fbpx

Gestão em Saúde (EaD)

Apresentação

Cursos de Especialização têm como propósito principal a ampliação das competências profissionais. Por isso, devem formar pessoas capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza de seu trabalho.

A Gestão em Saúde como campo de conhecimento e prática social tem passado por profundas transformações. As disputas em torno dos projetos de desenvolvimento nacional e as distintas abordagens sobre a natureza e o escopo do serviço público e da participação do setor privado trazem novos desafios para o gestor na contemporaneidade, aumentando a importância da formação continuada.

Nesse contexto, o curso de Especialização em Gestão em Saúde foi pensado para:

  • Ser um programa efetivo de capacitação de gestores em saúde, atualizando debates e conhecimentos.
  • Aproximar Universidade e Sociedade, possibilitando o aprofundamento das interlocuções entre teoria e prática na Saúde.
  • Capacitar profissionais com base em conceitos e estudos organizacionais que propiciem reflexões para uma gestão mais efetiva, unindo as expertises da área de Estudos Organizacionais do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Escola de Administração da UFRGS, e da área de Administração e Planejamento em Saúde do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS.
  • Disponibilizar aos alunos áreas de conhecimento existentes na UFRGS, centro de excelência em estudo e pesquisa reconhecido tanto nacional como internacionalmente.

Objetivo do curso

Qualificar e aperfeiçoar a capacidade analítica de profissionais e recém egressos do ensino superior para a Gestão em Saúde no contexto dos novos rumos das políticas de saúde no Brasil.

Público-alvo: profissionais da iniciativa privada, servidores e funcionários públicos de todos os níveis da federação (municipal, estadual e federal), profissionais liberais, consultores, agentes do terceiro setor e demais interessados em aprender sobre os novos rumos da Gestão da Saúde no Brasil.

Modalidade: a distância*. A Escola de Administração faz uso da plataforma MOODLE, desenvolvida e mantida pelo CPD da UFRGS e em constante atualização. Ademais, a EA conta com estúdio de televisão próprio, equipado com hardwares e softwares de última geração, permitindo produção local de conteúdo com agilidade e qualidade.

*   Duas provas presenciais :

  • nos dias 09 de abril de 2022 e 11 setembro de 2022.

Para quem é das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste:

Havendo 10 (dez) ou mais inscritos de cada uma das regiões, a coordenação do curso buscará viabilizar a aplicação das provas presenciais em universidades federais localizadas em um estado de cada uma dessas áreas. A decisão foi tomada com base na alta procura pelo curso, com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível para todos.


Período de realização:

  • setembro de 2021 a setembro de 2023

Tutoria: Como complemento ao corpo docente, o Curso de Especialização em Gestão em Saúde conta com tutores nas disciplinas e na orientação de trabalhos de conclusão de curso. A equipe de tutoria tem experiência em cursos de educação a distância e muitos tutores têm títulos de mestrado e doutorado e, mesmo, são docentes em outras instituições de ensino superior. Nesta proposta, estima-se uma relação ótima de um tutor para cada 30 alunos ao longo de todas as disciplinas.

Requisitos mínimos: 

  • Diploma de curso superior válido no Brasil.
  • Declaração de acesso aos recursos tecnológicos necessários para a realização do curso.

Edital processo seletivo VAGAS REMANESCENTES SETEMBRO/2021

 

Período de matrículas: de 23 a 31 de agosto de 2021.

Resultados do edital 2021

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE 2021 – 2023
A Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado do processo de seleção de cursistas para o Curso de Especialização em Gestão em Saúde. Informamos que os nomes dos selecionados serão apresentados ordem decrescente de acordo com o somatório da pontuação obtida a partir dos critérios especificados no edital de seleção, considerando que todos os inscritos até a data de 13/08/2021 foram selecionados para participar do curso.

Inscrições

INSCRIÇÕES ENCERRADAS/TURMA EM ANDAMENTO

Envie um e-mail para demonstrar interesse: gestaoemsaude@ufrgs.br

Disciplinas

* Todas as disciplinas são ministradas na modalidade a distância, com duas provas presenciais.

