UFRGS é uma das quatro universidades mais empreendedoras do Brasil

TAGS: EA PS Junior UFRGS

25/10/2019

A UFRGS ficou em quarto lugar (nota 5,47) no ranking elaborado pela Brasil Júnior, confederação de empresas juniores de universidades brasileiras que aponta as instituições mais empreendedoras do país. As três líderes do levantamento são USP (7,36), Unicamp (6,71) e UFMG (5,83). A UFSM, Federal de Santa Maria, é a 9ª colocada. O levantamento classificou 123 instituições de ensino superior de todos os estados brasileiros.

Ranking da Brasil Junior
* Com informações da Folha de S. Paulo e Exame

O levantamento existe há três anos. A edição 2019 teve os resultados divulgados em sessão solene na Câmara de Deputados, na última terça (22/10).

A equipe realizadora define uma universidade empreendedora como uma comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável e que desenvolva a sociedade por meio de práticas inovadoras. Seis pilares compõem a pesquisa: capital financeiro, cultura empreendedora, extensão, infraestrutura, inovação e internacionalização. Desta vez, o ranking contou com 123 universidades das 27 unidades federativas e mais de 15 mil universitários. As pesquisas foram realizadas entre março e agosto de 2019.

Para Renan Nishimoto, presidente executivo da Brasil Júnior, parceira do Prêmio Empreendedor Social, o ambiente acadêmico deve ampliar os horizontes do conhecimento nele produzido, em busca de maior impacto social.

“Mais do que ensino e pesquisa, as universidades têm sido constantemente exigidas a extrapolar seus muros e alcançar a sociedade com o conhecimento ali produzido. Para isso, é necessária a prática do empreendedorismo”, afirma.

O presidente também aponta que, por meio da educação empreendedora, as instituições conseguem formar estudantes aptos a resolver os problemas contemporâneos, cada vez mais complexos e de impacto global.

PS Junior

Uma das representantes da UFRGS no contexto do empreendedorismo é a PS Júnior, vinculada à Escola de Administração e pioneira no RS. Há 27 anos, a PS Junior realiza projetos de consultoria em gestão, aplicando um conjunto de conhecimentos e metodologias aprendidos em sala de aula. Já foram realizados 650 trabalhos de consultoria, com 90% de aprovação pelos clientes.

Todos os projetos realizados pela PS são orientados por professores, mestres e doutores da UFRGS. Os objetivos são personalizados para o cliente, que participa de todas as etapas do processo. “O objetivo é resultado a curso prazo por preço acessível”, garantem os juniores.

Em 2017, a PS foi reconhecida pela Brasil Júnior como a empresa júnior com os melhores resultados no Sul do Brasil. Em 2018, recebeu o prêmio de “Melhor Case de Projeto” no Encontro Nacional de Empresas Juniores, realizado em Ouro Preto, Minas Gerais.

Equipe atual da PS Junior


Site da PS Junior: www.psjunior.com

PS Junior no Facebook: https://www.facebook.com/PSJunior.UFRGS/

Site da Brasil Júnior: https://brasiljunior.org.br/

Brasil Junior no Facebookhttps://www.facebook.com/brasiljunior/

 

 

 

 

NITEC promove III Jornada de Estudos em Inovação nesta quarta (04/12)

TAGS: EA eventos PPGA

Seminário contará com a apresentação de cinco artigos desenvolvidos em cursos de Doutorado

Prédio da EA será uma das sedes do vestibular da UFRGS

TAGS: EA UFRGS

Nos dias 23, 24 e 30 de novembro e 01 de dezembro, só será permitida a entrada de pessoas envolvidas diretamente no concurso

Curso de Extensão trata das perspectivas contemporâneas do consumo e cocriação

TAGS: EA extensão professores

Ministrado pela Profª Rosana Córdova Guimarães, o curso terá 5 encontros a partir do dia 14/11. Inscrições gratuitas e limitadas