EAD: Administração Pública Contemporânea 2019-2021

Inscrições encerradas / Curso em andamento

Calendário de defesa de bancas de TCC (Edição 2018 - 2019)

06/12

11h – Melissa Azzolin Marini
Título: O Componente ‘Redistributivo’ da Cota-Parte do ICMS como Condicionante na Gestão Municipal

Sala: 102

Banca: Prof. Dr. Eugenio Lagemann e Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos

Coordenador: Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos


13/12

10h – Ana Lucia dos Santos Stepan

Título: Identificação das possíveis causas da baixa adesão dos municípios do Rio Grande do Sul ao sistema brasileiro de Inspeção de produtos de origem animal – SISBI-POA

Sala: 102

Banca: Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos e Prof. Dr. Eugenio Lagemann

11h – Alexandre de Lima

Título: Terceirização no setor público: aspectos relacionados aos serviços de manutenção predial na

Sala: 102

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Banca: Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos e Prof. Dr. Eugenio Lagemann

12h – Simone Faulstich Schievelbein

Título: Políticas públicas de combate ao abigeato em propriedades rurais no sul do Estado do Rio Grande do Sul

Sala: 102

Banca: Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos e Prof. Dr. Eugenio Lagemann

14h – Jeferson Guimaraes Borges Silveira

Título: Mapeamento de competências para o cargo de secretário de PPGs

Sala: 102

Banca: Prof. Dr. Sandro Trescastro Bergue e Profa. Dra. Silvia Generali da Costa

15h – Julio Henrique Ely Zibett

Título: Gestão por resultados na administração pública e o caso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Sala: 102

Banca: Prof. Dr. Sandro Trescastro Bergue e Profa. Dra. Silvia Generali da Costa

16h – Gustavo Ritter Parcianello

Título: A Gestão por Competências na CORSAN: percepção dos funcionários das Unidades de Saneamento (US’s) frente a implantação do modelo e os desafios organizacionais

Sala: 102

Banca: Prof. Dr. Sandro Trescastro Bergue e Profa. Dra. Silvia Generali da Costa

17h – Stephane Rosa de Almeida

Título: O feedback como ferramenta e seu caráter motivacional

Sala: 102

Banca: Profa. Dra. Silvia Generali da Costa e Prof. Dr. Sandro Trescastro Bergue

9h – Guilherme Bratz Uberti

Título: Advocacia Estatal Gaúcha em prol do Desenvolvimento Econômico e os Interesses de Classe

Sala: 201

Banca: Prof. Dr. Leonardo Granato e Profa. Dra. Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt

10h – Rafael Berbigier de Bortoli

Título: A expressão dos interesses das classes dominantes nos editoriais do jornal O Globo: da crise ao impeachment de Dilma Rousseff

Sala: 201

Banca: Prof. Dr. Leonardo Granato e Profa. Dra. Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt

11h – Carlos Dinarte de Oliveira Keppler

Título: Planejamento participativo e gestão democrática: protagonismo nas políticas públicas de educação básica, de nível médio, no Estado do Rio Grande do Sul

Sala: 201

Banca: Profa. Dra. Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt e Prof. Dr. Leonardo Granato

14h – Antônio Alberto Matheus dos Santos Neto

Título: Mapeamento de processo como auxílio à gestão do conhecimento: um estudo de caso da ação de distribuição de alimentos da CONAB no Rio Grande do Sul.

Banca: Profª. Ms. Gabriela Musse Branco e Prof. Dr.Rafael Kruter Flores

Sala: 201

15h – Edison Puchalski

Título: A retirada da autonomia de gestão no DMAE a partir da instauração de um programa de governança

na Prefeitura de Porto Alegre

Banca: Prof. Dr. Paulo Ricardo Zilio Abdala e Prof. Dr. Ariston Azevedo Menezes

Coordenador: Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos


17/12

10h – Diego Boschetti Musskopf
Título: Avaliação do Projeto-piloto de Uniformização da Petição e Avaliação dos Requerimentos de Trâmite

Sala: 202

Prioritário de Processo de Patente no INPI

Banca: Profª. Ms. Gabriela Musse Branco e Prof. Dr.Rafael Kruter Flores

Coordenador: Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos


 

 

Apresentação

O curso de Administração Pública Contemporânea (CEAPC 2019 – 2021) é oferecido na sua 11ª edição, tendo sido pioneiro na UFRGS como especialização na modalidade a distância, em 2005. Suas dez edições anteriores formaram profissionais de diferentes organizações públicas municipais, estaduais e federais, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, propiciando um diálogo de conhecimentos e de experiências bastante enriquecedor entre alunos de diferentes órgãos da administração pública, de diferentes lugares e estados do Brasil. O curso é oferecido na modalidade a distância, prevendo também avaliação presencial após o término de módulos de disciplinas, assim como a defesa da monografia no final do curso, na cidade de Porto Alegre/RS. Todo o restante do curso pode ser realizado a partir de qualquer lugar do Brasil ou mesmo exterior, via internet.

