UFRGS assina Memorando de Entendimento com a University College London

A Escola de Engenharia da UFRGS atuará em parceria com a Escola de Construção Sustentável da Bartlett Faculdade do Ambiente Construído da UCL University College London, em pesquisas e projetos para transformar a gestão de grandes projetos de infraestrutura.

O Memorando de Entendimento foi estrategicamente estruturado com a UFRGS em função da sua relevância e posição de liderança no contexto brasileiro e da América do Sul. O acordo visa estreitar as conexões para o desenvolvimento de pesquisas e soluções inovadoras para alguns dos maiores desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas e o acesso à infraestrutura. O Brasil atualmente possui uma das mais ambiciosas agendas de projetos em infraestrutura, a qual se beneficiará da experiência britânica em grandes projetos e posição de liderança mundial em infraestrutura.

A parceria possibilitará iniciativas de transferência de conhecimento e projetos conjuntos para planejar a agenda de infraestrutura com base em práticas internacionais de gestão, em conexão com as mudanças climáticas. A parceria entre UCL (London’s Global University) e UFRGS é coordenada pelo doutor Juliano Denicol, representando a UCL, e pelo doutor Ricardo Cassel representando a UFRGS.

Juliano Denicol, professor de Gestão de Projetos e diretor do Megaproject Delivery Centre, comentou: “Por parte da UCL, nós celebramos o estabelecimento dessa parceria com o Brasil para o avanço da gestão de grandes projetos de infraestrutura na América do Sul. O Brasil é uma força natural em energias renováveis com múltiplas oportunidades para auxiliar nossas metas de descarbonização. Nós iremos desenvolver projetos adotando uma visão de sistemas, contribuindo para o desenvolvimento através do acesso a infraestrutura e para a transição para o carbono zero.

O professor Ricardo Cassel, coordenador do Centro de Estudos Avançados em Supply Chain (CEASUP), manifestou entusiasmo com a parceria: “É uma satisfação enorme podermos anunciar esta parceria com a UCL para o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área de infraestrutura. O Brasil apresenta inúmeras oportunidades para o desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura, desde o aprimoramento de sua rede logística (estradas, portos, aeroportos, ferrovias), até a ampliação de sua matriz energética e o desenvolvimento da sua infraestrutura de saneamento. Todos estes projetos precisam ser entendidos de forma sistêmica, tanto em termos da sinergia entre eles, como em termos do entendimento holístico de todas as etapas do projeto, desde sua concepção até sua implantação e utilização. Dessa forma, é fundamental que desenvolvamos pesquisas e busquemos soluções inovadoras para esta área. E ter a UCL, uma das mais renomadas universidades mundiais, como parceira nesta jornada é, sem dúvida alguma, uma grande honra“, disse ele.

 A diretora da Bartlett Escola de Construção Sustantável, professora D’Maris Coffman, destacou a importância estratégica da parceria entre a UCL e a UFRGS: “Essa parceria faz parte da nossa visão estratégica de conexões com instituições chave no hemisfério sul e contribuem para avançar a estratégia de internacionalização da UCL. O Brasil está estrategicamente posicionado para estimular mudanças em toda América do Sul. Como Escola, nós estamos interessados em conectar com líderes em todo mundo para melhorar a diversidade e desenvolver soluções inovadoras para os desafios globais da nossa sociedade. Em um sentido mais imediato, nós esperamos que a parceria irá criar uma plataforma para talentos Brasileiros perseguirem cursos de pós-graduação e pesquisas de doutorado na UCL.

A diretora da Escola de Engenharia da UFRGS, professora Carla ten Caten, enfatizou que a parceria é estratégica para a EE: “Esta parceria com a UCL é uma das ações prioritárias do planejamento estratégico da Escola de Engenharia pois além de promover uma parceria internacional com uma renomada instituição britânica como a UCL, também é uma oportunidade de reunirmos diferentes pesquisadores da Escola de Engenharia e de outras unidades como o Instituto de Pesquisas Hidráulicas engajados na criação do Centro de Pesquisa e Projetos em Infraestrutura -CEInfra para pensar soluções para problemas complexos e multidimensionais como os desafios associados à gestão de mega projetos de infraestrutura abordados com uma visão sistêmica e sustentável“.

Foto: Ana Paula Grimaldi | Unplash