Copa do Mundo no Brasil é tema do próximo encontro do Ciclo de Debates

TAGS: cinema eventos UFRGS

15/08/2017

No próximo dia 24 de agosto, quinta-feira, às 17h30, no Museu da UFRGS,  acontece mais uma sessão do Ciclo de Debates “Imagens em Movimento” com a exibição de dois curtas-metragens: “Depois da Avenida” e “A Copa do Mundo de Recife”. Os curtas fazem parte da série “A copa passou por aqui” que possui 11 episódios de 13 minutos cada e documenta, de forma autoral, a perspectiva de diferentes cineastas sobre a Copa do Mundo ocorrida no Brasil em 2014. Após as exibições, haverá debate com a participação do diretor Vicente Moreno e do docente Arlei Sander Damo.

O curta “Depois da Avenida”, de Vicente Moreno, aborda os impactos da Copa do Mundo em uma comunidade próxima ao estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Sem poder acessar o grande evento, os moradores da Vila Gaúcha buscam outras formas de preencher suas vidas. Já o curta “A Copa do Mundo de Recife”, de Kleber Mendonça Filho, registra a passagem do evento futebolístico mundial pela cidade de Recife, que serve como cenário para um momento de alegria e tensão, esportiva e política, repleto de contradições que acabam por caracterizar o Brasil.

Promovido pelo Museu da UFRGS e o Centro de Memória do Esporte (ESEFID), o Ciclo de Debates conta com a exibição de 7 filmes nacionais e internacionais na última quinta-feira de cada mês até novembro de 2017, tendo como principal objetivo problematizar e provocar uma reflexão crítica sobre o esporte e suas diferentes manifestações: lazer, alto rendimento, saúde e bem-estar. Depois de cada sessão, acontece uma conversa com o público e os pesquisadores convidados, a partir do que a exibição suscitou de questões sobre o esporte.

Projeto “Inovação nas Telas” promove debate sobre o filme “Invictus”, no dia 20/11

TAGS: cinema UFRGS Inovação

Evento acontece na Sala Redenção, no Campus Centro, com entrada franca e aberta ao público

Segunda edição do “Inovação nas Telas” debaterá o filme “Chef”

TAGS: cinema UFRGS Inovação

Evento na próxima quarta-feira (19/07) tem entrada franca e é aberto ao público

Mostra de Cinema e Direitos Humanos ocorre em Porto Alegre até 14 de dezembro

TAGS: cinema eventos

Todas as sessões são gratuitas e ocorrem em diversos locais da capital