fbpx

Aproveitamento de estudos, dispensa e equivalência de disciplinas

Libera o aluno de disciplinas do currículo de seu curso atual por equivalência com disciplinas cursadas com aprovação, em nível de Graduação ou Pós-Graduação, na UFRGS ou em outra Instituição de Ensino Superior (IES).

Disciplinas cursadas na UFRGS

Não existe necessidade de solicitação de aproveitamento de disciplina que tenha sido cursada em outro curso da UFRGS com código idêntico ao que consta no curso atual do aluno, pois a mesma figurará automaticamente no Boletim Escolar.

Recomenda-se ao aluno tomar conhecimento prévio da tabela automática de liberações do currículo de seu curso evitando a formalização de solicitação de aproveitamento realizada automaticamente pelo sistema.

Caso a disciplina cursada na UFRGS tenha código diferente ela não será identificada automaticamente pelo sistema. Assim, será necessária a abertura de processo para solicitação de aproveitamento para fins de créditos obrigatórios e eletivos.

Estudos realizados em outras IES

Será permitido o aproveitamento das atividades curriculares realizadas com aprovação em outra IES, quando, à luz do projeto pedagógico, as mesmas guardarem equivalência com as atividades curriculares da UFRGS. O aproveitamento de estudos realizado em outras IES reconhecidas somente será permitido nas seguintes situações:

  • Estudos cumpridos em data anterior ao ingresso do aluno no curso da UFRGS;
  • Quando os alunos realizam afastamentos para cursar disciplinas em outra IES e/ou realizar estágios, no Brasil ou no exterior.

Como faço para solicitar dispensa de disciplinas?

O aproveitamento de estudos é solicitado mediante abertura de processo administrativo, pelo SEI/UFRGS. Orientações e documentações necessárias para a instrução do processo estão disponíveis no site da TUA UFRGS, através do link: https://www1.ufrgs.br/CatalogoServicos/servicos/servico?servico=1164

Documentos necessários para a abertura do processo:

  •  Histórico Escolar com conceitos das atividades que pretende o aproveitamento;
  • Conteúdos programáticos.

Disciplinas cursadas em outra IES

Passo a passo:

Aluno

1. Retira na página da PROGRAD o formulário de requerimento para solicitação de dispensa de disciplina;
2. Preenche e imprime o formulário;

3. Busca o processo de afastamento pelo sistema de protocolo (as disciplinas solicitadas serão anexadas a esse mesmo processo). Para consultar o processo, acesse o site da UFRGS -> no menu, clique em SERVIÇOS -> Consulta de Processos -> digite o número do processo para consultar as informações.
4. Junta ao processo:

Requerimento preenchido;

Cópia do Histórico Escolar atual do curso (disponível no Portal do Aluno);

Boletim de desempenho do concurso vestibular (se calouro);

Atestado de Notas ou Histórico Escolar (documento original e emitido oficialmente pela universidade nacional ou estrangeira);

Conteúdos programáticos das atividades cursadas (podem ser obtidos junto à universidade nacional ou estrangeira, buscar no site ou realizar a solicitação);

Observação: Caso os documentos estejam em língua estrangeira, deverá ser anexada a tradução simples, feita pelo próprio aluno.

5. Abrir processo no Protocolo Geral, encaminhando-o ao DECORDI.

DECORDI

6. Encaminha o processo à COMGRAD.

COMGRAD

7. Analisa o processo e registra no Sistema de Graduação a(s) disciplina(s) dispensada(s). Encaminha o processo para a Secretaria da Escola de Administração.

Setor Acadêmico

8. Encaminha processo concluído à Seção de Arquivo Geral.

Legislação: Resolução CEPE Nº 11/2013