Inteligência e Gestão Estratégica

INSCRIÇÕES ABERTAS - Início em agosto

Apresentação

A região sul do Brasil tem se destacado por suas iniciativas de pesquisa, negócios, inovação e empreendedorismo. Nossa região também é destaque por ser exportadora de ideias e pioneirismo, o que justifica a necessidade de formação de recursos humanos capacitados em postura gerencial estratégica dentro de organizações inseridas em mercados regionais e globalizados. A busca pela competitividade das empresas gaúchas com o mercado mundial requer profissionais com habilidades e competências estratégicas voltadas ao processo de gestão da informação e da tecnologia da informação, com ênfase em competências de inteligência estratégica e tomada de decisão estratégica.

O corpo de professores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFRGS) se destaca em termos de formação acadêmica e atuação no mundo empresarial. Assim, por meio dos programas de formação continuada, a Universidade não só contribui para o desenvolvimento das organizações gaúchas, como se beneficia dessas relações. O entrosamento Universidade/Empresa e a troca de ideias e experiências entre os participantes do curso estimula a percepção de novas visões, criando alternativas de abordagens na área gerencial. Muitas pesquisas têm sua origem neste curso, pois ele combina executivos de empresas com aspectos teóricos da academia. Ampliam-se igualmente oportunidades de pesquisa e publicações aos docentes e discentes, fortalecendo o Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da UFRGS.

Objetivos do curso para atender essas necessidades:

  • Proporcionar aos alunos uma visão de inteligência e gestão estratégica nas organizações.
  • Desenvolver o pensamento crítico voltado ao entendimento dos diferentes construtos formadores do pensamento estratégico e da inteligência organizacional.
  • Abordar os componentes e fatores inter-relacionados no processo de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação nas organizações.
  • Desenvolver conceitos, habilidades, métodos e ferramentas para auxiliar na compreensão do ambiente organizacional e estratégico, visando aprimorar o processo de tomada de decisão estratégica.
  • Desenvolver competências que atendam o processo de monitoramento e gestão da informação pertinente ao negócio, com vistas ao design estratégico organizacional.

Público-alvo: Profissionais com formação superior, que atuem em atividades que demandem capacitação em gestão de negócios e conhecimento para tomada de decisão estratégica. -Profissionais que ocupem cargos de média e alta gerência.

Processo seletivo: análise curricular e entrevista com o coordenador do curso.

Carga horária: 390 horas/aula (20 meses).

Avaliações acadêmicas: as formas de avaliação de cada disciplina serão estabelecidas pelos professores em função de conteúdos e objetivos pedagógicos propostos.

Faça o download do programa da edição 2018 do Curso.

Disciplinas e súmulas

Aspectos Cognitivos e Processo Decisório
Processo cognitivo e processamento de informação para a tomada de decisão. Níveis de decisão, modelos de decisão, etapas, erros e vieses. Foco na tomada de decisão organizacional e no processamento de informações de inteligência.
Tipos, estilos e níveis de tomada de decisão
Processo cognitivo – Sistema 1 e sistema 2
Erros e vieses na tomada de decisão
Modelos de tomada de decisão (Racional, Processual, Anárquico, Político)
A subjetividade e a tomada de decisão
Informação e a tomada de decisão (Risco e Incerteza)
Decisão individual e coletiva
Processo decisório

Capacidades e Investimentos de TI em Processos de Inteligência
Na disciplina serão abordados os principais conceitos e aplicações das capacidades de TI para auxiliar na gestão dos investimentos em tecnologia para suportar inteligência em seus processos. Para tanto, serão revisados as principais capacidades de TI, variáveis de decisão de investimentos, técnicas de análise de investimentos destacando-se a gestão de portfólio de TI e o uso de opções reais nesse contexto. A partir dessas discussões, será possível definir como essa gestão pode possibilitar inteligência para as empresas.

Coleta e Análise de Dados Aplicada a Inteligência
Métodos, técnicas e procedimentos para coleta, preparação e análise de dados. Foco na condução da atividade de pesquisa como ferramenta para a prática de inteligência nas organizações.
Fontes de Evidência em Pesquisas de Mercado.
Técnicas de Pesquisa. Discussão de Cases.
Instrumentos de Pesquisa, níveis de medida, erros e análise uni e bivariada.
Noções de Análise Multivariada.

Data Science e Inteligência de Dados
Fundamentos de Data Science e manipulação de dados. Sistemas de informação. Sistemas de apoio à Tomada de Decisão. Big Data. Modelagem de dados e de negócios baseados em dados. Data Analytics. Dados abertos no Governo eletrônico. Oficina: projeto de análise de dados usando dados reais.