  • Ambientação na Aprendizagem Virtual (15 horas)
    Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Moodle. Disponibilização de diferentes arquivos em ambiente virtual. Conhecimento e experimentação das principais ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas disponíveis no AVA Moodle. Exercícios e avaliações on-line. Ética e linguagem na internet. Orientações gerais para o desenvolvimento e entrega de atividades acadêmicas em ambiente virtual de aprendizagem.
  • Ateliê de Produção Textual (30 horas)
    A disciplina é um espaço para o desenvolvimento da capacidade de produção textual e da qualificação da produção de trabalhos acadêmicos e demais produções escritas, como projetos, propostas, pareceres, relatórios, documentos institucionais, etc. Técnicas de redação de texto, fichamento de bibliografia, interpretação de texto e leitura dirigida de material bibliográfico.
  • Atenção Primária à Saúde (30 horas)
    Atenção primária à saúde: conceitos e pressupostos. Modelos de sistemas nacionais de saúde. Regionalização e hierarquização dos serviços. Tecnologias de Avaliação das Redes Assistenciais. Qualidade e acesso aos serviços de saúde. Gestão/Gerência de serviços de saúde.
  • Ciclo de Palestras (15 horas)
    A disciplina consiste em um ciclo de palestras com profissionais e intelectuais de relevo de diversas áreas, versando sobre temas importantes e desafios atuais colocados pelos novos rumos da gestão em saúde no Brasil.
  • Formação da Agenda Pública (30 horas)
    As políticas públicas no contexto do Neoliberalismo. Principais abordagens na análise de políticas públicas. A formação de agenda de políticas públicas. Processo decisório: lógicas e modelos de análise. Relações entre formulação e implementação e políticas. Modelos de implementação de políticas. Controle e avaliação de políticas públicas. Singularidades das políticas públicas no Brasil atual.
  • Inovação e Arranjos Organizacionais Contemporâneos (30 horas)
    Inovação na perspectiva schumpeteriana e neo schumpeteriana. A perspectiva dos organismos internacionais sobre Inovação no setor público. Inovação no setor público no Brasil: experiências e desafios. Novos arranjos no setor público e modernização. Temas emergentes em inovação no setor público.
  • Marketing de Serviços (30 horas)
    Discute a evolução da área de serviços tendo como base tópicos e pesquisas realizadas na área. Reflete sobre o desenvolvimento de ambientes de serviço, qualidade em serviço, recuperação de falhas de serviços e relacionamento na área da saúde.
  • Métodos de Pesquisa Científica (30 horas)
    Método indutivo e dedutivo. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Bases de dados de referências. Biblioteca Virtual em Saúde. Pesquisas na área de gestão em saúde.
  • Modelos de Sistemas Nacionais de Saúde (30 horas)
    Sistemas de Saúde e Organização de Serviços: sistemas de saúde e sistemas de proteção social, tipologias de sistemas de saúde, sistemas de saúde e organização de serviços, o conceito de redes de atenção, as reformas dos anos 1990 e as novas formas de organização. A Organização de Redes de Atenção à Saúde: conceitos fundamentais, funções e perfis assistenciais, articulação entre os níveis, definição de perfis, regulação, organização de linhas de cuidado, alocação de investimentos em redes de serviços, constituição dos mecanismos de gestão das redes. Planejamento e Programação em Saúde: desenvolvimento do planejamento em saúde, processos de planejamento e programação, processo de diagnóstico, desenho de planos, avaliação e planejamento. O diagnóstico de situação em sistemas locais: precauções iniciais do diagnóstico, diagnóstico de situação como identificação de problemas, o início do diagnóstico de situação em sistemas locais, diagnóstico da estrutura de sistema de serviços, diagnóstico de desempenho, diagnóstico dos arranjos institucionais. Identificação de problemas e definição de estratégias de intervenção: identificação de problemas e eleição de prioridades, formulação de hipóteses e identificação de causas, elaboração de estratégias de intervenção, tradução de estratégias de intervenção em planos de ação.
  • Mudanças no Mundo do Trabalho (15 horas)
    Trabalho. Globalização. Gestão de pessoas. Reforma trabalhista. Sistemas de proteção social, direitos trabalhistas e neoliberalismo. Processo de reestruturação produtiva como resposta à crise econômica.
  • Mudanças Tecnológicas e Gestão em Saúde (30 horas)
    Tecnologias em saúde. Protocolos de incorporação tecnológica. Sustentabilidade dos sistemas de saúde. Tecnologia em saúde e impacto nos processos de gestão da atenção, do trabalho e da educação na saúde. Sistemas de informação e apoio à decisão.
  • Planejamento em Tempos de Incerteza (30 horas)
    Perspectivas sobre planejamento. Relevância do planejamento. Abordagens e contextos para a ação planejada. Planejamento, administração pública e incerteza. Possibilidades e limitações do planejamento na administração pública.
  • Saúde suplementar (30 horas)
    Sistema de Saúde Suplementar no Brasil. Lei 9.656 de 1998. Evolução e tendências do sistema supletivo de saúde. Coberturas assistenciais. Conceito e dimensionamento da Rede Assistencial.
  • Sistemas de Informação e Apoio à Decisão (30 horas)
    Sistemas de informação e de apoio à decisão. Processo decisório em saúde. Sistemas de Informações em Saúde. Indicadores gerenciais em saúde. Avaliação de políticas e serviços de saúde. Planejamento, execução e avaliação das ações realizadas nos sistemas de saúde.

