Trote Solidário

Introdução2013/2

O Trote Solidário é realizado na EA/UFRGS desde 2004, com objetivo de integrar os calouros a partir de ações sócio-ambientais. A cada semestre uma nova ação é colocada em prática. No semestre 2006/02, os calouros distribuíram mudas de plantas, doadas pela Aracruz, nas sinaleiras próximas a Escola.

Desde 2007/01, a Comissão do Trote Solidário conta com a participação de alunos do curso de administração e do CAEA – Centro Acadêmico da Administração, que colaboram no planejamento e aplicação do Trote Solidário. O CAEA organizou gincana com os alunos do curso de Administração – Diurno, arrecadando 130 kg de alimentos, em 2007.

A turma de Administração – Noturno também realizou gincana, com duração de cinco dias, de 05 a 09 de março e arrecadou mais de 2 mil itens de higiene e limpeza, além de roupas e calçados. Toda arrecadação com as gincanas foi doada para o abrigo ASA – Ação Social Aliança, que atende 35 crianças de 0 a 12 anos. A Ação Social Aliança cuida de crianças recolhidas das ruas e de suas casas, devido aos maus tratos.

No Trote de 2007/02, a Gincana organizada pelos alunos da Comissão do Trote arrecadou 1400 itens, que também foram doados ao abrigo ASA. Já no primeiro semestre de 2009, em mais uma ação social dos calouros e veteranos da Administração, as crianças da Escola Santos Dumont tiveram aulas sobre Educação Ambiental, aprendendo sobre como é importante separar o lixo. Além disso, realizaram torneios de integração, doações ao abrigo ASA e uma festa para os moradores do Lar dos Idosos.

A Comissão do Trote Solidário agradece o empenho dos alunos e do Centro Acadêmico que se envolvem com o Trote e colaboram com o objetivo da EA/UFRGS: integrar seus alunos a partir de ações de responsabilidade socioambientais.

Trote Solidário 2013/2

Alunos da Escola de Administração recepcionam “bixos” com Trote Solidário

Trote001

O Trote Solidário (TS) da Escola de Administração da UFRGS chegou a sua 18ª edição e recepcionou 120 calouros do curso de Administração e os 40 de Administração Pública que ingressaram na universidade neste segundo semestre.  Iniciativa criada e desenvolvida totalmente pelos alunos, o Trote Solidário surgiu em 2004, apresentando-se como alternativa ao agressivo e constrangedor “trote sujo”. Em uma gincana de duas semanas, o TS integra veteranos, “bixos” e comunidades em ações sociais e de conscientização, difundindo conceitos de cidadania e sustentabilidade.

Até a sua última edição, em 2012/1, o TS já arrecadou mais de 20 mil peças de roupas e mais de 2 mil kg de alimentos, que foram doados a instituições de crianças e idosos Trote002carentes. Além disso, o TS realiza, em parceria com o Hemocentro, um mutirão de doação de sangue. Desde 2011, também é feita arrecadação de ração para ONGs responsáveis por animais de rua.

“Acreditamos que o ingresso no mundo acadêmico representa um grande passo não apenas no desenvolvimento profissional de uma pessoa, mas também no crescimento pessoal.“, afirma Stefano Bertoncello, presidente do Trote Solidário. “Nas atividades realizadas durante o TS, os alunos desenvolvem noções de liderança, planejamentTrote003o, cooperação, criatividade, marketing, responsabilidade e iniciativa, que são coisas que vão ser importantes também na hora de buscar um trabalho e na própria vida”, completa.
O Trote Solidário contou com o apoio institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Escola de Administração, além da parceria da Secretaria Municipal dos Esportes, Hemocentro e Vida Urgente.

Notícias Relacionadas:

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=458256

http://www.facool.com.br/noticia/view/2332

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=18629