Perguntas frequentes

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É possível reservar um livro que está disponível na Biblioteca?

Não. O link “reserva” só aparece quando todos os exemplares estiverem emprestados. Não é permitida a reserva de item disponível na biblioteca.

Só é permitida a reserva de itens das bibliotecas onde o usuário está habilitado. Se tentar reservar material de uma biblioteca em que você não esteja habilitado, será exibida a mensagem: Usuário não tem permissão para criar um pedido de reserva (*ver informações sobre habilitação).

Não é permitida a reserva de itens idênticos de uma mesma obra, na mesma biblioteca (conforme o Regulamento de Circulação de Coleções).

O item reservado permanece à sua disposição pelo prazo de 2 dias, a contar da data em que foi devolvido. Os pedidos de reserva podem ser excluídos por você, desde que o item ainda não esteja à sua disposição na biblioteca. Se você já recebeu o aviso de reserva disponível, somente a biblioteca pode excluí-lo. Nesse caso, você pode entrar em contato com a biblioteca para avisar que não precisa mais do item reservado. Você recebe, por e-mail, aviso de reservas disponíveis e de pedidos de reserva excluídos.  (*) As categorias de usuário abaixo relacionadas estão automaticamente habilitadas a utilizar o serviço de circulação de documentos (empréstimo, renovação e reserva de itens) da biblioteca de sua unidade de origem:

– Alunos de Graduação e Pós-graduação
– Alunos de Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Profissional
– Professor ativo e aposentado
– Colaborador convidado
– Membro de Incubadora
– Tutor de disciplina EAD
Para uso das demais bibliotecas você deve solicitar habilitação no setor de empréstimo das bibliotecas da UFRGS de seu interesse.
O que significa o número para localização do item na estante?
O número de chamada indica onde o livro está localizado no acervo da biblioteca.  É formado por um número estabelecido pela CDU – Classificação Decimal Universal – e outro composto pelo letra inicial do sobrenome do autor, número este retirado da Tabela Cutter. Ambas padronizações são utilizadas internacionalmente. Além deste número decimal que vai de 000 a 999, são utilizadas outras formas para identificar formatos diferentes: CDR, DIS, DVD, FL, MEMO, P A/Z, R.
O que significa CDR, DIS, DVD, F, MEMO, P A/Z, R?
CDR: CD-ROM – encontra-se junto ao balcão de empréstimo.
DIS: Disquete – encontra-se junto ao balcão de empréstimo.
DVD: DVD-ROM – encontra-se junto ao balcão de empréstimo.
F: Folheto – documento com até 99 páginas. Encontra-se em caixas com numeração progressiva após o acervo de periódicos.
MEMO: Dissertações e Teses para consulta local. Localizam-se nas últimas estantes do acervo.
P A/Z: Periódico (revista): encontra-se em caixas por ordem alfabética do título. Localiza-se à esquerda do acervo.
R: Referência: documentos de consulta rápida. Ex. enciclopédia e dicionário.
Qual a senha para empréstimo?
A senha default é a data de nascimento com 8 dígitos – DDMMAAAA.
É possível trocar a senha?
Sim. No Portal do Aluno, em www.ufrgs.br/ufrgs/aluno, informe o número do seu cartão e sua senha do Portal, clique em SENHAS – SABI (Biblioteca) e siga as orientações. Para esta e outras informações sobre o uso do SABi, consulte Ajuda.
Por que não consigo renovar meus livros?
Podem ser três motivos: o item está reservado; o item está atrasado; débito acima de R$ 5,00 em qualquer biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Ufrgs SBUFRGS.
Qual o prazo de empréstimo dos documentos de consulta local?
Três horas durante o dia. Caso o documento seja entregue fora do prazo, a multa é cobrada por hora, incluindo sábados, domingos e feriados.
Quem pode utilizar as salas de estudo em grupo?
Preferencialmente quem tem vínculo com a UFRGS, independente da categoria ou curso. Obrigatoriamente destinada para grupos – mais de duas pessoas.
As salas de estudo devem ser reservadas?
Não. Elas são usadas sem agendamento prévio, conforme disponibilidade. O tempo máximo de uso é de duas horas, com tolerância de mais 10 minutos.
Como solicitar o documento Negativa de Débitos da Biblioteca?
A negativa de débitos é solicitada pelo aluno por e-mail – biblioteca@ea.ufrgs.br – e é de responsabilidade do aluno enviar o documento eletronicamente para a Secretaria do PPGA.