Núcleo de Interações Multidisciplinares (NIM)

 

NIM

O Núcleo de Interações Multidisciplinares (NIM) visa auxiliar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de inovação, buscando gerar sinergias criativas e promover o desenvolvimento e transferência de tecnologias, produtos e processos através da articulação das estruturas de pesquisa.

Objetivos
Aproximar a Universidade de empresas;
Manter um banco de dados atualizada de competências e áreas de pesquisa da Escola de Engenharia;
Elaborar e gerir projetos multidisciplinares;
Prospectar oportunidades de projetos junto a órgãos financiadores e empresas;

Missão
Auxiliar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de inovação, buscando gerar sinergias criativas e promover o desenvolvimento e transferência de tecnologias, produtos e processos através da articulação das estruturas de pesquisa.

Parcerias de Sucesso
Grupo CEEE, Grupo RBS, Petrobras, SEBRAE, Vale, Coester, Novus, Altus, Gerdau, SENAI.

Equipe
Camila Costa Dutra – (51) 3308-1954
Joana Baleeiro Passos – (51) 3308-3335
Vera Lúcia Prates da Silva – (51) 3308-3530

Contato
nimee@ufrgs.br

Informações
Orientações para projetos PETROBRAS/ANP e demais Agências Reguladoras, amparados pela Lei da Inovação, conforme
guia de orientação da ANP e apresentação Petrobrás.

Manual de interações acadêmicas
Clique para baixar o manual de interações acadêmicas.

Programa DAI

 

Para a tramitação dos processos são necessários os seguintes documentos:

– Aprovação do Departamento (ata da reunião ou aprovação ad referendum do Chefe de Departamento) (anexar como documento extra);

– Aprovação da COMEX ou da COMPESQ (ata da reunião ou aprovação ad referendum do responsável pela Comissão);

– Aprovação da Unidade (ata da reunião ou aprovação ad referendum do Diretor da Unidade);

Termo de compromisso e responsabilidade do Coordenador (anexar como documento extra);

Termo de compromisso e responsabilidade do Vice-Coordenador (se houver) (anexar como documento extra);

Designação de fiscalizador (assinaturas do Coordenador, do Diretor da Unidade e do Fiscal);

– Projeto;

Plano de Trabalho;

Formulário de informações sobre os recursos financeiros, materiais e humanos da UFRGS;

– Planilha de aplicação de recursos – no sistema IAP – prever 5% de ressarcimento para a UFRGS e 10% para a EE dos Custos Indiretos do SIGITEC (ver orientações de cálculo após a lista de documentos).

Dispensa de licitação para contratação da Fundação (assinaturas do Coordenador e do Diretor da Unidade (anexar como documento extra);

Declaração sobre o Decreto 8.241/2014 (anexar como documento extra);

Declaração sobre o pagamento de pessoas físicas e/ou jurídicas (anexar como documento extra);

Declaração sobre o pagamento de bolsas (anexar como documento extra);

– Caso envolva importação de equipamentos: Termo de compromisso autorizando a Fundação a proceder a importação de bens e serviços (anexar como documento extra);

Carta a SEDETEC – Patentes (anexar como documento extra);

Termo de compromisso PRESTAÇÃO DE CONTAS A UFRGS (anexar como documento extra).

 

Para o CÁLCULO DOS RESSARCIMENTOS DO PROJETO utilizar os Custos Indiretos, conforme portaria nº 3171 e anexo. Para o cálculo dos Custos Indiretos deve ser utilizada a planilha eletrônica.

 

Para obtenção do EVPL, utilizar a lista de equipamentos.

 

Atualizado em 04/05/2018.