Estratégias Competitivas
A disciplina tem como objetivos ampliar o entendimento sobre estratégia e a obtenção de vantagem competitiva, capacitar os alunos para a formação da estratégia empresarial considerando os aspectos internos e externos, e buscar alternativas estratégicas através do desenvolvimento de relações interorganizacionais.

Gestão de Custos em Processos de Inteligência
Conceitos básicos de custos. Classificação dos custos. Métodos de apuração e registro da utilização dos materiais, da mão-de-obra e dos custos indiretos da produção. Formas do custeio e métodos do cálculo industrial. Visão gerencial dos custos. Custeio por Absorção. Custeio Variável. Custeio ABC. Análise da Custo-Volume-Lucro. Sistemas de Informações de Custos. Custos em processos de TI. Informações para decisões.

Gestão da Performance do Negócio
Indicadores operacionais, táticos e estratégicos e ferramentas para uso de business analytics. Cases aplicados usando a plataforma IBM-Watson, contendo análise descritiva, preditiva e cognitiva de dados oriundos de todo tipo de base de dados (bigdata), incluindo de várias mídias.

Gestão de Pessoas e Competências para Redes de Inteligência
Emergência da noção de competências no contexto sócio-econômico; Abordagens da noção de competências; Competências individuais; Competências específicas ao decisor; Mobilização de capacidades (conhecimentos, habilidades e atitudes) em contexto de negociação; Processos de multiplicação e compartilhamento de competências.

Governança de Informação e Big Data
Essa disciplina tem como objetivo fornecer conhecimentos sobre conceitos e definições de capacidades de informação, bem como capacidades de gestão da informação da Governança da Informação em contexto de Big Data e o processo decisório em contexto de Big Data. Governança da Informação nos bancos, hospitais e indústria da defesa. Governança da informação e a sua relação com governança de Tecnologia da Informação e Corporativa. Valor da informação em contexto de volume, veracidade e velocidade da informação- Casos Varejo (eletrodomésticos e vestuário) – Bancos. Framework de Governança da Informação e Capacidades de Gestão da Informação e vantagem competitiva.

Informação de Mercados e Inteligência Financeira
Estrutura do mercado de capitais brasileiro. Eficiência de Mercado. Teoria de Portfolio. Modelos de precificação de ativos; CAPM e APT. Teoria da precificação de opções. Outros derivativos: Futuros e swaps. Avaliação do desempenho de carteiras.

Inovação Orientada ao Mercado
Disciplina teórico-prática com foco na inovação orientada para o mercado.
Conteúdo Programático
Aula 1: Globalização e Tendências; Conceitos centrais de inovação e tecnologia; Documentário e Exercício
Aula 2: Sistemas de Inovação; Orientação para o mercado; Estudo de Caso
Aula 3: Desenvolvimento e Pesquisa de Novos Produtos; Atividade prática; Brainstorming
Aula 4: Finalização e apresentação do trabalho final.

Inteligência para Inovação
Empresas que têm a capacidade de gerenciar informações externas são mais inovadoras do que aquelas que não conseguem realizar essa atividade de forma eficaz. Assim, destaca-se a importância da informação no monitoramento do ambiente com o intuito de fomentar inovações. Conteúdo: Definição de inovação. Processos, difusão da inovação e ciclo de vida do produto. Indicadores de inovação. Capacidades de inovação. Inteligência, inovação e competitividade. Alavancagem da inovação por meio de inteligência.

Liderança e Habilidades Gerenciais em Processos de Inteligência
Conceito de liderança. Liderança nas organizações contemporâneas. Papéis gerenciais. Competências gerenciais para processos de inteligência. Desenvolvimento de competências gerenciais.

Métodos de Pesquisa
A disciplina “Métodos de Pesquisa” aborda aspectos teóricos e práticos da pesquisa como ferramenta de inteligência estratégica, bem como destaca o seu importante papel como suporte ao desenvolvimento de organizacional nas suas dimensões acadêmica e gerencial.

Mobilidade Empresarial
Fundamentos de Computação Ubíqua e Mobilidade empresarial; Tecnologias móveis e ubíquas e Internet das Coisas (IoT); Modelos de negócios móveis; Oficina: desenhando uma aplicação de mobilidade empresarial.

Monitoramento do Ambiente Via Sinais Fracos: processo de inteligência antecipativa
Tomada de Decisão Estratégica. Monitoramento do Ambiente. Tipologia da informação. Sinais Fracos. Definição de Inteligência com ênfase na antecipação e no processo coletivo de interpretação. Conceito de Antecipação. Diferenças e complementariedades com outros tipos de Inteligência. Equipe Projeto. Animação. Operacionalização do processo de Inteligência Antecipativa através do Método L.E.SCAnning©. Interpretação coletiva e Criação de Sentido. Casos.

