Plano de Comunicação da Escola de Engenharia 2021-2025

A reunião do Conselho da Unidade da Escola de Engenharia na data de hoje, 13/12, presidida pela diretora Carla S. ten Caten, aprovou o Plano de Comunicação da EE para o período 2021-2025. O Plano foi planejado para ser sazonal, revisado e atualizado a cada 4 (quatro) anos, iniciando em 2021, no primeiro ano da gestão 2021-2024, e se estendendo até o primeiro ano da gestão seguinte (que inicia em 2025).

O Plano atende uma demanda do Núcleo de Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC), que faz a gestão dos canais de comunicação da Instituição há 10 (dez) anos, comemorados neste mês de dezembro, e atende a demanda da direção da EE solicitada na primeira reunião com o NTIC, ainda no mês de fevereiro/21 e integra a programação dos 125 anos da Escola de Engenharia.

A Plano de Comunicação começou a ser desenvolvido ainda no mês de março/21 e sua conclusão aconteceu em outubro/21. Este trabalho resultou em um volume principal (o Plano de Comunicação) e um conjunto de 10 (dez) Manuais e é, ao mesmo tempo, um resgate histórico das ações realizadas ao longo do tempo e bastante aplicado como metodologia.

A diretora da Escola de Engenharia, Carla S. ten Caten, destacou que a apresentação do Plano superou todas as expectativas e que este material, com os devidos ajustes, poderia ser um texto de dissertação de mestrado.

Algumas Ações do Plano de Comunicação da Escola de Engenharia

O Plano oficializa a Agência de Comunicação da Escola de Engenharia (ACEENG) como responsável pela organização das notícias e informações e distribuição para os demais canais e mídias sociais. Outra medida é a mudança editorial do Informativo da EE que passará a ser o Jornal da Engenharia com previsão de lançamento em 2022.

O Jornal da Engenharia se tornará o pilar dos serviços de comunicação da EE e prevê a formação do Conselho Editorial Integrado para planejar as ações de todos os demais canais como a TV Engenharia e o Podcast Fala Engenharia.

O Plano inclui ainda o projeto de extensão “Mediando Jovens Comunicadores e Designers” (para estudantes de jornalismo, relações públicas, publicidade, de design visual e de produto) na condição de bolsistas com o objetivo de mediação da teoria dos cursos com a prática na Agência de Comunicação para encorpar os currículos e portfólios dos futuros profissionais dessas áreas.

O desafio da Agência de Comunicação é o de qualificar o projetos que utiliza no formato presencial e desenvolver a mesma versão para o formato remoto e, independente das condições sanitárias provocadas pela pandemia do Covid-19, realizar o trabalho de modo hibrido. Muitas vezes um informante ficava impossibilitado de conceder uma entrevista pela dificuldade de encontro com a equipe da Agência de Comunicação. Com a ampliação pensada para a modalidade virtual, as entrevistas passarão a se dividirem entre presenciais e virtuais.

O Manual de Identidade Visual – volume I, por exemplo, indica a possibilidade de a Escola de Engenharia lançar uma linha de produtos com sua marca em uma loja fixa ou em um e-commerce.

O site da Escola de Engenharia será atualizado para um novo tema do WordPress, o mesmo utilizado pela USP (Universidade de São Paulo), configurado para atender as necessidades da comunidade acadêmica, informar de modo mais ágil, com mais recursos e interação. A publicação de relatórios anuais, por meio do site, apresentará a mensuração dos resultados dos canais é outro ponto destacado pelo Plano.

A imagem abaixo, que representa a estrutura da Agência de Comunicação da Escola de Engenharia, e será reproduzida no novo site, com acesso interativo, redirecionará o visitante para os canais que desejar consultar tendo no Plano de Comunicação e nos Manuais os documentos que irão balizar todas as ações da ACEENG.

NTIC, 10 anos

Esta é uma conquista celebrada pelo NTIC, que ao mesmo tempo que entrega o material, que agora torna-se o documento balizador da ações do serviço de comunicação da EE, recebe a aprovação como um presente justamente no mês que completa seu décimo aniversário.

O serviço de comunicação da EE iniciou em 2011 em uma ação do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) com o projeto “Inserção da Escola de Engenharia nas Mídias Sociais” proposto pelo Analista de Sistema, Ramiro Sebastião Córdova Junior, e a primeira ação foi a criação de uma conta no microblogging Twitter, conta ativa até os dias atuais.

O Podcast Fala Engenharia realizou uma Série Especial: NTIC, 10 anos, que apresenta o começo e a atualidade dos trabalhos de Tecnologia da Informação e Comunicação da EE.

Acesse o Plano de Comunicação da Escola de Engenharia 2021-2025 e o Catálogo de Publicações Complementares (os 10 Manuais)

Plano de Comunicação da Escola de Engenharia 2021-2025

Manual de Identidade Visual da Escola de Engenharia – volume I

Manual de Redação Jornalística da Escola de Engenharia – volume II

Manual de Diretrizes para Divulgação nos Canais da Escola de Engenharia – volume III

Manual de Gestão do Portal da Comunicação (site principal), dos Sites de Apoio e das Mídias Sociais da Escola de Engenharia – volume IV

Manual de Organização e Produção do Jornal da Engenharia – volume V

Manual de Organização e Produção da TV Engenharia – volume VI

Manual de Organização e Produção do Podcast Fala Engenharia – volume VII

Manual de Armazenamento das Produções da Comunicação em Repositórios Digitais da UFRGS – volume VIII

Manual de Metodologia de Pesquisa (Survey) para a Comunicação da Escola de Engenharia – volume IX

Manual de Gestão de Crises para a Escola de Engenharia – volume X

Esta versão está sendo apresentada como uma prévia do Plano e seus Manuais para comunicar a comunidade acadêmica e passará por um novo processo de revisão gráfica antes da publicação definitiva que contará com ficha catalográfica pela Biblioteca da Escola de Engenharia (a Bibeng).