fbpx

EA e Escola de Engenharia se unem em projetos para uma Universidade mais sustentável

TAGS: EA graduação sustentabilidade UFRGS

23/12/2019

Estudantes e professores da Escola de Administração e da Escola de Engenharia da UFRGS uniram forças pelo bem da Universidade. Os professores Luis Felipe Machado do Nascimento, da EA, e Ângela de Moura Ferreira Danilevicz, da Engenharia de Produção, desafiaram seus alunos a pensarem em iniciativas para tornar a UFRGS mais sustentável. O resultado foi 20 trabalhos com um objetivo em comum: tornar a UFRGS a universidade mais sustentável do Brasil até 2030.

“Um dos critérios para os projetos era o baixo investimento para implementação, que deveria ser nulo ou quase nulo”, explica o professor Luis Felipe, que ministra a disciplina de “Gestão Socioambiental na Empresa”. “Assim, mostrando a economia alcançada com um projeto, os estudantes podem viabilizar os próximos”.

Dos trabalhos apresentados em sala de aula, 10 foram escolhidos por uma banca – os dois melhores e os três destaques de cada disciplina – para serem levados à Reitoria da UFRGS. Na última sexta-feira (20/12), a vice-reitora da UFRGS, professora Jane Tutikian, recebeu professores e alunos para conhecer os trabalhos.

A vice-reitora se disse emocionada com os projetos e garantiu apoio à implantação dos que indicam maior viabilidade. Ela também convidou os estudantes a apresentarem as ideias durante o Portas Abertas de 2020 e no Salão UFRGS do ano que vem.

Os trabalhos contaram com o apoio do Escritório de Sustentabilidade da UFRGS e da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA). “Esta foi a primeira mostra de projetos. Vamos convidar outros professores da UFRGS para desafiarem seus alunos a desenvolverem ideias com este objetivo”, afirma o professor Luis Felipe.

Os projetos

Um dos projetos que receberam destaque visa a economia de papel em processos internos das COMGRADs (Comissões de Graduação). Os alunos calcularam quantas folhas são utilizadas, em média, por cada aluno ao longo do curso. Os resultados são impressionantes: cada aluno imprime cerca de 16.415 durante o curso (820.750 folhas por turma); 12.000 folhas são consumidas mensalmente em processos administrativos; a média de folhas utilizadas em processos acadêmicos internos é de 35 folhas; cada uma das 35 pastas disponibilizadas por professores da Administração com material para a produção de cópias tem aproximadamente 335 folhas. Os cálculos foram aplicados apenas nas COMGRADs da EA (Administração e Administração Pública e Social) – a UFRGS possui outras 80 Comissões de Graduação. Cada 12 mil folhas A4 equivalem a um eucalipto para produção de celulose. A sugestão dos alunos é ampliar para alunos o uso do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), plataforma de processos administrativos já utilizada por servidores em diversos órgãos públicos.

As ideias também envolvem iniciativas sociais. A “Semana Sobre Saúde Mental”, por exemplo, é direcionada a calouros, alunos da graduação e do PPGA (Programa de Pós-Graduação em Administração) e propõe debates e palestras  sobre transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, prevenção ao suicídio e roda de conversa com psicólogos.

Abaixo, os trabalhos que foram levados à Reitoria pela Escola de Administração, com seus autores:

Melhores trabalhos:

  • Instalação de mini cisternas na EA: Leonardo Velloso, Otávio Oliveira e Rafael Córdova
  • Redução do número de papel impresso na EA: Ricardo Vasconcelos Pierozan, Juliano Branco Pinto e Pedro Henrique da Rocha Terra
  • EA + Sustentável: Andreia Leal Teichinkovski, Marcelo Furlanetto Gobbi, Victória Borba da Silva
  • Aproveitamento de Água da Chuva: Bryan Flores, Daniel Fredo, Franciele Alano, Vitória Lagemann

Trabalhos destaque:

  • Como tornar a EA mais sustentável: Juliana Machado Dariva, Luiza Zeni Saldanha e Mariah Wanderley Lins Pacheco
  • Saúde Mental dos Alunos de Administração: Davi D’Avila, Priscila Mena e Rodrigo Silva
  • Filhos da UFRGS: Bruna da Silva, Indianara Pertile e Hilza da Silva
  • Substituição de papéis toalha por secadores de mãos elétricos: Everson da Rosa Paga, Giovani Rodrigo dos Santos Ramos e Vâner Pinto de Freitas (os estudantes calcularam o uso de 458 mil folhas de papel toalha por mês na UFRGS)
  • Redução de Consumo e Equacionamento dos Recursos Energéticos da UFRGS: João Pedro Rosa e Lucas Teixeira Vladimir
  • Energia fotovoltáica na EA: Georgia Roman Zanatta, Juliana Tanajura Herwig e Edison Luis Soares da Silva
Universidade terá horário especial de funcionamento a partir de 13 de janeiro

TAGS: EA UFRGS

Até 28 de fevereiro, expediente da Universidade será das 7h30 às 13h30. Medida tem como objetivo a economia de energia elétrica

Especializações EaD “Administração Pública no Século 21” e “Gestão em Saúde” abrem inscrições

TAGS: EA especialização UFRGS

Cursos oferecem currículos que acompanham os desafios da administração e saúde públicas atuais a valores acessíveis

Telessaúde da UFRGS alcança 84% de satisfação entre usuários, segundo pesquisa de alunos da EA

TAGS: EA graduação UFRGS

Alunos da graduação apresentaram resultados à coordenação do serviço