A Escola de Administração

A InstituiçãoEstrutura OrganizacionalInfraestruturaOrganogramaLocalização

Missão
Promover o conhecimento orientado à Administração, por meio do ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo organizações para a melhoria da qualidade de vida na sociedade.

Princípios
1- Valorização das potencialidades do aluno;
2- Respeito à pluralidade;
3- Responsabilidade social;
4- Valorização da iniciativa, criatividade e capacidade empreendedora;
5- Zelo pela imagem e cultura da escola.

Histórico
A Escola de Administração da UFRGS originou-se da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), com a criação, em 1951, do Instituto de Administração. O Conselho Universitário da UFRGS aprovou através da decisão n. 58/96, de 6 de setembro de 1996, a criação da Escola de Administração da UFRGS, tornando-a uma unidade autônoma.

A concepção de ensino predominante na Escola de Administração é o construtivismo, dando ao aluno a oportunidade de construir conceitos na interação com os colegas e na participação concreta em atividades de empresas.

A Escola de Administração presta vários serviços para a comunidade, sendo eles nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Ensino Graduação
Curso de Graduação em Administração diurno e noturno
Curso de Graduação em Administração Pública e Social noturno

Ensino Pós-Graduação:
Cursos de Mestrado em Administração (acadêmico, interinstitucional e profissional)
Curso de Doutorado em Administração (acadêmico e interinstitucional)
Cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Gestão Empresarial, Marketing, Finanças e MBA Executivo Internacional.

Pesquisa
As atividades de pesquisa encontram-se divididas em pesquisas básicas e aplicadas. Estas últimas são promovidas em parceria com empresas. Os projetos de pesquisa acadêmica estão ligados a um dos 15 grupos de pesquisa da Escola, todos com projetos financiados por órgãos de fomento como Capes, CNPq, Finep e Fapergs.

Extensão
As atividades de extensão encontram-se divididas em atividades de Consultoria (Planejamento Estratégico, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Produção e Gestão da Informação), Cursos de Extensão (desenvolvimentos de programas sob medida para as organizações) e Pesquisa Aplicada (de mercado, de satisfação de cliente, de clima organizacional, de qualidade de vida no trabalho).

O Regimento da Unidade – Escola de Administração, regido pela Portaria 4068 de 06.09.1996, disciplina a organização e o funcionamento desta através da seguinte estrutura organizacional:

Conselho da Unidade
É o órgão de deliberação superior da Escola de Administração. Compete a este supervisionar as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão no âmbito da Escola.

Diretor: Prof. Hugo Fridolino Müller Neto
Vice-Diretora: Profª Marisa Ignez dos Santos Rhoden

MEMBROS:
Chefe do DCA: Prof. Takeyoshi Imasato
Diretor do CEPA: Profª Marcia Dutra de Barcellos
Coordenador da COMGRAD: Profª Daniela Callegaro de Menezes
Coordenador da COMPG: Prof. Paulo Antonio Zawislak
Coordenador da COMPESQ:
Coordenador da COMEX: Prof. Guilherme Kirch
Representante Docente: Prof. André Luis Martinewski
Representante Docente Suplente: Prof. Diogo Joel Demarco
Representante Técnico-Administrativo: Damian Steppacher
Representante Técnico-Administrativo Suplente: Misael Cabreira
Representante Discente: Tiago Rafael do Nascimento Alencar
Representante Discente Suplente: Frederico de Lemos Fruet
Bibliotecária – Chefe: Tânia Marisa de Abreu Fraga

Escola de Administração 
Direção
É o órgão executivo superior da Escola de Administração. Ao diretor compete a supervisão dos programas de ensino, pesquisa e extensão e a execução das atividades administrativas, dentro dos limites estatutários e regimentais e das deliberações do Conselho da Escola de Administração.

Departamento de Ciências Administrativas (DCA)
É o órgão executivo para o curso de Graduação em Administração. Exerce, no âmbito da Escola de Administração, todas as competências atribuídas aos departamentos acadêmicos no Estatuto e Regimento Geral da Universidade. O Chefe do Departamento e o Chefe Substituto, escolhidos entre docentes integrantes da classe de professor titular ou adjunto, são eleitos pelo Plenário para um mandato de 02 (dois) anos com direito a uma recondução.

Colegiado do Departamento
O Colegiado tem como função:

  • Atribuir aos docentes do Departamento as tarefas de ensino, pesquisa, extensão e administração;
  • Propor ao Conselho da Escola de Administração a admissão e a dispensa de docentes;
  • Deliberar sobre pedidos de afastamento de docentes;
  • Designar representantes do Departamento nas instâncias previstas no Regimento da Escola;
  • Indicar ao Conselho da Unidade nomes para a composição de comissões examinadoras de concursos destinados ao preenchimento de vagas no quadro do corpo docente;
  • Manifestar-se previamente sobre acordos, convênios e contratos, bem como sobre a realização de congressos e atividades similares;
  • Examinar e dar parecer sobre o relatório anual elaborado pelo Chefe do Departamento;
  • Promover os processos de avaliação do desempenho dos docentes e do desenvolvimento das disciplinas a cargo do Departamento; orientar os professores lotados na Escola de Administração sobre a obrigatoriedade de lecionar, no mínimo, uma turma de graduação por semestre, salvo os casos justificados, e deliberar em grau de recurso com relação a decisões de professores ou do Chefe do Departamento.

