Trote Solidário 2012-1

05/04/2012

O Projeto do Trote Solidário da Escola de Administração da UFRGS foi criado em 2004 e tem por objetivo conscientizar os alunos para os problemas sociais da comunidade, difundindo conceitos de cidadania no momento em que ingressam no mundo acadêmico. Visa reunir os veteranos, os calouros e a comunidade através de uma semana de integração e ações sociais. A cada semestre uma nova ação é colocada em prática, e, além disso, o Trote Solidário é uma oportunidade de integração entre discentes e docentes desta Escola. Caracteriza-se como alternativa ao “trote sujo”, atividade de caráter constrangedor e agressivo.
Até a 16ª edição do Trote Solidário da Escola de Administração da UFRGS foram arrecadados para doação mais de 20.000 roupas e agasalhos, e mais de 2000 kg de alimentos para instituições de crianças e idosos carentes.
A partir de 2010, o Trote Solidário passou a recepcionar, além dos 240 alunos do curso de Administração, os 80 calouros do novo curso de Administração Pública.
A comissão organizadora está composta por membros advindos da edição anterior e calouros do semestre 2011/2 pela identificação com a ação social e pela oportunidade de aprendizado na área de gestão.
Através deste projeto, seu planejamento e atividades, O TROTE SOLIDÁRIO tem a intenção de atingir positivamente os alunos e os demais cursos da universidade, incentivando-os à conscientização de suas ações e responsabilidades perante a sociedade e ao meio ambiente, de forma a contribuir na formação de graduandos preocupados com o bem-estar coletivo e não apenas individual, e que agregue valores e princípios nas tomadas de decisão que os mesmos terão durante sua carreira acadêmica e profissional.