Business Analytics
Apresentação
O que é Business Analytics
Os dados que circulam diariamente nas organizações aumentam significativamente e criam um volume massivo a ser trabalhado, analisado e, por fim, armazenado. O valor real desses dados depende da capacidade dos profissionais e das empresas conseguirem extraí-los e usá-los a favor do desenvolvimento de novos produtos, vendas, marketing, produção, além do gerenciamento de operações, finanças e investimentos.
Business Analytics é uma área interdisciplinar, caracterizada por um conjunto de habilidades, tecnologias e práticas para a investigação e exploração do desempenho passado das empresas para obter informações e impulsionar o planejamento presente e futuro dos negócios. Concentra-se na análise dos dados com o objetivo de gerar novos conhecimentos, insights, além de compreender o desempenho do negócio com base em dados e métodos estatísticos.
Portanto, Business Analytics pode ser definido como um conjunto de abordagens metodológicas para exploração iterativa dos dados de uma organização, com ênfase na análise estatística.
Objetivo do curso
O principal objetivo da Especialização em Business Analytics é criar um ambiente de aprendizagem para o uso de dados e modelos para apoiar processos de tomada de decisão.
Público-alvo
Profissionais com formação superior, empreendedores, gestores, profissionais liberais e demais interessados em melhorar sua capacidade de analisar e prospectar dados, informações e conhecimento para apoio a tomada de decisão operacional, tática e estratégica.
Carga horária
420 horas/aula distribuídas em 4 semestres letivos, podendo ser concluído antes.
Formato e horário das aulas
O curso será ministrado à distância (on-line), mas contará com alguns encontros presenciais.
No decorrer do curso, diferentes materiais serão disponibilizados para acesso de forma assíncrona e também haverá encontros síncronos com os professores e tutores das disciplinas para aulas teóricas e mentoria de projetos. Os encontros síncronos serão realizados em semanas alternadas nas segundas, terças, quartas ou quintas-feiras à noite, normalmente entre 18h30min e 21h30min.
Já os encontros presenciais serão realizados na abertura de cada disciplina, possibilitando maior integração entre os alunos da turma e também com os professores.
INSCRIÇÕES
Para realizar a inscrição é necessário seguir os seguintes passos:
1. Fazer login em uma conta Gmail. Caso não tiver uma, basta solicitar um usuário e senha provisório pelo email esp.analytics@ea.ufrgs.
IMPORTANTE: as inscrições estão abertas! Se o formulário não está aberto é por falta de realizar login em uma conta Gmail, conforme acima.
2. Preencher o formulário disponível neste link: www.bit.https://bit.ly/
- Mini curriculum vitae contendo formação acadêmica e principais cargos e funções desempenhados nos últimos 5 anos
- Cópia do histórico do curso de graduação
- Cópia do diploma de curso de graduação
Demais informações:
Requisito mínimo: diploma de graduação de nível superior
Processo de seleção: análise curricular e entrevista com o coordenador do curso
Número de vagas: 40
No ato da matrícula, o candidato deverá entregar:
- Cópia do RG e CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Duas fotos 3×4
- Cópia do diploma de graduação autenticada em cartório (se não for expedido pela UFRGS)
Disciplinas
DISCIPLINAS:
O curso está formado por disciplinas teórico-práticas, atividades integradoras e projetos aplicados, seguindo a lógica de estruturação das disciplinas conforme progressões sugeridas pela figura a seguir.
Disciplinas / carga horária / objetivos:
- Introdução a Business Analytics (30 h/a): Apresentar os conceitos básicos e principais desafios e oportunidades da análise de grandes volumes de dados para os negócios;
- Business Analytics com R (30 h/a): Apresentar os princípios da Linguagem R para o desenvolvimento de projetos de Business Analytics;
- Gestão de Dados e Big Data (30 h/a): Abordar os conceitos de banco de dados, armazenamento e recuperação de informações para projetos de Business Analytics;
- Tópicos Avançados em R (30 h/a): Apresentar temas emergentes para solucionar problemas em Business Analytics por meio da linguagem R.
- Coleta e Integração de Dados (15 h/a): Apresentar formas de coletar e tratar dados de diferentes fontes para uma posterior análise
- Seminário I: Práticas de Business Analytics (30 h/a): Discutir tendências e práticas para projetos de business analytics através da demonstração de cases com empresas e profissionais da área;
- Estatística para Business Analytics (30 h/a): Demonstrar os princípios básicos da estatística e seu relacionamento com a gestão de dados, conhecimento e analytics;
- Mineração de Dados (30 h/a): Capacitar os alunos a projetar e avaliar um processo de descoberta de conhecimento utilizando bases de dados reais;
- Tópicos Especiais em Estatística (15 h/a): Avançar na análise estatística e testes de hipóteses.
