Estudo sobre a vida dos estudantes pode melhorar a gestão dos programas de pós-graduação

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22/07/2019

“Afinal, o que querem e necessitam os alunos de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul? Uma survey aplicada no ano de 2018″ é o título do Trabalho de Conclusão de Curso da pós graduanda em Gestão Pública – Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jéssica Hoepers Müller.

O TCC foi orientado pela Profª. Drª. Christine da Silva Schröeder, coordenadora do Grupo de Pesquisa NAVi – UFRGS e realizado com 566 mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade. Os entrevistados responderam anonimamente a um questionário de 27 perguntas relativas à vida de estudante.

O estudo revelou dados referentes à rotina de produção acadêmica dos estudantes, a saúde psíquica e a preocupação com empregabilidade. De acordo com os dados apresentados, 62% dos estudantes abriram mão dos finais de semana para atender os prazos de entrega. Quanto a saúde psíquica, 44,8% dos estudantes relataram problemas como sintomas de stress, pânico, ansiedade e depressão. Em relação à empregabilidade, mais da metade dos estudantes demonstraram preocupação quanto à possibilidade de conseguir um emprego após terminarem a pós-graduação.

Os dados apresentados são potencialmente relevantes para a gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, bem como para o debate social acerca do papel dos pós-graduandos enquanto profissionais em formação para o avanço da ciência e do conhecimento na sociedade.

O estudo completo pode ser acessado no link. 

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Entrevistas desta primeira fase serão realizadas no dia 11 de setembro.