Quem Somos

Curso de graduação em Engenharia Hídrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob responsabilidade do Instituto de Pesquisas Hidráulicas.​

objetivos

Formar profissionais aptos para atuar na gestão dos recursos hídricos, na elaboração de projetos, na supervisão e operação de obras hidráulicas.

Campos de Atuação

Uso e gestão de recursos hídricos superficiais, sistemas hidrológicos, sistemas de informações hidrológicas e circuitos hidráulicos.

Nossa História

O curso de Engenharia Hídrica há décadas está na pauta dos professores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), Instituto especializado da UFRGS que trata da água nos seus mais variados aspectos, com a oportunidade surgida com o projeto REUNI, abriu-se a possibilidade de materializar este sonho de longa data. O detalhamento deste curso demandou cerca de dois anos, tempo necessário para a comunidade acadêmica discuti-lo, formatá-lo e aperfeiçoá-lo. O primeiro vestibular ocorreu em janeiro de 2012 e o curso iniciou-se no segundo semestre do respectivo ano.

O curso

Esse curso de Graduação pretende formar profissionais aptos para atuar na gestão dos recursos hídricos, na elaboração de projetos, na supervisão e na operação de obras hidráulicas, em seus aspectos técnicos, sociais e ambientais, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação pertinente e respeitando a tradição e a competência de formação profissional da UFRGS.

Para aqueles que quiserem aprofundar conhecimentos em uma área específica, os dois últimos semestres do curso estão reservados para isto, possuindo disciplinas especiais em seis áreas: Hidráulica e Mecânica dos Fluidos; Engenharia Costeira; Obras Hidráulicas e Aproveitamentos Energéticos; Engenharia de Água e solo; Hidrologia e Gestão; Saneamento Ambiental.

Conheça o Curso

Quer conhecer o curso de Engenharia Hídrica e seus campos de atuação? Então confere a reportagem que a UFRGS TV fez sobre o curso. Conheça mais sobre essa profissão e o que o Engenheiro Hídrico desenvolve.  

Localização

Endereço

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Pesquisas Hidráulicas 
Avenida Bento Gonçalves, 9500
91501-970 – Porto Alegre – Brasil