fbpx

Telessaúde da UFRGS alcança 84% de satisfação entre usuários, segundo pesquisa de alunos da EA

TAGS: EA graduação UFRGS

23/12/2019

Você conhece o TelessaúdeRS da UFRGS? É uma plataforma que reúne profissionais da Atenção Primária do SUS e presta serviços de teleconsultoria, telediagnóstico e teleducação. O uso de tecnologia e informação auxilia e qualifica o atendimento, evitando o deslocamentos dos profissionais para outros centros e reduzindo o tempo de espera dos pacientes.

Para ter acesso ao serviço, profissionais da saúde básica (médicos, enfermeiros e dentistas) podem ligar gratuitamente pelo número gratuito 0800 644 6543 ou acessar a plataforma digital do Programa. Depois de fornecer informações sobre si e sobre os sintomas do paciente, o profissional é encaminhado para um especialista na área (gastrologia, pediatria, por exemplo) e recebe orientações sobre os procedimentos que devem ser seguidos.

As teleconsultorias iniciaram em 2007, vinculadas ao PPGEPI (Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia) da Faculdade de Medicina da UFRGS. Até 2013, os serviços eram prestados de forma assíncrona (por texto, como e-mail). A partir de 2013, os atendimentos passaram a ser em tempo real. De 2013 a 2019, foram realizados quase 150 mil atendimentos no Estado.

Mas o que pensam os profissionais atendidos pelo Telessaúde da UFRGS?

Foi com essa pergunta que alunos de graduação do curso de Administração da UFRGS entrevistaram 482 profissionais que utilizaram o 0800 ou a plataforma no último ano. A pesquisa, realizada entre os meses de setembro e novembro como parte da disciplina “Pesquisa de Marketing” e orientada pelo professor Luiz Antonio Slongo, buscou definir o grau de satisfação dos profissionais. E o resultado foi positivo: 84% dos usuários estão satisfeitos.

A pesquisa teve 42 questões, divididas em sete dimensões de atendimento. Entre os itens analisados, o tempo de espera para ser atendido foi o que apresentou a menor satisfação, com 66%. A educação e cordialidade dos médicos atendentes apresentou a maior satisfação, com índice de 90,6% de satisfação. A clareza e qualidade das respostas obteve 88% de satisfação.

 Os resultados da pesquisa foram apresentados à coordenação do Telessaúde no dia 12 de dezembro. Segundo o coordenador geral do Telessaúde, Rudi Roman, a pesquisa deve auxiliar muito na melhoria dos serviços no futuro. “O Telessaúde é engajado em melhorar o acesso da população à saúde pública. Por isso a pesquisa dos alunos da EA é tão importante: nos trouxe a visão dos usuários, identificando os pontos fortes e pontos que merecem ser aperfeiçoados”, afirma Roman.

 Para saber mais sobre o Telessaúde, assista o vídeo:

 

Universidade terá horário especial de funcionamento a partir de 13 de janeiro

TAGS: EA UFRGS

Até 28 de fevereiro, expediente da Universidade será das 7h30 às 13h30. Medida tem como objetivo a economia de energia elétrica

Especializações EaD “Administração Pública no Século 21” e “Gestão em Saúde” abrem inscrições

TAGS: EA especialização UFRGS

Cursos oferecem currículos que acompanham os desafios da administração e saúde públicas atuais a valores acessíveis

EA e Escola de Engenharia se unem em projetos para uma Universidade mais sustentável

TAGS: EA graduação sustentabilidade UFRGS

Estudantes das disciplinas dos professores Luiz Felipe do Nascimento (Adm.) e Ângela Danilevicz (Eng. de Produção) apresentaram ideias à vice-reitora, Jane Tutikian