Matrícula – encomenda (veteranos)

A matrícula dos alunos de graduação é feita mediante encomenda semestral através do Portal do Aluno, conforme período estabelecido no Calendário Acadêmico. A matrícula está estruturada em duas fases: encomenda de matrícula (que é a matrícula efetiva) e ajuste de matrícula (período para adequações conforme a demanda da primeira etapa).

Confira os horários e locais das disciplinas (clique em “alterar” para acessar diurno ou noturno)

Veja o vídeo explicativo, produzido pela Escola de Engenharia da UFRGS:

  • ENCOMENDA DE MATRÍCULA

encomenda de matrícula é a solicitação de vagas feita pelo aluno através do Portal do Aluno nas atividades de ensino (disciplinas) e turmas programadas para seu curso, assim como a solicitação de disciplinas extracurriculares não ofertadas em seu currículo.

A encomenda é realizada através de blocos de disciplinas, na ordem de preferências dos mesmos e de acordo com o Ordenamento – estes blocos são simulações de grades dos horários e turmas desejados, podendo haver mais de um bloco com as mesmas disciplinas em diferentes turmas.

O sistema analisa cada bloco e matricula o aluno naquele em que conseguir o maior número de créditos/disciplinas disponíveis. Nessa análise, o sistema faz duas tentativas de matrícula, equivalendo à antiga etapa de ajuste de encomenda – por este motivo, atividades mostradas como negadas no resultado enviado por e-mail podem aparecer também no bloco de atividades matriculadas, isso significa que o pedido foi atendido na segunda tentativa de matrícula.

Os alunos que não fazem a encomenda de vagas correm o risco de não conseguir matricular-se nas disciplinas desejadas. É importante que todos os estudantes façam a matrícula através da encomenda, pois a distribuição de vagas é reduzida na etapa seguinte.

AJUSTE DE MATRÍCULA

ajuste de matrícula é o período para fazer correções e ajustes na matrícula efetuada automaticamente pelo sistema. Novos pedidos podem ser feitos em decorrência da ampliação de vagas em disciplinas, abertura de novas turmas ou ampliação da oferta de cursos para matrícula extracurricular.

O ajuste é realizado via Portal do Aluno ou presencialmente junto à Comgrad (para casos que necessitam autorizações de quebra de pré-requisitos, colisão de horário ou adaptação curricular).

A concessão verbal de vaga por professores não estabelece, em nenhuma hipótese, a matrícula do aluno na disciplina.

O resultado desta etapa é o resultado final do processo de matrícula.

Dúvidas devem ser esclarecidas junto à Comgrad de cada curso.

Você também pode consultar o FAC MATRÍCULA da Pró-Reitoria de Graduação.