Saiba mais sobre o transporte público de Paris e Pequim

TAGS: CAEAINTERNACIONAL mobilidade

03/10/2019

A capital da França, Paris, não é só uma das cidades mais apaixonantes do mundo. Ela também conta com um dos melhores sistemas de transporte público de todo o globo, segundo a pesquisa do Instituto McKinsey. O metrô de Paris cobre uma área de 214 quilômetros e o sistema é composto por 303 estações. Na Europa, apenas o metrô de Moscou recebe mais visitantes diariamente. Além disso, os ônibus da cidade luz conectam as áreas de subúrbio a regiões centrais, facilitando esse deslocamento.

A cidade chinesa de Pequim (ou Beijing), na China, tem linhas expressas que conectam todo o sistema de transporte aos subúrbios, estradas que ligam a capital a todas as áreas do país e, pelo menos, cinco milhões de carros nas ruas. Nesse cenário, há um grande desafio para fugir do tráfego, e o governo o controla com 21 linhas de metrô, 628 km de trilhos e 324 estações que conectam o cidadão às linhas suplementares de ônibus e trens. Os passes são válidos de três dias a um mês e há restrições para que os carros possam circular pela cidade, em rodízio. O programa é positivo, pois faz os donos de automóveis migrarem para o transporte público. Bicicletas são muito populares em toda a China e, em Beijing, há mais de nove bilhões delas. Um programa governamental quer aumentar o uso dos veículos de duas rodas em 4% com a construção de ciclovias tão largas quanto três pistas de carros.

No Brasil ainda há muito a se fazer para melhorar o transporte público nas cidades. Os exemplos citados nesse texto podem nos inspirar a incentivar que o governo invista em uma rede de transporte público maior e mais eficiente, com um bom custo-benefício e que esteja preparado para atender uma grande quantidade de pessoas.

Felizes somos nós, estudantes da UFRGS, que temos o privilégio de poder estudar tanto na França quanto na China, por meio de convênios firmado entre a EA/UFRGS e Université Paris-Est Créteil (UPEC)College Of Economics And Managment Of The Nanjing Agricultural University.

Fonte: https://www.onmobih.com.br/8-lugares-com-os-melhores-transportes-publicos-do-mundo/

* Texto elaborado pela equipe do CAEA Internacional

Universidade do Algarve é uma das chaves para o aumento do turismo em Portugal

TAGS: CAEAINTERNACIONAL intercâmbio

Eleita pelo World Travel Awards como o melhor destino do mundo pelo 2º ano consecutivo, a terra de Camões recebe centenas de prêmios internacionais anualmente

Ciclistas ganham sorvete grátis na cidade de Bologna, no norte da Itália

TAGS: CAEAINTERNACIONAL intercâmbio

Projeto recompensa as pessoas que optam por deixar o carro em casa

Dicas para encontrar o alojamento ideal durante o intercâmbio

TAGS: CAEAINTERNACIONAL intercâmbio

Dividir o apartamento com outros estudantes é uma das opções mais procuradas