DIFERENCIAIS

O CEAPC visa formar um profissional com amplo conhecimento das diferentes áreas da administração pública contemporânea, desde a formação básica até áreas mais específicas. Por isso, são oferecidas 16 disciplinas, ministradas por professores especializados – a grande maioria com titulação de doutorado. Os professores são oriundos de diferentes formações (Administração, Economia, Direito, entre outras) e agrega professores de diferentes unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com experiência em várias organizações públicas.

OBJETIVOS DO CURSO

Formar especialistas em Administração Pública Contemporânea, fornecendo-lhes, por meio da aprendizagem em ambiente virtual, com suporte computacional, subsídios teóricos e práticos atuais sobre a Gestão Pública que instrumentalizem a ampliação continuada da efetividade de suas ações, no interesse da sociedade.


Clique aqui para fazer o download do programa do CEAPC 2019-2021.

Funcionamento do curso

  • Todas as atividades são conduzidas a distância, através da plataforma de uso institucional da UFRGS.
  • O curso terá duas turmas com no máximo 25 alunos em cada.
  • O processo seletivo resultará na escolha de cinco alunos pertencentes ao corpo técnico-administrativo da UFRGS e 45 alunos pertencentes ao ambiente externo da UFRGS.
  • Cada módulo terá no máximo três disciplinas. Cada disciplina é conduzida por um professor-responsável, apoiada por professor-tutor.
  • Cada disciplina é desenvolvida por ciclos semanais contendo um cronograma de atividades, seguido da recomendação de leituras, vídeos, discussão em fórum, desenvolvimento de exercícios, enquetes, relatos, estudos de caso e outras atividades.
  • Toda semana também será realizado um chat ou vídeo-chat ao vivo de 60 min, para discussão em tempo real do tema da semana. Portanto, neste momento o aluno deverá estar conectado. Os chats ou vídeo-chats de cada disciplina ocorrem nas segundas e terças-feiras, das 20h às 21h ou das 21h às 22h, podendo ocorrer eventualmente nas quartas-feiras.
  • A participação dos alunos é monitorada em caráter permanente por um sistema de informações gerenciais.

Avaliações

A avaliação ocorre mediante realização das atividades a distância  e, ao final de cada módulo de disciplinas, por uma avaliação presencial de cada disciplina com peso de 50% do seu conceito total.

A avaliação da aprendizagem do aluno considera seu ritmo e deve ajudá-lo a desenvolver graus ascendentes de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Mais que uma formalidade legal, a avaliação procura permitir ao aluno sentir-se seguro quanto ao domínio dos conteúdos examinados.

Serão considerados aprovados na disciplina os alunos que atenderem aos seguintes requisitos mínimos:

1) Avaliação de atividades a distância (peso de 50% da disciplina):

  • Reuniões Virtuais: participação efetiva nos chats, postando, no mínimo, uma contribuição por chat; participação mínima de quatro aulas interativas, ou oito, conforme se tratar de Disciplina de 15 ou de 30 horas-aula, respectivamente.
  • Fórum virtual da disciplina: participação efetiva e qualificada, postando, no mínimo, uma contribuição por fórum; participação mínima de quatro fóruns ou oito, conforme se tratar de Disciplina de 15 ou de 30 horas-aula, respectivamente.
  • Avaliação de atividades complementares (enquetes, exercícios, relatos, estudos de caso e outros).

Obs: cada disciplina poderá ter no máximo uma atividade complementar para cada carga horária de 15 horas.

  • Trabalho prático final de disciplina.

2) Avaliação de prova presencial no final de módulos de disciplinas, da respectiva disciplina (peso de 50% na disciplina).

O resultado dessas duas etapas, respeitadas as notas e seus respectivos pesos, será aferido ao desempenho do estudante na disciplina, um dos seguintes conceitos:

  • São conceitos de aprovação: A, B e C, correspondendo respectivamente a aproveitamento Ótimo, Bom e Regular.
  • São conceitos de reprovação: D e FF. O conceito D será atribuído por desempenho acadêmico insatisfatório e o conceito FF, por falta de frequência.

Para obter aprovação, o aproveitamento deverá ser equivalente a no mínimo 60%, ou seja, conceito C.