Saberes e Aprendizagem nas Organizações
A fim de compreender as complexidades do mundo do trabalho e dos processos de aprendizagem, construção e produção de saberes e conhecimento nas organizações, propõem-se explorar perspectivas interdisciplinares que possam explicar as conexões entre atores organizacionais, práticas, tecnologias e materialidade.
EIXO DE APRENDIZAGEM 1.
Noções básicas sobre conceitos e práticas de aprendizagem nas organizações: aprendizagem individual e coletiva; aprendizagem formal e informal; aprendizagem experiencial; aprendizagem pelas práticas de trabalho; formas de aprendizagem; aspectos facilitadores dos processos de aprendizagem no ambiente de trabalho.
EIXO DE APRENDIZAGEM 2.
A Construção do Conhecimento nas Organizações: a importância dos processos de socialização, de difusão interativa e do compartilhamento do conhecimento no ambiente de trabalho; o papel dos indivíduos, equipes e dos gestores na construção do conhecimento organizacional.

Seminário de Orientação de Trabalho de Conclusão
Orientação e acompanhamento para o desenvolvimento do TCC.

Seminários de Inteligência
Temáticas atualizadas sobre inteligência com abordagens complementares das diferentes práticas de inteligência nas organizações.

Tecnologia para processos de inteligência
Esta disciplina visa abordar as etapas de um ciclo de inteligência à luz de tecnologias que possam oferecer maior produtividade aos analistas, assim como maior velocidade na obtenção de informações para apoio em coleta. Da mesma forma, a disciplina de tecnologia para processos de inteligência também mostrará como viabilizar alguns tipos de monitoramentos que não seriam possíveis sem a utilização de tecnologias de apoio.

Tecnologias Digitais: aspectos comportamentais e decisão
Essa disciplina tem como objetivo fornecer conhecimentos sobre aspectos comportamentais que influenciam na tomada de decisão a partir da interação com a informação e suas múltiplas plataformas (Digitais) em contextos que tratam de indivíduos, grupos (herb) e organizações. Os principais temas abordados são Modelos de negócios digitais, comportamento humano com informação, Economic Behavior and Information Processing em negócios digitais. Compartilhamento de dados na era digital no contexto intra e interorganizacional (supply chain). Omnichannel.

Tópicos Avançados em Inteligência
Temáticas atualizadas sobre Governança de TI, Big Data, Data Science e Tecnologia da Informação, com abordagens complementares das diferentes práticas nas organizações.

Inscrições

Período: de 4 de abril de 2018 a 27 de julho de 2018

Requisito mínimo: diploma de graduação de nível superior

Para realizar a inscrição é necessário enviar os seguintes documentos digitalizados para o e-mail especializacao@ea.ufrgs.br

  • Ficha de inscrição preenchida e assinada (clique para fazer o download)
  • Mini curriculum vitae 
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do histórico do curso de graduação
  • Cópia do diploma de curso de graduação
  • Foto 3X4 escaneada na ficha

O CEAD entrará em contato para fazer o agendamento da entrevista. Na entrevista, você deverá entregar:

  • 2 (duas) fotos 3X4
  • Cópia do diploma da graduação autenticada em cartório

Mais informações: especializacao@ea.ufrgs.br ou

Investimento

  • Valor Total: R$ 17.500,00
    Matrícula: R$ 875,00 +
  • Valor à vista: R$ 14.962,50 (10% de desconto)
  • Parcelamento em 19 X R$ 875,00
  • Parcelamento em 22 X R$ 755,00

Descontos:
Pagamento à vista 10%;
Ex-aluno da UFRGS 10%;
Empresas Conveniadas 10%

Empresas Conveniadas
– Aspet
– Bacharéis e Tecnólogos registrados no CRA-RS
– Copesul
– Clube de Vantagens do Correio do Povo
– Dell Computadores
– DM9 Sul Publicidade
– Estagiar RS
– Embretec: Empresa Brasileira de Tecnologia e Administração de Convênios
– Ferramentas Gerais e empresas do grupo SLC
– Gerdau S/A
– GetNet (Toque e Fale)
– Hospital de Clinicas Porto Alegre
– Lojas Renner
– Lojas Quero-Quero
– Oi
– Qualidade RS – PGQP
– SEPRORGS
– Sicredi
– Springer Carrier
– Sistema Fiergs/Fecomércio/SESC
– Yara Brasil Fertilizantes

Contato

Secretaria do CEAD

Fones: (51) 3308.3698/3697/3676

  • das 13h30 às 19h30 (segunda a quinta-feira)
  • das 13h30 às 18h (sexta-feira)

e-mail: especializacao@ea.ufrgs.br ou

 

 

 

Coordenadora do curso

Profª. Drª. Raquel Janissek-Muniz
e-mail: rjmuniz@ufrgs.br