Programa IPODIA

Programa IPODIA – ensino sem fronteiras internacional, está com inscrições abertas de 1 a 22 de julho.

Inscrições IPODIA

 

O que é o IPODIA

O iPodia, cuja visão é ” aprender juntos por um mundo melhor “, é uma inovação educacional originada na Escola de Engenharia Viterbi da Universidade do Sul da Califórnia em 2009. A USC lançou a iPodia Alliance em 2012 como um consórcio universitário sem fins lucrativos que usa o modelo iPodia para promover “ salas de aula sem fronteiras ” entre instituições e fornecer “ educação local ” (isto é, aprendizado global no campus local ) para os alunos. Até o momento, a iPodia Alliance possui membros da universidade em quatro continentes diferentes, permitindo que os estudantes de todo o mundo aprendam diretamente com colegas de classe globais como colegas locais, além de fronteiras físicas, institucionais e culturais.

Com foco na “ união ” na educação, o iPodia abre uma nova fronteira de aprendizado aprimorado pela tecnologia. Diferente dos MOOCs, que digitalizam o material didático para substituir as aulas em sala de aula, o iPodia promove o aprendizado entre pares sem fronteiras para reinventar a educação no campus. Enquanto muitas universidades estão construindo campus no exterior através da fronteira, o iPodia está criando salas de aula virtuais sem a fronteira.

Indo além da abordagem tradicional de e-learning, o iPodia oferece o poder do “ i-learning ”, sinergizando uma plataforma interconectada, uma pedagogia invertida e um programa inclusivo.

Plataforma Interconectada – O iPodia usa a Internet para conectar salas de aula físicas em campi separados para estabelecer uma plataforma integrada de aprendizado “ciber-físico” para os alunos estudarem juntos diretamente com colegas remotos como colegas locais nos campi domésticos.

Pedagogia invertida – O iPodia estende a abordagem de sala de aula invertida (ou invertida) para oferecer suporte a uma nova pedagogia interativa de aprendizagem por pares, na qual o feedback pré-aula dos alunos sobre estudos de conteúdo é usado para organizar coortes e fornecer contextos para interações entre pares.

Programa inclusivo – O iPodia inclui várias instituições com recursos instrucionais complementares e diversas populações de estudantes em seu programa educacional, além de desenvolver e oferecer cursos que exploram a diversidade de alunos como recursos de aprendizado.

Em suma, a característica marcante do modelo educacional do iPodia é seu foco exclusivo em ” união no aprendizado entre pares sem fronteiras “. Sua plataforma usa a Internet para conectar salas de aula remotas para eliminar a distância das interações entre pares. Sua pedagogia explora o feedback dos alunos do aprendizado invertido para fornecer o contexto para as interações entre pares. Seu programa oferece cursos conjuntos que incluem diversos alunos para enriquecer a experiência de interações entre pares.

https://vimeo.com/78748821

Fonte: ipodia.usc.edu/what-is-ipodia/

 

ipodia