Se ao final dessas duas etapas o estudante obtiver conceito D, ele terá direito à recuperação. Nesse caso, poderá fazer uma prova presencial ou uma atividade a distância. Esta recuperação (prova ou atividade) deverá ser estabelecida em comum acordo entre estudante e professor. Realizada a recuperação, o desempenho do estudante na disciplina obterá o conceito C (aprovado) ou D (reprovado).

As avaliações e os critérios para conversão das notas em conceitos finais são de autonomia do professor. Todos os critérios de avaliação serão expostos no plano de ensino de cada disciplina.

O discente poderá, através de requerimento fundamentado e dirigido à coordenação do curso, solicitar revisão de conceito parcial ou do conceito final que lhe for atribuído, até três dias úteis contados a partir do dia seguinte à publicação pelo docente ou acesso à avaliação pelo discente.

Corpo docente

Prof. Dr. Rafael Kruter Flores

Prof. Ms. Rogério Gonzales

Profª. Dra. Raquel Janissek Muniz

Prof. Dr. Guilherme Dornelas Camara

Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos

Prof. Dr. Leonardo Granato

Profª. Ms.  Gabriela Musse Branco

Profª. Drª. Christine Da Silva Schröeder

Prof. Dr. Davide Carbonai

Prof. Dr. Sandro Trescastro Bergue

Profa. Dra. Cristina Amélia Carvalho

Profª. Dra.  Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt

Profª. Dra. Aurora Zen

Disciplinas

Análise administrativa – 30h
Docente:
Prof. Dr. Rafael Kruter Flores

Análise de estrutura organizacional e fundamentos do design organizacional. Análise administrativa: análise de processos, de arranjo físico, de formulários, e manualização.

Ética e Responsabilidade Socioambiental – 15h
Docente: Prof. Ms. Rogério Gonzales

As causas e os efeitos dos atuais problemas ambientais; a evolução da legislação ambiental; o desenvolvimento sustentável e a nova ordem econômica. A proteção ambiental na empresa: a empresa como parte da sociedade; a questão ambiental e sua inter-relação com os diversos setores da empresa; a relação custo-benefício da proteção ambiental; métodos e técnicas para a produção limpa; qualidade de produtos ecológicos; eco design; o marketing ecológico; ISO 14000 e a competitividade internacional; o gerenciamento ambiental da empresa.

Gestão  Logística no Setor Público – 30h
Docente: Profª. Dra. Raquel Janissek Muniz

Conhecimentos relativos às atividades a cargo dos distintos segmentos da cadeia de suprimentos e o respectivo fluxo de informações sob o enfoque logístico integrado dentro das organizações públicas. Movimentação, armazenamento, dimensionamento, controle, tempos, custos e os modelos de gerenciamento voltados à demanda por produtos e por serviços ofertados pelas organizações, envolvendo, consequentemente, fornecedores, clientes, entidades governamentais e órgãos não governamentais.

Gestão Social e Desenvolvimento – 15h
Docente: Prof. Dr. Guilherme Dornelas Camara

A Gestão Social como paradigma de gestão compartilhada para questões e para espaços públicos. A relação do Estado com movimentos sociais e terceiro setor. As dinâmicas de desenvolvimento e as relações entre entes no espaço público e em questões públicas.

Introdução à Gestão Pública – 30h
Docente: Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos

Conceitos gerais de Administração, Administração Pública e Gestão Pública. Princípios da Administração Pública. Evolução do Pensamento Administrativo: das abordagens clássicas às contemporâneas: Clássica, das Relações Humanas, Burocrática, Neoclássica, Sistêmica, Contingencial, Institucional. A administração pública e as funções do gestor público. A Gestão pública com enfoque sistêmico. O desempenho da Gestão Pública. Governança Pública.

Políticas Públicas e Desenvolvimento – 15h
Docente: Prof. Dr. Leonardo Granato

Estado, instituições, democracia, políticas públicas e desenvolvimento: imbricações necessárias. Ação governamental para o desenvolvimento e capacidades estatais técnico-administrativa, político-relacional e jurídica. Arranjos institucionais de implementação de políticas públicas desenvolvimentistas no Brasil pós-1988. Os desafios dos gestores públicos perante um ambiente institucional complexo de produção de política pública.

 Sistemas de Informação e Metodologia BPM – 30h
Docente: Profª. Ms.  Gabriela Musse Branco

A Tecnologia de Informação (TI) para a gestão das organizações, públicas ou privadas, detalhando cada um de seus componentes, tais como modelos e processos organizacionais que devem ser automatizados, Sistemas de Informação (SI) para suportar estes modelos e processos organizacionais, informação para a tomada de decisão, SI para a gestão estratégica (BI, BSC) e aplicações, normas e padrões de impacto da TI nas organizações. Metodologia BPM.

