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Business Analytics

Apresentação

O que é Business Analytics

Os dados que circulam diariamente nas organizações aumentam significativamente e criam um volume massivo a ser trabalhado, analisado e, por fim, armazenado. O valor real desses dados depende da capacidade dos profissionais e das empresas conseguirem extraí-los e usá-los a favor do desenvolvimento de novos produtos, vendas, marketing, produção, além do gerenciamento de operações, finanças e investimentos.

Business Analytics é uma área interdisciplinar, caracterizada por um conjunto de habilidades, tecnologias e práticas para a investigação e exploração do desempenho passado das empresas para obter informações e impulsionar o planejamento presente e futuro dos negócios. Concentra-se na análise dos dados com o objetivo de gerar novos conhecimentos, insights, além de compreender o desempenho do negócio com base em dados e métodos estatísticos.

Portanto, Business Analytics pode ser definido como um conjunto de abordagens metodológicas para exploração iterativa dos dados de uma organização, com ênfase na análise estatística.

Objetivo do curso

O principal objetivo da Especialização em Business Analytics é criar um ambiente de aprendizagem para o uso de dados e modelos para apoiar processos de tomada de decisão.

Público-alvo

Profissionais com formação superior, empreendedores, gestores, profissionais liberais e demais interessados em melhorar sua capacidade de analisar e prospectar dados, informações e conhecimento para apoio a tomada de decisão operacional, tática e estratégica.

Carga horária

420 horas/aula distribuídas em 4 semestres letivos, podendo ser concluído antes.

Formato e horário das aulas

O curso será ministrado totalmente à distância. Diferentes materiais serão disponibilizados para acesso de forma assíncrona e também haverá encontros síncronos com os professores e tutores das disciplinas para aulas teóricas e mentoria de projetos. Encontros síncronos serão realizados em semanas alternadas nas segundas, terças, quartas ou quintas-feiras à noite, normalmente entre 18h30min e 21h30min.

INSCRIÇÕES

Para realizar a inscrição é necessário seguir os seguintes passos:

1. Fazer login em uma conta Gmail. Caso não tiver uma, basta utilizar os dados da seguir:

Login: inscricoesba2021@gmail.com Senha: provisorio202

IMPORTANTE: sem realizar login prévio no Gmail o formulário não abre!

2. Preencher o formulário disponível neste link: www.bit.ly/gpaeaufrgs e anexar os seguintes documentos:

  • Mini curriculum vitae contendo formação acadêmica e principais cargos e funções desempenhados nos últimos 5 anos
  • Cópia do histórico do curso de graduação
  • Cópia do diploma de curso de graduação

Demais informações:

Requisito mínimo: diploma de graduação de nível superior

Processo de seleção: análise curricular e entrevista com o coordenador do curso

Número de vagas: 80

No ato da matrícula, o candidato deverá entregar:

  • Cópia do RG e CPF
  • Cópia do comprovante de residência
  • Duas fotos 3×4
  • Cópia do diploma de graduação autenticada em cartório (se não for expedido pela UFRGS)

 

 

Disciplinas

DISCIPLINAS:

O curso está formado por disciplinas teórico-práticas, atividades integradoras e projetos aplicados, seguindo a lógica de estruturação das disciplinas conforme progressões sugeridas pela figura a seguir.

Disciplinas / carga horária / objetivos:

  • Introdução a Business Analytics (30 h/a): Apresentar os conceitos básicos e principais desafios e oportunidades da análise de grandes volumes de dados para os negócios;
  • Business Analytics com R (30 h/a): Apresentar os princípios da Linguagem R para o desenvolvimento de projetos de Business Analytics;
  • Gestão de Dados e Big Data (30 h/a): Abordar os conceitos de banco de dados, armazenamento e recuperação de informações para projetos de Business Analytics;
  • Tópicos Avançados em R (30 h/a): Apresentar temas emergentes para solucionar problemas em Business Analytics por meio da linguagem R.
  • Coleta e Integração de Dados (15 h/a): Apresentar formas de coletar e tratar dados de diferentes fontes para uma posterior análise
  • Seminário I: Práticas de Business Analytics (30 h/a): Discutir tendências e práticas para projetos de business analytics através da demonstração de cases com empresas e profissionais da área;
  • Estatística para Business Analytics (30 h/a): Demonstrar os princípios básicos da estatística e seu relacionamento com a gestão de dados, conhecimento e analytics;
  • Mineração de Dados (30 h/a): Capacitar os alunos a projetar e avaliar um processo de descoberta de conhecimento utilizando bases de dados reais;
  • Tópicos Especiais em Estatística (15 h/a): Avançar na análise estatística e testes de hipóteses.
  • Modelagem Preditiva (30 h/a): Apresentar modelos para previsão de resultados categóricos e contínuos usando diferentes técnicas quantitativas;
  • Tópicos Especiais em Machine Learning (15 h/a): Apresentar alguns modelos de estado da arte em Machine learning.
  • Seminário II: Práticas de Business Analytics (30 h/a): Discutir tendências e práticas para projetos de business analytics através da demonstração de cases com empresas e profissionais da área;
  • Business Analytics aplicado a Marketing (15 h/a): Fornecer instrumental analítico e metodológico para o planejamento, execução e avaliação de pesquisas em marketing com foco em analytics;
  • Business Analytics aplicado a Text Mining (15 h/a): Apresentar técnicas quantitativas para encontrar termos, padrões e relacionamentos em documentos de texto com grande volume de dados;
  • Business Analytics aplicado a Redes Sociais (15 h/a): Apresentar conceitos e técnicas utilizados na análise de redes sociais e estabelecer relações com o ambiente organizacional, político e econômico;
  • Projeto Integrado em Business Analytics (60 h/a): Proporcionar orientações em relação ao desenvolvimento de um trabalho científico, bem como do projeto aplicado de final do curso;

