CEPA é homenageado pela Assembleia Legislativa do RS

TAGS: CEPA EA UFRGS

20/08/2019

O CEPA – Centro de Estudos e Pesquisa em Administração foi homenageado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta terça (20/08), por seus 60 anos. Além do deputado estadual Eduardo Loureiro, que propôs a homenagem, os deputados Sofia Cavedon, Luciana Genro, Tiago Simon e Juliana Brizola discursaram em homenagem ao Centro de Estudos.

Márcia Dutra Barcellos, professora da EA e diretora do CEPA, Geni de Sales Dornelles, ex-diretora, e o professor Clézio Saldanha dos Santos representaram a instituição, vinculada à Escola de Administração da UFRGS.

Da esquerda para direita: Clézio Saldanha dos Santos, Geni de Sales Dornelles, Marcia Dutra de Barcellos e Eduardo Loureiro

Loureiro revisitou a história do CEPA, ressaltando a importância de Leonel Brizola, Eliseu Dambrós Paglioli e Pery Pinto Diniz da Silva para o estudo da Administração no Rio Grande do Sul. O deputado, formado em Administração pela UFRGS, citou o escritor Peter Drucker: “não existem países subdesenvolvidos, existem países sub administrados”, e relacionou uma administração de recursos eficiente com o sucesso econômico de um país.

Deputado Eduardo Loureiro falou sobre a importância da Administração para o desenvolvimento de um país

Comemoração dos 60 anos

Para comemorar seis décadas de trabalho, o CEPA promoverá uma série de eventos ao longo do ano, todos abertos ao público. Para conhecer a programação, acesse https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/60-anos-cepa/

Sobre o CEPA

O Instituto de Pesquisa em Administração (IA) foi fundado em 17 de julho de 1959, por ato assinado pelo governador do estado Leonel de Moura Brizola e pelo Reitor da UFRGS José Fonseca Milano.

Em junho de 1970, o IA passou a ser denominado Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CEPA/UFRGS.  Se tornou um órgão auxiliar da Faculdade de Ciências Econômicas – vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas – DCE/UFRGS com atribuições de pesquisa e extensão com destaque orçamentário.

O CEPA tem como principal objetivo a aproximação da Universidade com a comunidade através de parcerias com empresas, atividades de extensão universitária e prestação de serviços especializados. Integrando os campos de pesquisa acadêmica e aplicada, realiza cursos de extensão e presta serviços de consultoria em todas as áreas da Administração, propiciando treinamento direto aos alunos de graduação e de pós-graduação nas áreas em que atua.

Destacam-se como grandes feitos do CEPA:

  • A implantação, em 1966, do curso de graduação em Administração Pública – incorporado ao curso de Administração de Empresas em 1970;
  • A primeira sede do Conselho Regional de Administração – CRA/RS;
  • A criação do curso de Pós-Graduação em Administração, em nível de Mestrado;
  • Seminário dos “Grandes Mestres dos Mestres da UFRGS” – Administração – Museu da UFRGS em setembro de 2018.

Em setembro de 1996 foi criada a Escola de Administração – EA,  desmembrada da Faculdade de Ciências Econômicas. Assim, o CEPA passou a pertencer à EA.

Na Escola de Administração, o CEPA continua mantendo seus objetivos focado na promoção da transferência de tecnologia gerencial e de pesquisa por meio dos trabalhos prestados.

 

CEPA desenvolve estudo sobre “Cadeia Produtiva da Indústria de Rendering no Brasil”

TAGS: CEPA EA

Trabalho solicitado pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) teve resultados apresentados pelo professor Luiz Slongo em evento e estão disponíveis online

CEPA recebe homenagem do Conselho Regional de Administração

TAGS: CEPA

CRA-RS descerrou uma placa comemorativa aos 60 anos do Centro

Assembleia Legislativa presta homenagem aos 60 anos do CEPA

TAGS: CEPA

Plenário da ALRS sediará evento no dia 20 de agosto, próxima terça-feira, a partir das 14 horas