Gestão de Pessoas no Setor Público – 30h
Docente: Profª. Drª. Christine Da Silva Schröeder

Fundamentos históricos da gestão de RH na Administração pública e conceitos fundamentais de gestão de pessoas no setor público. O desenho de cargos e carreiras na administração pública. A gestão da remuneração e do desempenho na administração pública. Liderança e motivação. A gestão por competências no setor público. A política de capacitação de pessoas na administração pública.

Gestão pública Loco-Regional – 15hs
Docente: Prof. Dr. Davide Carbonai

Espaço, território e territorialidades: aspectos teórico-conceituais. Estratégias de desenvolvimento e produção do território. O processo histórico de formação das economias locais e regionais. Políticas públicas para o desenvolvimento loco-regional.

Controle e Transparência no setor público – 15h
Docente: Prof. Dr. Sandro Trescastro Bergue

Conceitos; tipos;  controle público e órgãos de controles internos: auditoria e controladoria. Controle público externo. Controle social. Transparência e carta de serviços.

Metodologia e Projeto de Pesquisa – 30 h
Docente: Profa. Dra. Cristina Amélia Carvalho

Níveis de Conhecimento. A natureza da ciência e da pesquisa científica. Níveis de Pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa aplicáveis à Administração. Planejamento e processo da pesquisa científica. Desenvolvimento das partes da estrutura de um projeto de pesquisa.

Planejamento no Setor Público – 30h
Docente: Profª. Dra.  Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt

O Estado no século 21 e seus caminhos. Burocracia e estilos administrativos. Racionalidade e tomada de decisão.  Interesses, conflitos e poder na gestão pública. As organizações e a análise do processo de políticas públicas.  Estratégias no cenário governamental: planejamento estratégico. BSC e SWOT: estatística como instrumento de gestão.

Relacionamento Público e Internacional – 30h
Docente: Profª. Dra. Aurora Zen

Transmitir conceitos básicos de Marketing de Relacionamento. Discutir a importância dos relacionamentos com os cidadãos e com os colaboradores no contexto da Administração Pública. Apresentar as principais diferenças entre Marketing de Relacionamento nos mercados industriais, de consumo e no setor público. Criar as condições para o entendimento da gestão das relações internacionais.

Investimento

Valor de Matrícula: R$ 600,00
Mensalidades: 12 X R$ 750,00 ou 18 x R$ 500,00
Total: R$ 9.600,00

Resultados do Processo Seletivo

  • Há vagas remanescentes para candidatos externos à UFRGS. Para ver informações sobre inscrições, acesse a aba “Inscrições”.

Seleção de Candidatos

Candidatos externos à UFRGS selecionados (1)

ALDRYNE SOARES TAVARES

ANDIARA MORAES ARAUJO

ESTÊVÃO LEMUEL LAUX

EWERTON FRAGA DORNELLES

JACQUELINE FRISON FRICHEMBRUDER

JAIR CARLOS HUTTINGER

JANAINA MAIATO PINTO BERLESE

JOSÉ CARLOS LISBÔA

JULIANA PAVLAK

LUCIANO PETRY

MARCELO FERREIRA DE ALMEIDA

PRISCILA MENEZES

RAFAELA DEMÉTRIO HILGERT

RAQUEL SILVA PIRES

RODOLFO FUCHS DOS SANTOS

SABRINA DA CUNHA LAMB

STEFANIE HENKING ESKERESKI

(1) Como o número de inscritos de candidatos externos à UFRGS foi inferior ao número de vagas oferecidas, os candidatos foram selecionados pelo atendimento aos requisitos mínimos de inscrição e, portanto, disponibilizados em ordem alfabética.

Candidatos da UFRGS selecionados (2)

DANIELLE BERNARDES FARIAS

KAROLINE DE LIMA LONGONI GERHARDT

TAISE GOMES LAUX

(2) Como o número de inscritos de candidatos da UFRGS foi superior ao número de vagas oferecidas, os candidatos foram selecionados pelos critérios disponibilizados no edital e, portanto, divulgados por ordem de classificação.  conforme quadro que pode ser acessado no arquivo em PDF (resultado da seleção completo).

 

Contatos

Gerente Administrativa
Fernanda Bordignon Soares
E-mail: fernanda.bordignon@ufrgs.br
ou
ea-ceapc@ufrgs.br
Fone: (51) 3308.3803

Coordenadora
Profª. Drª. Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt
E-mail: jaqueline.bittencourt@ufrgs.br

Coordenador adjunto
Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos
E-mail: cssantos@ea.ufrgs.br