Em alguns casos, a sequência das disciplinas pode ser alterada, conforme disponibilidade e agenda dos professores e empresas participantes do curso, entretanto a sequência lógica necessária para o acompanhamento do curso pelos alunos será respeitada.

Corpo docente

Prof. Dr. Alan Delgado de Oliveira

Doutorado em Administração, PPGA-UFRGS (2018);

Data & Applied Scientist na Microsoft®

Principais áreas de interesse: Finanças; Pesquisa Operacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2663100158069182

Profa. Dra. Daniela Franciso Brauner

Doutorado em Informática, PUC-Rio (2008)

Principais áreas de interesse: Open data (dados abertos), Linked Open Data, Web semântica e ontologias, Bancos de dados distribuídos, Sistemas de Informação, Gestão do conhecimento e Coordenação do desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3849270347679531

Profa. Dr. Fernanda Maria Muller

Doutora em Administração no PPGA/UFRGS

Principais áreas de interesse: Finanças, Gestão de Risco, Risco de Modelo e Econometria Financeira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3226110093009785

Prof. Dr. Guilherme Brandelli Bucco

Doutor em Administração no PPGA/UFRGS

Principais áreas de interesse: Analytics, Métodos Quantitativos Aplicados, Pesquisa Operacional, Modelagem em Marketing

Lattes http://lattes.cnpq.br/7244331983707350

Profa. Dra. Karin Becker

Doutorado em Informática (Facultés Universitaires Notre-Dame de la Paix, Bélgica, 1993)

Principais áreas de interesse: Banco de Dados, Sistemas de Informação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1559292514654215

Prof. Dr. Leandro Krug Wives

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004)

Principais áreas de interesse: Mineração de textos, Modelagem Conceitual e Ontologia, Sistemas de Recomendação e Mineração de dados na Web.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5996993884846655

Prof. Dr. Luciano Ferreira

Doutorado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009)

Principais áreas de interesse: Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, Pesquisa Operacional, Métodos Multicritério de Apoio a Decisão, Logística.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2012931032697595

Prof. Dr. Marcelo Brutti Righi 

Doutorado em Administração com ênfase em Finanças – UFSM

Principais áreas de interesse: Gestão de Risco; Finanças Matemáticas; Econometria Financeira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0441646892659099

Prof. Dr. Pablo Cristini Guedes

Doutor em Administração (Pesquisa Operacional) pela UFRGS (2017)

Principais áreas de interesse: Pesquisa Operacional, Métodos Quantitativos Aplicados, Business Analytics.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1270472507002926

Profa. Dra. Renata de Matos Galante

Doutorado em Ciência da Computação (UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2003)

Principais áreas de interesse: Bancos de dados, Big Data, Redes Sociais e Análise de Dados (saúde, dados urbanos, meteorológicos, redes sociais, entre outros).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3867942762661182

 

FAQ - Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre a Especialização em Business Analytics

Tire todas as suas dúvidas sobre a 4ª Edição que inicia em setembro

 

A pós-graduação é indicada para profissionais que desejam aprofundar conhecimentos em determinada área e ampliar suas possibilidades de atuação, se diferenciando no mercado de trabalho. Mas o processo de decisão, para a escolha do curso mais adequado, é um momento importante, que requer pesquisa, avaliação das possibilidades e principalmente amadurecimento da ideia.

Por isso, listamos aqui uma série de perguntas e respostas para dúvidas comuns, que podem ajudar todos aqueles que estão interessados no curso de Especialização em Business Analytics da UFRGS. Confira:

 

– Que tipo de profissionais podem cursar essa Especialização?

A Especialização em Business Analytics é indicada para profissionais que querem melhorar a sua capacidade de analisar e prospectar dados, informações e conhecimento para apoio à tomada de decisão operacional, tática e estratégica. Podem ser empreendedores, gestores, profissionais liberais, funcionários de diferentes tipos de organizações, etc. Em geral, nossos alunos são das áreas de Administração e Negócios, Finanças, Estatística, Ciência da Computação, Engenharia, Marketing, ou seja, profissionais de diferentes áreas que têm em comum a atuação ou o desejo de atuar com o viés e a expertise de Analytics. O único pré-requisito para o curso é ter graduação completa.

– Como saber se esse curso é pra mim?

