Créditos complementares e eletivos

Atribuição de créditos que contemplam o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo discente através de atividades extracurriculares (estudos e práticas independentes, presenciais e/ou a distância) mediante análise da COMGRAD e realizadas a partir do ingresso na graduação. Cada curso de graduação possui regulamento próprio sobre o aproveitamento de atividades complementares.

Passo a passo para solicitação de liberação de créditos complementares:

Aluno

1. Preenche e imprime o formulário Requerimento para Solicitação de Liberação de Crédito;
2. Anexa os seguintes documentos:

  • Histórico escolar (obtido no Portal do Aluno);
  • Cópias de atestados e/ou certificados de atividades complementares.

3. Abre processo no Procolo Geral da UFRGS (Campus Centro).

COMGRAD

1. Analisa a documentação, calcula créditos e emite parecer;
2. Homologa parecer e registra créditos complementares no Sistema de Graduação

Aluno

1. Toma ciência do resultado e solicita o arquivamento do requerimento; OU recorre da decisão no próprio processo e encaminha-o à COMGRAD.

Setor Acadêmico

1. Encaminha processo concluído à Seção de Arquivo Geral.

Observação: Por uma questão de organização, a COMGRAD solicita a abertura do processo com todos os créditos (6). No entanto, é possível abrir o processo e ir anexando a ele outras solicitações, com os certificados das atividades que forem sendo realizadas ao longo do curso.

Informações adicionais

Para informações específicas sobre créditos complementares dos cursos da Escola de Administração, consulte a Resolução Nº 04/2010No Artigo 3º estão listadas as atividades consideradas como complementares, assim como os créditos atribuídos conforme a carga horária.