 

Corpo docente

Investimento

Matrícula: R$ 500,00 (após a inscrição e processo seletivo)

Valor total das mensalidades: R$ 6.000,00

Pagamento à vista: 10% de desconto
R$ 5.400,00

Parcelamento*:

Até 15 x R$ 400,00

* sem juros

Especializações na Escola de Administração

A UFRGS é uma das melhores universidades do Brasil. Desde 2012, é a a universidade federal com o melhor IGC (Índice Geral de Cursos), calculado pelo MEC (Ministério da Educação). Na formação continuada, a UFRGS destaca-se no cenário acadêmico nacional, entre outros aspectos, pela qualidade e abrangência de seus programas de pós-graduação.

A Escola de Administração (EA) também tem conceito máximo (5) no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Conta com um quadro de mais de 70 professores, de diversas áreas da Administração: Administração Pública, Estudos Organizacionais, Finanças, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia, Gestão de Sistemas de Informação, Gestão de Pessoas, Finanças e Marketing. A EA já formou mais de 3 mil especialistas e mais de mil mestres e doutores em Administração.

Especificamente quanto à Gestão em Saúde, as atividades na área remontam à implantação do Programa de Desenvolvimento da Gestão em Saúde (PDG Saúde – 1987-2002), voltado a estruturar uma carreira (da graduação ao doutorado) para especialistas na área. O Departamento de Medicina Social, da Faculdade de Medicina, se constituiu em parceiro estratégico para este Projeto, incluindo a participação na realização de mais de duas dezenas de cursos de especialização presenciais em Gestão em Saúde, em Porto Alegre, e descentralizados, voltados a gestores de serviços e sistemas locais de saúde.

Além do relevante desempenho no ensino presencial, a atuação da EA/UFRGS também merece destaque na modalidade de educação a distância (EAD), como nos cursos que seguem:

• Curso de Especialização em Gestão Pública em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (CAPES): 3 edições concluídas;
• Curso de Especialização em Gestão de Saúde em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (CAPES): 3 edições concluídas;
• Curso de Especialização em Negociação Coletiva no Âmbito do SUS para o Ministério da Saúde;
• Curso de Especialização em Gestão Pública para o SERPRO;
• Curso de Capacitação de Gestores de Restaurantes Populares, do Ministério do Desenvolvimento Social 2 edições – 165 alunos;
• Curso de Capacitação em Gestão Financeira do SUS, do Ministério da Saúde – 4 turmas, 1.800 alunos;
• Curso de Especialização em Gestão Pública Contemporânea (CEAPC) na sua 10ª edição;
• Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros do Banco do Brasil (GNF-BB), 621 alunos;
• Curso de Graduação em Administração a distância, 450 alunos;
• Curso de Preparação à Magistratura, da Escola Superior da Magistratura do RS, 100 alunos.

Seleção de tutores

14/07/2021
EDITAL 01/2021
| Resultado

12/07/2021
EDITAL 01/2021 | Homologação de inscritos

 

Contato

Contato

E-mail: gestaoemsaude@ufrgs.br 

Coordenação: Prof. Dr. Ronaldo Bordin

Gerência: Fernanda Bordignon Soares