Além das informações mencionadas acima, é importante observar o perfil e as habilidades necessárias para atuar na área de Business Analytics. Por isso, listamos aqui as principais Soft Skills e Hard Skills, que podem contribuir com o entendimento:

Soft Skills (habilidades comportamentais)

– Capacidade analítica: é necessário analisar diferentes tipos de dados, fazer cruzamentos, identificar problemas e aplicar métodos para resolvê-los;

– Conhecimento de negócios: é preciso entender de negócios para coletar as informações certas, recomendar soluções e ter resultados;

– Facilidade de comunicação: é fundamental comunicar bem suas conclusões, recomendações e resultados. Dados perdem valor se não são bem contextualizados.

Hard Skills (habilidades técnicas)

– Matemática e Estatística: fundamental para qualquer projeto dessa área, especialmente para lidar alto volume de dados e para contextos reais, onde os padrões dos dados não estão bem definidos ou estão ausentes;

– Programação: importante para absorver e implementar conceitos, reduzir retrabalho, produzir soluções replicáveis, ter ganho de escala, velocidade e padronização nos procedimentos;

– Análise de Dados: decisiva para transformar números em ações;

– Algoritmos: importante estudar e saber os algoritmos chamados “clássicos” na literatura, saber aplica-los e também desenvolver os próprios para contextos específicos;

– Machine Learning: contribui com a antecipação de resultados para tomada de decisões, descoberta de padrões, descoberta de conhecimento e insights sob diferentes situações e contextos. Fundamental para mostrar o que o decisor “desconhece” sobre o contexto de análise.

Importante ressaltar que essas habilidades serão estimuladas e desenvolvidas ao longo do curso de Especialização.

– Vale a pena investir na área de Business Analytics?

Com certeza. Business Analytics é uma das áreas que mais cresce e que mais tem demanda no mercado de trabalho atualmente. Há necessidade e, por consequência tem espaço, para profissionais especializados, com viés quantitativo e analítico aliado a um bom conhecimento sobre necessidades de negócio. Da mesma forma, a área oferece várias possibilidades de atuação. Para isso, é necessário dedicação por parte do aluno e saber aproveitar as oportunidades que vão surgir ao longo do curso.

– Quanto tempo dura o curso? É possível concluir antes?

O curso conta com 420 horas/aula que estão distribuídas em quatro semestres letivos, mas pode, sim, ser concluídos antes. Como será totalmente on-line (EAD), além dos encontros e das mentorias, também terão diversos conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, que poderão ser acessados a qualquer tempo.

– O curso é mais teórico ou prático? E como vai ser no EAD?

O curso prima por uma abordagem prática, procurando demonstrar os diferentes desafios, métodos, aplicações e abordagens que fazem parte dos projetos de Business Analytics. No EAD, haverão encontros síncronos e assíncronos, materiais na plataforma, mentorias, desenvolvimento de projetos, apoio de professores e de tutores. Enfim, vários recursos para dar maior dinamismo e possibilitar que os alunos pratiquem os conhecimentos adquiridos nas aulas, inclusive com a possibilidade de trazer casos de Analytics dos seus trabalhos para serem discutidos junto aos colegas e especialistas.

– Qual é o valor do curso? Existem bolsas de estudos?

Infelizmente não temos previsão de bolsas para a Especialização, mas o investimento no curso pode ser parcelado em até 20 vezes. Dessa forma, ficam 20 parcelas de R$ 640,00 ao mês ou então R$ 12 mil no total para quem preferir fazer o pagamento à vista. Um investimento que pode contribuir muito com a carreira profissional.

– Como faço para participar?

Para se inscrever no curso é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/gpaeaufrgs e anexar a documentação solicitada. Após a análise curricular dos interessados, será agendada uma entrevista com o coordenador do curso, professor Luciano Ferreira. O processo seletivo vai acontecer em agosto e o início das aulas em setembro de 2021.

 

As inscrições para a Especialização em Business Analytics vão até o dia 31 de julho e podem ser realizadas pelo site: bit.ly/businessanalyticsufrgs, onde também está disponível o programa de disciplinas do curso, corpo docente e demais informações. Em caso de dúvidas o contato com o coordenador do curso e com a secretaria da Especialização pode ser feito pelos e-mails: ferreira.luciano@ufrgs.br ou esp.analytics@ea.ufrgs.br.

 

 

 

Investimento e cronograma

  • INVESTIMENTO E CRONOGRAMA:
    • Opção 1: 20 parcelas de R$ 640,00
    • Opção 2: R$ 12.000,00 para pagamentos à vista

     

    • Período de inscrições: até 31 de julho de 2021
    • Processo seletivo: até 20 de agosto de 2021
    • Matrículas: até 31 de agosto de 2021
    • Início das aulas: setembro de 2021

Resultados do Processo Seletivo

Acompanhe aqui o resultado do processo seletivo.

Contato

Coordenador do curso: Prof. Dr. Luciano Ferreira

E-mail: ferreira.luciano@ufrgs.br ou esp.analytics@ea.ufrgs.br (para mais informações e/ou agendamento de conversa com o coordenador do curso)