Retorno Presencial

Diretrizes para o retorno presencial

Retorno Presencial O retorno presencial dos servidores e colaboradores da UFRGS ocorreu em 100% em 16/05/2022, conforme a portaria nº 2239/2022/REITORIA/UFRGS ( http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/arquivos/portaria-2.239 ).

O retorno de servidores e colaboradores que se encontram no grupo de risco para a doença, conforme art. 4º da Instrução Normativa nº 90/SGP/SEDGG/ME: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-sgp/sedgg/me-n-90-de-28-de-setembro-de-2021-349566093 ocorrerá em 06/06/2022, conforme a portaria nº 2403/2022/REITORIA/UFRGS (
http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/arquivos/portaria-2403 ).

As aulas da graduação, totalmente presenciais, para o semestre 2022/1 iniciarão em 13/06/2022, conforme calendário acadêmico (link: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/calendario-academico-ufrgs-2022/)

Diretrizes para retorno restrito (v5, 28/03/2022): http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial/Diretrizesatualizadaversao528demarcode2022.pdf

>>> Vacinação

É obrigatória a apresentação de comprovante vacinal contra a Covid-19 para o desenvolvimento das atividades presenciais, conforme a Resolução nº 213/2021/CONSUN: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/arquivos/Res21321ObrigatoriedadedecomprovantevacinalparaCovid191.pdf

  • Discentes deverão apresentar o comprovante através do Portal do Aluno, durante o ato da matrícula.
  • Servidores deverão apresentar o comprovante para a chefia imediata.
  • >>> Casos de Covid-19
    Qualquer trabalhador(a)/aluno (a) que tenha tido contato com indivíduo suspeito ou confirmado de COVID-19 deve se ausentar imediatamente das atividades, comunicar sua chefia imediata/responsável/orientador, via e-mail institucional, notificar o
    Departamento de Assistência à Saúde, via Formulário DAS – https://www.ufrgs.br/das/formulario-de-casos-covid-19/ e procurar um serviço de saúde. Este formulário deve ser enviado como anexo ao e-mail das@progesp.ufrgs.br . O afastamento deve permanecer até a realização do teste de RT-PCR ou antígeno negativo. Em caso de confirmado positivo recomenda-se o afastamento por 7 dias.

>>> Testes
Testes para os membros da comunidade da UFRGS poderão ser realizados no ICBS sem custo mediante solicitação. Os contactantes do positivado da comunidade UFRGS deverão fazer o teste do COVID também. Em caso de surto seguir o plano de contingencia do Comitê COVID UFRGS.

Instruções:

1 – Informar dados através de e-mail para infocovid_ee@ufrgs.br , com cópia para a chefia imediata (servidores) ou responsável pelo laboratório (alunos): Prédio de atividade, nome completo, empresa, CPF, RG, data nascimento, e-mail para resultado do exame, telefone, endereço completo, cartão UFRGS. Todos os dados são necessários.

2 – Aguardar confirmação do cadastro;

3 – Realizar o exame. Os horários de realização de exames no ICBS são:
Segunda-feira e quinta-feira, das 8h30 às 9h.
Local: Rua Sarmento Leite, 500, campus Centro, bairro Farroupilha (acesso pelo interior do quarteirão).

4 – Aguardar o resultado do exame pelo e-mail cadastrado.

PCRs para terceirizados:
Tendo o acordo do funcionário, da empresa e da GERTE, os fiscais devem enviar os dados dos terceirizados da Escola de Engenharia para sinfraee@ufrgs.br para cadastro no ICBS. Dados: Prédio de atividade, nome completo, empresa, CPF, RG, data nascimento, e-mail para resultado do exame, telefone, endereço. Todos os dados são necessários.

>>> Termo de responsabilidade para o retorno presencial
As diretrizes atualizadas trazem a obrigatoriedade da assinatura de termo de responsabilidade para TODOS (alunos e servidores) que desejarem realizar o retorno presencial restrito.
O mesmo se encontra disponível através deste link: https://www.ufrgs.br/engenharia/wp-content/uploads/2022/03/TERMO-DE-RESPONSABILIDADE.docx
Os documentos poderão ser requisitados pela Comissão de Saúde e Ambiente de Trabalho da Escola de Engenharia – COSAT_EE a qualquer tempo.

>>> HORÁRIOS DAS PORTARIAS DOS PRÉDIOS:
Possuem portaria operante de segunda a sexta (exceto feriados):
Excluído:

  • Centenário (11101) das 7h às 19h
  • Castelinho (11103) das 8h às 17h30.
  • Engenharia Nova (11105) das 7h às 19h
  • Instituto Eletrotécnico (11106) das 7h às 19h
  • Instituto Parobé – DEMEC/PROMEC (11107) das 7h às 19h
  • Centro de Tecnologia (43807) das 7h às 19h
  • LAMEF-CADETEC (43820) – das 7h às 19h
  • LABSOL, LAC, LTM, DEMAT, DEMET, DEMIN, LEME, LAPAV – verificar com professores responsáveis https://www.ufrgs.br/engenharia/contato .
    Indispensável a identificação na entrada e na saída do prédio, com apresentação do cartão UFRGS (público UFRGS) ou documento de identidade (público externo).

>>> ESTACIONAMENTOS:
Os estacionamentos com acesso restrito (com selo) permanecem abertos diariamente para quem tem selo das 7h às 21h, exceto sábados, domingos e feriados.
Solicitações esporádicas deverão ser encaminhadas através de e-mail institucional para sinfraee@ufrgs.br informando:

  • a marca, modelo e placa do veículo;
  • o nome do motorista e informação de contato;
  • o período (data e faixa horária);
  • o motivo da solicitação.

>>> OUTRAS INFORMAÇÕES
Outras informações poderão ser obtidas junto ao e-mail infocovid_ee@ufrgs.br .

>>> Outros links importantes:
Guia de Vigilância Epidemiológica Covid19 (12/01/2022):
https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/guia-de-vigilancia-epidemiologica-covid-19/@@download/file/Guia%20de%20Vigil%C3%A2ncia%20Epidemiol%C3%B3gica%20Covid-19_%20Emerg%C3%AAncia%20de%20Sa%C3%BAde%20P%C3%BAblica%20de%20Import%C3%A2ncia%20Nacional%20pela%20Doen%C3%A7a%20pelo%20Coronav%C3%ADrus%202019_20.01.2022.pdf