- Modelagem Preditiva (30 h/a): Apresentar modelos para previsão de resultados categóricos e contínuos usando diferentes técnicas quantitativas;
- Tópicos Especiais em Machine Learning (15 h/a): Apresentar alguns modelos de estado da arte em Machine learning.
- Seminário II: Práticas de Business Analytics (30 h/a): Discutir tendências e práticas para projetos de business analytics através da demonstração de cases com empresas e profissionais da área;
- Business Analytics aplicado a Marketing (15 h/a): Fornecer instrumental analítico e metodológico para o planejamento, execução e avaliação de pesquisas em marketing com foco em analytics;
- Business Analytics aplicado a Text Mining (15 h/a): Apresentar técnicas quantitativas para encontrar termos, padrões e relacionamentos em documentos de texto com grande volume de dados;
- Business Analytics aplicado a Redes Sociais (15 h/a): Apresentar conceitos e técnicas utilizados na análise de redes sociais e estabelecer relações com o ambiente organizacional, político e econômico;
- Projeto Integrado em Business Analytics (60 h/a): Proporcionar orientações em relação ao desenvolvimento de um trabalho científico, bem como do projeto aplicado de final do curso;
Em alguns casos, a sequência das disciplinas pode ser alterada, conforme disponibilidade e agenda dos professores e empresas participantes do curso, entretanto a sequência lógica necessária para o acompanhamento do curso pelos alunos será respeitada.
Corpo docente
Prof. Dr. Alan Delgado de Oliveira
Doutorado em Administração, PPGA-UFRGS (2018); Data & Applied Scientist na Microsoft® Principais áreas de interesse: Finanças; Pesquisa Operacional. |
Profa. Dra. Daniela Franciso Brauner
Doutorado em Informática, PUC-Rio (2008) Principais áreas de interesse: Open data (dados abertos), Linked Open Data, Web semântica e ontologias, Bancos de dados distribuídos, Sistemas de Informação, Gestão do conhecimento e Coordenação do desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação. |
Profa. Dr. Fernanda Maria Muller
Doutora em Administração no PPGA/UFRGS Principais áreas de interesse: Finanças, Gestão de Risco, Risco de Modelo e Econometria Financeira |
Prof. Dr. Guilherme Brandelli Bucco
Doutor em Administração no PPGA/UFRGS Principais áreas de interesse: Analytics, Métodos Quantitativos Aplicados, Pesquisa Operacional, Modelagem em Marketing |
Profa. Dra. Karin Becker
Doutorado em Informática (Facultés Universitaires Notre-Dame de la Paix, Bélgica, 1993) Principais áreas de interesse: Banco de Dados, Sistemas de Informação. |
Prof. Dr. Leandro Krug Wives
Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) Principais áreas de interesse: Mineração de textos, Modelagem Conceitual e Ontologia, Sistemas de Recomendação e Mineração de dados na Web. |
Prof. Dr. Luciano Ferreira
Doutorado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) Principais áreas de interesse: Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, Pesquisa Operacional, Métodos Multicritério de Apoio a Decisão, Logística. |
Prof. Dr. Marcelo Brutti Righi
Doutorado em Administração com ênfase em Finanças – UFSM Principais áreas de interesse: Gestão de Risco; Finanças Matemáticas; Econometria Financeira. |
Prof. Dr. Pablo Cristini Guedes
Doutor em Administração (Pesquisa Operacional) pela UFRGS (2017) Principais áreas de interesse: Pesquisa Operacional, Métodos Quantitativos Aplicados, Business Analytics. |
Profa. Dra. Renata de Matos Galante
Doutorado em Ciência da Computação (UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2003) Principais áreas de interesse: Bancos de dados, Big Data, Redes Sociais e Análise de Dados (saúde, dados urbanos, meteorológicos, redes sociais, entre outros). |
FAQ - Perguntas e respostas
Perguntas e respostas sobre a Especialização em Business Analytics
Tire todas as suas dúvidas sobre a 5ª Edição que inicia em setembro
A pós-graduação é indicada para profissionais que desejam aprofundar conhecimentos em determinada área e ampliar suas possibilidades de atuação, se diferenciando no mercado de trabalho. Mas o processo de decisão, para a escolha do curso mais adequado, é um momento importante, que requer pesquisa, avaliação das possibilidades e principalmente amadurecimento da ideia.
Por isso, listamos aqui uma série de perguntas e respostas para dúvidas comuns, que podem ajudar todos aqueles que estão interessados no curso de Especialização em Business Analytics da UFRGS. Confira:
– Que tipo de profissionais podem cursar essa Especialização?
A Especialização em Business Analytics é indicada para profissionais que querem melhorar a sua capacidade de analisar e prospectar dados, informações e conhecimento para apoio à tomada de decisão operacional, tática e estratégica. Podem ser empreendedores, gestores, profissionais liberais, funcionários de diferentes tipos de organizações, etc. Em geral, nossos alunos são das áreas de Administração e Negócios, Finanças, Estatística, Ciência da Computação, Engenharia, Marketing, ou seja, profissionais de diferentes áreas que têm em comum a atuação ou o desejo de atuar com o viés e a expertise de Analytics. O único pré-requisito para o curso é ter graduação completa.
