Mestrado Acadêmico

O Curso de Mestrado Acadêmico tem a duração de dois anos, sendo prorrogável por até seis meses, em que o primeiro ano é dedicado, principalmente, à realização de disciplinas, as quais são distribuídas em três trimestres. Ao final do primeiro ano, cada aluno deve somar, no mínimo, 24 créditos, sendo que cada crédito corresponde a 15 horas/aula. Existe a possibilidade de serem cursadas disciplinas de outros programas de pós-graduação da UFRGS, desde que não ultrapasse 25% do total de créditos cursados, sendo esse limite também estabelecido para o total de disciplinas de outra área de concentração cursadas pelos alunos.

Durante a obtenção desses créditos mínimos, no começo de dezembro do mesmo ano em que for admitido, o mestrando deverá informar o tema da sua dissertação e os nome de seu orientador e co-orientador, este se houver. Após a obtenção desses créditos mínimos, o aluno poderá dedicar-se à elaboração de sua dissertação, que normalmente envolve uma pesquisa de campo.

O mestrando também deve realizar um estágio docente por um período de um semestre em disciplina da graduação. No período máximo de um ano e meio, o mestrando deve fazer um exame de qualificação, o qual ocorre entre o fim de agosto e o início de setembro, segundo o calendário do PPGEC que consta em Downloads e links. Esse exame consiste na elaboração de um projeto de pesquisa contendo revisão bibliográfica inicial, metodologia, resultados preliminares, comparação entre objetivos iniciais e objetivos já atingidos.

O projeto final deve ser defendido no prazo máximo de 26 meses somados aos seis meses possíveis de prorrogação, totalizando um período máximo de 32 meses, perante uma banca de, no mínimo, três examinadores, um dos quais, pelo menos, deve ser externo à UFRGS.

Outra exigência do Programa para o mestrando defender sua dissertação é ser aprovado em prova de proficiência em língua inglesa, que é oferecida pela UFRGS duas vezes ao ano, sendo que os alunos do PPGEC não pagam a primeira taxa de inscrição.

Informações Básicas para Inscrições

As inscrições ao Curso de Mestrado Acadêmico ocorrem no segundo semestre, conforme edital a ser disponibilizado na página Downloads e links. Aqueles alunos que não possuem vínculo empregatício com outras instituições podem candidatar-se a bolsa-auxílio para mestrado da CAPES e do CNPq no valor de R$1.500,00.

O candidato deverá remeter ao PPGEC os seguintes documentos:

  1. pedido de admissão com indicação da área de concentração de interesse do candidato, conforme modelo anexo no kit de inscrição;
  2. fotocópia do diploma do curso de graduação ou atestado com data prevista de conclusão do curso;
  3. fotocópia do histórico escolar do curso de graduação;
  4. Curriculum Vitae documentado, com cópia de trabalhos publicados, diplomas e certificado de curso de inglês;
  5. fotocópia da carteira de identidade e do CPF;
  6. uma fotografia de tamanho 3 x 4;
  7. três cartas de recomendação, conforme modelo anexo no kit de inscrição;
  8. entrevista escrita, conforme questionário anexo no kit de inscrição.

Os candidatos selecionados deverão ter suas credenciais aprovadas pela Comissão Coordenadora do PPGEC e assinar compromisso de aceitação das disposições regulamentares do Programa.

Todas as informações necessárias e os modelos dos formulários, que devem ser prenchidos pelo candidato para efetuar sua inscrição, podem ser obtidos fazendo download do kit de inscrição no item Downloads e links. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefone (051) 3308-3486 ou e-mail ppgec@ppgec.ufrgs.br.