuperação de Estruturas e de Construções
Descrição:
Esta linha de pesquisa tem por objetivos estudar as causas, as origens e os mecanismos de ocorrência e os métodos preventivos e corretivos de manifestações patológicas em estruturas de concreto, alvenarias e revestimentos de obras convencionais e históricas.

Pavimentação
Descrição:
Análise do comportamento de pavimentos, incluindo o comportamento mecânico de britas, o desenvolvimento de misturas betuminosas especiais de alta resistência e alta durabilidade, o aproveitamento de resíduos em pavimentação e o estudo de desempenho de misturas asfálticas convencionais e modificadas.

Projeto e Análise de Estruturas de Concreto, Metálicas e de Fundações
Descrição:
Desenvolvimento de métodos para projeto e análise de estruturas de concreto, metálicas e de fundações.

Tecnologia de Materiais e Processos Construtivos
Descrição:
Esta linha de pesquisa tem por objetivos avaliar e desenvolver sistemas construtivos, estudando desde os materiais constituintes tradicionais e/ou inovadores até a técnica de produção e execução.