Comissão de Graduação (COMGRAD
É o órgão que propõe a organização curricular ao Conselho da Unidade, avalia o currículo vigente e os planos de ensino elaborados pelo departamento, orienta academicamente os alunos a proceder à sua adaptação curricular, aprova e encaminha a relação dos alunos aptos à colação de grau à Direção da Unidade.

Comissão de Pesquisa (COMPESQ
É responsável pelos planos, programas e projetos de pesquisa. Tem como funções propor ao Conselho da Unidade da Escola de Administração ações relacionadas com as atividades de pesquisa.

Comissão de Extensão (COMEX
É responsável pelas atividades de extensão, sejam de ensino (formação continuada) ou de pesquisa aplicada.

Comissão de Pós-Graduação (COMPG) 
É responsável pela regulamentação do ensino de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado.

Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA
Tem como função principal o fomento ao ensino, pesquisa e extensão, valorizando a interação com a sociedade e aproveitando, para tanto, o potencial dos corpos docente e discente da Universidade.

Biblioteca 
É a unidade técnica responsável pelo provimento de informações necessárias ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, reunindo, organizando, armazenando e conservando o material bibliográfico e a produção científica sob sua guarda.

A Escola de Administração oferece 12 salas de aula e modernos equipamentos multimídia de projeção e computadores com acesso direto à Internet para aulas expositivo-interativas.

  • Biblioteca com mais de 25 mil livros, teses e dissertações, 447 periódicos, 2558 – livros, cd’s, folhetos, vídeos, totalizando mais de 28 mil volumes;
  • Acesso à base de dados on-line Periódicos CAPES: 35.376 títulos em Administração – nacionais e estrangeiros;
  • Bases de dados on-line: EBSCO;
  • A Escola ainda conta com a publicação da REAd – Revista de Administração  (publicação eletrônica – http://seer.ufrgs.br/read/index).

Organograma

Escola de Administração
Rua Washington Luiz, 855 – Centro. CEP: 90010-460. Porto Alegre/RS
Telefone: 55 51 3308.3536 – Recepção – 2º andar

Mapas completos de Porto Alegre:
http://geo.procempa.com.br
http://www.photomundi.com.br/mapa_ilustrado.htm
http://www.felliniturismo.com.br/mapapoa.html

Linhas de Ônibus:

  • Petrópolis/Sesc
  • C2 – Circular
  • T7
  • Praia de Belas
  • Assunção

Ônibus: Horários e Itinerários

Posts Recentes

Doutoranda da EA participa de Consórcio Doutoral em Portugal

A estudante de doutorado Gabriela Labres Mallmann participou do Consórcio Doutoral da Conferência Europeia de Sistemas de Informação (ECIS) 2017, que ocorreu de 5 a 10 de junho de 2017 em Guimarães, Portugal.

Gabriela, que é doutoranda da área de Sistemas e Tecnologia da Informação, apresentou sua proposta de tese sobre as consequências do uso de shadow IT. O orientador é o professor Antonio Carlos Maçada.

A UFRGS, representada por Gabriela através da Escola de Administração, foi a única universidade das Américas a participar do DC ECIS 2017. Em maio, Gabriela e Maçada receberam o Prêmio de Melhor Trabalho no EnADI 2017.

Participantes do ECIS – DC 2017, em Portugal

 

 

  1. Deloitte convida estudantes e recém-formados para o Programa Novos Talentos 2017 Comentários desativados em Deloitte convida estudantes e recém-formados para o Programa Novos Talentos 2017
  2. Empresa júnior de Psicologia promove workhop “Agora – Habilidades sociais para a vida moderna” Comentários desativados em Empresa júnior de Psicologia promove workhop “Agora – Habilidades sociais para a vida moderna”
  3. Comentários desativados em
  4. Daniel da Silva Lacerda Comentários desativados em Daniel da Silva Lacerda
  5. DAS promove campanha de vacinação contra gripe (influenza A) Comentários desativados em DAS promove campanha de vacinação contra gripe (influenza A)
  6. Globalink Research Internship abrirá inscrições para intercâmbio de 12 semanas no Canadá Comentários desativados em Globalink Research Internship abrirá inscrições para intercâmbio de 12 semanas no Canadá
  7. Antonio Maçada, professor da EA, e Gabriela Labres, doutoranda do PPGA, recebem prêmio por artigo na área de Administração da Informação da ANPAD Comentários desativados em Antonio Maçada, professor da EA, e Gabriela Labres, doutoranda do PPGA, recebem prêmio por artigo na área de Administração da Informação da ANPAD
  8. NEPA promove palestra “A formação da cidadania nas políticas de formação e emprego para jovens – um estudo comparado entre Colômbia e Argentina na última década” Comentários desativados em NEPA promove palestra “A formação da cidadania nas políticas de formação e emprego para jovens – um estudo comparado entre Colômbia e Argentina na última década”
  9. Ligas de Mercado Financeiro da UFRGS e da PUCRS promovem palestra com executivo da CFA Society Brazil Comentários desativados em Ligas de Mercado Financeiro da UFRGS e da PUCRS promovem palestra com executivo da CFA Society Brazil