Projetos permanentes

AeroDesign
O Aerodesign é um programa de natureza educacional cujo principal objetivo é proporcionar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.
No Aerodesign os aviões são projetados, construídos e otimizados de acordo com conhecimentos, regras e normas da engenharia. Seguindo todos os passos de um projeto profissional que ocorre dentro de uma indústria, por exemplo. Já no aeromodelismo tem-se a redução em escala de aviões reais de forma meramente empírica se levar em consideração qualquer critério cientifico, apesar de semelhantes são duas atividades bem diferentes.

Equipe Pampa – fundada em 2012, a equipe conta hoje com alunos das mais variadas engenharias que trabalham em cooperação para obter um melhor resultado final e assim levar o nome da UFRGS e do Rio Grande do Sul cada vez mais longe. A equipe é subdividida em áreas da engenharia aeronáutica (aerodinâmica, estabilidade, controle, desempenho, estrutural e aviônica) que trabalham entrelaçadas para obter o melhor produto final. Em 2013 teve sua primeira participação efetiva na categoria regular, angariando boas experiências e resultados. No ano de 2014 a equipe competiu em duas categorias: regular e advanced.
Mais informações
Email: aerodesign@ufrgs.br
Curta: facebook.com/PampaAerodesign

Baja SAE BRASIL
O projeto Baja SAE é o maior projeto universitário do Brasil, contando com mais de 70 equipes de diversas universidades do Brasil, e o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL. Os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor, desenvolvem protótipos de estrutura do tipo “gaiola”, para um ocupante, para uso off-road.

Equipe Tchê de Mini Baja – fundada em 1994 por alunos do Departamento da Engenharia Mecânica, com o objetivo de projetar e construir um protótipo mini baja para participar da competição organizada pela SAE BRASIL.Com 20 anos de existência, a equipe Tchê já ajudou a formar diversos talentos na engenharia graças à convivência com o projeto.
Mais informações
Email: baja@ufrgs.br
Oficina: (51) 3308-9948
Curta: facebook.com/equipetche

Pontes de Espaguete
Com base em experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino do exterior e numa iniciativa pioneira no Brasil em competições desta natureza, o evento foi proposto pela primeira vez na Escola de Engenharia em 2004/1, como um trabalho prático de várias disciplinas do Departamento de Engenharia Civil da UFRGS. O desafio consiste na análise, projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete, conforme as especificações detalhadas no regulamento da competição.
O recorde na Escola de Engenharia é de 234 kgf e foi atingido na competição do semestre 2011/2. Este valor é recorde brasileiro em competições semelhantes, e é superior ao recorde mundial de 176 kgf que, segundo a Johns Hopkins University (Estados Unidos), foi obtido na Okanagan University College (Canadá), em condições semelhantes.
Mais informações
Email: espaguete@ufrgs.br
Coordenador da competição: Luís Alberto Segovia González
Endereço: Av. Osvaldo Aranha 99, 3º andar, Sala 308 B
Site: www.cpgec.ufrgs.br/segovia/espaguete

RS Racing
A RS Racing UFRGS é uma equipe de fórmula SAE que foi fundada em 2010 por um grupo de estudantes inquietos do curso de Engenharia Mecânica que compartilhavam uma paixão pelo automobilismo
Durante nossa existência, já faturamos mais de 6 conquistas, incluindo o 2º lugar no campeonato de Business Case em Lincoln, nos EUA e o Vice-campeonato Nacional em 2015, e nosso objetivo é ir ainda mais longe, com nossa equipe cada vez mais competitiva.
Instagram, Facebook, LinkedIn: @rsracingufrgs