– Como saber se esse curso é pra mim?
Além das informações mencionadas acima, é importante observar o perfil e as habilidades necessárias para atuar na área de Business Analytics. Por isso, listamos aqui as principais Soft Skills e Hard Skills, que podem contribuir com o entendimento:
Soft Skills (habilidades comportamentais)
– Capacidade analítica: é necessário analisar diferentes tipos de dados, fazer cruzamentos, identificar problemas e aplicar métodos para resolvê-los;
– Conhecimento de negócios: é preciso entender de negócios para coletar as informações certas, recomendar soluções e ter resultados;
– Facilidade de comunicação: é fundamental comunicar bem suas conclusões, recomendações e resultados. Dados perdem valor se não são bem contextualizados.
Hard Skills (habilidades técnicas)
– Matemática e Estatística: fundamental para qualquer projeto dessa área, especialmente para lidar alto volume de dados e para contextos reais, onde os padrões dos dados não estão bem definidos ou estão ausentes;
– Programação: importante para absorver e implementar conceitos, reduzir retrabalho, produzir soluções replicáveis, ter ganho de escala, velocidade e padronização nos procedimentos;
– Análise de Dados: decisiva para transformar números em ações;
– Algoritmos: importante estudar e saber os algoritmos chamados “clássicos” na literatura, saber aplica-los e também desenvolver os próprios para contextos específicos;
– Machine Learning: contribui com a antecipação de resultados para tomada de decisões, descoberta de padrões, descoberta de conhecimento e insights sob diferentes situações e contextos. Fundamental para mostrar o que o decisor “desconhece” sobre o contexto de análise.
Importante ressaltar que essas habilidades serão estimuladas e desenvolvidas ao longo do curso de Especialização.
– Vale a pena investir na área de Business Analytics?
Com certeza. Business Analytics é uma das áreas que mais cresce e que mais tem demanda no mercado de trabalho atualmente. Há necessidade e, por consequência tem espaço, para profissionais especializados, com viés quantitativo e analítico aliado a um bom conhecimento sobre necessidades de negócio. Da mesma forma, a área oferece várias possibilidades de atuação. Para isso, é necessário dedicação por parte do aluno e saber aproveitar as oportunidades que vão surgir ao longo do curso.
– Quanto tempo dura o curso? É possível concluir antes?
O curso conta com 420 horas/aula que estão distribuídas em quatro semestres letivos, que podem ser concluídos antes. Como a maior parte da Especialização será on-line (EAD), além dos encontros e das mentorias, também terão diversos conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, que poderão ser acessados a qualquer tempo.
– O curso é mais teórico ou prático? E como vai ser no EAD?
O curso prima por uma abordagem prática, procurando demonstrar os diferentes desafios, métodos, aplicações e abordagens que fazem parte dos projetos de Business Analytics. No EAD, haverão encontros síncronos e assíncronos, materiais na plataforma, mentorias, desenvolvimento de projetos, apoio de professores e de tutores. Enfim, vários recursos para dar maior dinamismo e possibilitar que os alunos pratiquem os conhecimentos adquiridos nas aulas, inclusive com a possibilidade de trazer casos de Analytics dos seus trabalhos para serem discutidos junto aos colegas e especialistas.
– Qual é o valor do curso? Existem bolsas de estudos?
Infelizmente não temos previsão de bolsas para a Especialização, mas o investimento no curso pode ser parcelado em até 20 vezes. Dessa forma, ficam 20 parcelas de R$ 640,00 ao mês ou então R$ 12 mil no total para quem preferir fazer o pagamento à vista. Um investimento que pode contribuir muito com a carreira profissional.
– Como faço para participar?
Basta acessar a aba “Inscrições”, preencher o formulário e anexar a documentação solicitada. Após a análise curricular dos interessados, será agendada uma entrevista com o coordenador do curso, professor Luciano Ferreira. O processo seletivo vai acontecer em julho e o início das aulas em agosto de 2022.
Investimento e cronograma
- INVESTIMENTO E CRONOGRAMA:
- Opção 1: 20 parcelas de R$ 640,00
- Opção 2: R$ 12.000,00 para pagamentos à vista
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- Período de inscrições: até 30 de junho de 2022
- Processo seletivo: até 31 de julho de 2022
- Matrículas: até 10 de agosto de 2022
- Início das aulas: a partir de 15 de agosto de 2022
Resultados do Processo Seletivo
Acompanhe aqui o resultado do processo seletivo.
Contato
Coordenador do curso: Prof. Dr. Luciano Ferreira
E-mail: ferreira.luciano@ufrgs.br ou esp.analytics@ea.ufrgs.br (para mais informações e/ou agendamento de conversa com o coordenador do curso)