Diretrizes para o retorno presencial

A Direção da Escola de Engenharia em consonância com a Administração Central da UFRGS  informa que as atividades presenciais seguem suspensas, sendo liberadas somente aquelas previstas na Portaria Vigente. Consulte site da UFRGS.

>>> PROCEDIMENTO PARA RETORNO RESTRITO EM CARÁTER DE ROTINA A PARTIR DE MAIO/2021:

  1. Os responsáveis pela operação dos espaços (chefes de setores, departamentos, coordenadores de laboratórios) deverão solicitar e justificar o retorno de discentes e servidores (professores e técnico-administrativos) para sinfraee@ufrgs.br e gabinete_ee@ufrgs.br deixando os chefes e coordenadores em cópia. É fundamental enquadrar a justificativa na portaria vigente. Não havendo manifestação contrária das chefias, os nomes serão incluídos na planilha pública de autorizados. Alunos: reportem-se ao orientador/chefe do laboratório que é quem deve fazer a solicitação.

Solicitamos a gentileza de usar esse formato, todos os dados são necessários. Exemplo:

2) Aguardar manifestação favorável do SINFRAEE ou Gabinete da Escola por e-mail.

3) As pessoas que forem autorizadas constarão na planilha pública https://drive.google.com/file/d/14Q0bvBRKo1goN1XMGZjiGcAWn9jB5PX-/view?usp=sharing . Deverão apresentar o Termo de Responsabilidade (vide mais abaixo) à chefia imediata (técnicos e docentes) ou ao coordenador do laboratório (alunos) antes do retorno presencial.

>>> PROCEDIMENTO PARA ACESSOS ESPORÁDICOS:

Acessos esporádicos/urgentes para ligar computadores, equipamentos, fazer manutenções e afins não deverão por si ser argumentos para autorização de retorno restrito. Deverão ser preferencialmente realizados por aqueles que estiverem autorizados/enquadrados na Portaria. Não sendo possível, solicitar para sinfraee@ufrgs.br e gabinete_ee@ufrgs.br com chefia em cópia.

>>>  DIRETRIZES PARA RETORNO RESTRITO:

 A responsabilidade por informar, implementar e observar as práticas previstas nas Diretrizes para retorno restrito são do responsável pelo laboratório ou setor. Links de apoio abaixo. A disponibilidade de álcool gel, tapetes sanitizantes e afins deve ser checada com os respectivos  fiscais de limpeza.

> Diretrizes para retorno restrito: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/arquivos/diretrizes-retorno-presencial-comite-covid-3
> Relatório de Apoio: https://www.ufrgs.br/coronavirus/wp-content/uploads/2020/09/Relatorio_GT_Retorno_v5.pdf

>>> Termo de responsabilidade para o retorno presencial

As diretrizes atualizadas trazem a obrigatoriedade da assinatura de termo de responsabilidade para TODOS (alunos e servidores) que desejarem realizar o retorno presencial restrito.

O mesmo se encontra disponível através deste link: < link >
O termo deve ser preenchido e assinado individualmente. O Coordenador do laboratório ou chefia do setor deve abrir um único processo SEI para arquivar todos os termos de alunos e servidores autorizados ao retorno e sob sua responsabilidade. Os termos devem estar assinados, seja escanneados, fotografados (desde que legíveis), seja gerando um Termo no próprio SEI (exemplo doc SEI 2880305).

Os documentos poderão ser requisitados pela COSAT a qualquer tempo.

>>>  Casos de Covid-19

Qualquer trabalhador(a)/aluno (a) que tenha tido contato com indivíduo suspeito ou confirmado de COVID-19 deve se ausentar imediatamente das atividades, comunicar sua chefia imediata/responsável/orientador, via e-mail institucional, notificar o Departamento de Assistência à Saúde, via Formulário DAS – http://www.ufrgs.br/das/campanhas/casos-decomunicacao-de-covid-19-na-ufrgs  e procurar um serviço de saúde. Este formulário deve ser enviado como anexo ao e-mail das@progesp.ufrgs.br com cópia ao e-mail infocovid_ee@ufrgs.br. O afastamento deve permanecer até a realização do teste de RT-PCR ou antígeno negativo. Em caso de confirmado positivo recomenda-se o afastamento por 14 dias.

>>> Testes

Testes para os membros da comunidade da UFRGS (Alunos, Servidores e Terceirizados) poderão ser realizados no ICBS sem custo mediante solicitação dos chefes de setores, departamentos, coordenadores de laboratórios e fiscais aos gestor responsável da unidade pelo email infocovid_ee@ufrgs.br com as seguintes informações da pessoa a ser testada: nome completo, empresa(terceirizados), CPF, RG, data de nascimento, nome da mãe, e-mail(para receber resultados), telefone, endereço completo, cartão UFRGS, passaporte(estrangeiros). Salientamos que todas estas informações são relevantes. O contactante com positivado da comunidade UFRGS deverá fazer o teste do COVID também. Em caso de surto seguir o plano de contingencia do Comitê COVID UFRGS.

Os horários de realização de exames no ICBS são:

Segunda-feira, Quarta-feira, Sexta-feira – das 8h30 às 9h.

Local: Rua Sarmento Leite, 500, campus Centro, bairro Farroupilha.

PCRs para terceirizados:  Tendo o acordo do funcionário, da empresa e da GERTE, os fiscais devem enviar os dados dos terceirizados da Escola de Engenharia para sinfraee@ufrgs.br para cadastro no ICBS. Dados:  Prédio de atividade, nome completo, empresa, CPF, RG, data nascimento, e-mail para resultado do exame, telefone, endereço. Todos os dados são necessários.

>>> HORÁRIOS DAS PORTARIAS DOS PRÉDIOS:

Possuem portaria operante de segunda a sexta (exceto feriados):

Centenário (11101) das 8h30min às 17h30min

Engenharia Nova (11105) das 7h às 19h

Instituto Eletrotécnico (11106) das 9h às 17h

Instituto Parobé – DEMEC/PROMEC (11107) das 9h às 17h

Centro de Tecnologia (43807) das 6h30 às 18h

LAMEF-CADETEC (43820) – das 7h às 19h

LABSOL, LAC, LTM, DEMAT, DEMET, DEMIN, LEME, LAPAV- verificar com professores responsáveis https://www.ufrgs.br/engenharia/contato

Indispensável a identificação na entrada e na saída do prédio, com apresentação do cartão UFRGS (público UFRGS) ou documento de identidade (público externo).

Tercerizados de serviços de manutenção podem acessar o prédio acompanhados do servidor solicitante

>>>  ESTACIONAMENTOS:

Os estacionamentos com acesso restrito (com selo) permanecem abertos diariamente para quem tem selo das 7h às 19h, exceto sábados, domingos e feriados.

>>> OUTRAS INFORMAÇÕES Outras informações poderão ser obtidas junto ao e-mail infocovid_ee@ufrgs.br