Núcleo de Avaliação da Unidade – NAU

A avaliação como um projeto institucional é um processo continuamente renovado de balanceamento, de identificação de rumos, perspectivas e valores diferentes dos atuais. Seu traço distintivo é a busca da QUALIDADE.

Como processo contínuo e aberto, a avaliação é UM SERVIÇO PRESTADO POR TODOS os setores da Universidade, por todas as pessoas que os compõem, que participam do repensar objetivos, modos de atuação e resultados de sua prática (ROCHA, M.P. Evaluación: crítica y autocrítica de la Educación Superior).

Histórico

A Avaliação Institucional, implementada na UFRGS em 1994, teve como fio condutor um sistema de adesão voluntária das Unidades Acadêmicas ao Programa de Avaliação Institucional da UFRGS – PAIUFRGS.

A Escola de Administração, em 1997, através da portaria nº. 13 de 23/06/1997, emitida pela Direção, instalou o Núcleo de Avaliação da Unidade, que contou com a participação dos seguintes professores: Cláudio Pinho Mazzilli, Luís Felipe Machado do Nascimento, Carmem Lígia Iochins Grisci e Luiz Roque Klering. O NAU, de posse do dossiê que auto-retratava a Unidade (ensino, pesquisa e extensão), tinha por função analisar, refletir e, se possível, atualizar os dados para que posteriormente pudesse ocorrer a avaliação externa. Todavia até 2001, a Escola de Administração (EA) era uma das poucas Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que ainda não havia procedido a avaliação interna, estando o processo limitado a uma pesquisa de opinião realizada semestralmente junto aos alunos da graduação e, nos casos dos cursos de Especialização e Extensão, à enquetes denominadas de avaliação das disciplinas.

Já a comunidade externa, somente após a instituição do Exame Nacional de Curso (Lei Federal nº 9.131/95), popularizado como “provão”, passou a ter conhecimento mais formal, sistematizado e continuado, do que ocorria no interior desta Universidade, no caso, da Escola de Administração. O “provão”, não obstante as múltiplas opiniões a seu respeito, teve o mérito de ter elevado a temática da avaliação institucional nas entidades de ensino e pesquisa, sobretudo as públicas.

Para fazer parte a esse quadro, foi constituído pelo Diretor da Escola de Administração, professor doutor Carlos Alberto Martins Callegaro, mediante publicação da Portaria nº 12, de 30 de Maio de 2001, o Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU), tendo sido designados como membros: o prof. Dr. Ivan Antonio Pinheiro (coordenador), a profª. Dra. Elaine Di Diego Antunes e a técnica-administrativa Administradora Sandra Regina Cela. Na oportunidade foram estabelecidos como sendo os principais, bem como os mais prementes objetivos do NAU: 1) elaborar o primeiro relatório de avaliação da Unidade; e, 2) instituir uma sistemática de avaliação da Escola de Administração.

A partir de então o NAU passou a elaborar relatórios a cada dois anos, pois dada a complexidade das informações a serem trabalhadas, bem como das responsabilidades profissionais de seus membros, tornava-se inviável emitir relatórios anuais. Foi somente com a decisão da direção em designar a técnica-administrativa Sandra Regina Cela para atender exclusivamente as atividades do NAU, e, com a contratação de uma bolsista, que criou-se estruturalmente um setor com organização e localização definidas (computadores, impressora, arquivos, copiadora, telefone, etc.) e reconhecimento formal (participação em várias decisões da EA), responsável pelo estudo, pesquisa, banco de dados, levantamento de indicadores, disseminação de informações, capaz de auxiliar na gestão da Unidade, o que proporcionou a elaboração de uma sistemática que possibilita emitir relatórios a qualquer tempo, sejam eles parciais ou anuais.

Em 2005, o Prof. João Luiz Becker nomeu a nova comissão do NAU, através da portaria n° 07 desde 15 de março de 2005 o Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos como Coordenador do NAU e como membros a Profa. Dra. Aida Maria Lovison e o Prof. Ms. Paulo Cesar Delayti Motta e a Técnica Administrativa Adm. Sandra Regina Cela. Foram selecionadas 2 dimensões constantes no Roteiro de Auto-Avaliação disponibilizado pela CONAES para proceder a auto-avaliação: Infraestrutura e Política para o ensino (Graduação e Pós-Graduação), pesquisa e extensão. Essas dimensões serão observadas através de questionários, elaborados pela Comissão do NAU e preenchidos pelos egressos, discentes, docentes e técnicos. As ações foram as seguintes: analisou-se e organizou-se as informações advindas do Banco de Dados disponibilizado pelo CPD, apresentou esses resultados em seminários internos na Unidade, realizou coleta de informações complementares, dentre outros.

Em setembro de 2006, realizou-se o I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO/UFRGS. Destacou-se naquele momento, o Painel sobre avaliação dos 10 anos (Relatório de Avaliação 1996-2006) da Escola com os dados e representantes dos Setores da EA (Graduação, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Departamento, Infra-estrutura e Biblioteca) e Debate.

Em 2007, o Prof. Antônio Domigos Padula nomeu a nova comissão do NAU, através da portaria n° 06 de 11 de julho de 2007, o Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos como Coordenador do NAU e como membros Prof. Dr. Norberto Hoppen e a Técnica Administrativa Adm. Sandra Regina Cela.

Em 2009, foi realizado o relatório 2006-2008 e trouxe as novas diretrizes de avaliação interna da Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS, implantadas em 2009. Esse relatório foi o primeiro entre as Unidades da UFRGS utilizando dados sobre as dez dimensões a seguir: A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional; A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, e a extensão; A responsabilidade social da instituição; A comunicação com a sociedade; As políticas de pessoal; Organização e gestão da instituição; Infra-estrutura física; Planejamento e avaliação Políticas de atendimento a estudantes e egressos e Sustentabilidade financeira.

Em 2009, a Prof. Antônio Domigos Padula nomeu a nova comissão do NAU, através da Portaria nº. 10 de 12 de maio de 2009 o Prof. Dr. Clezio Saldanha dos Santos como Coordenador do NAU e como membros o Prof. Gilberto de Oliveira Kloeckner, a Prof.a Raquel Janissek-Muniz e a Técnica Administrativa Adm. Sandra Regina Cela.

Em setembro de 2010 foi realizado o II SEMINÁRIO INTERNO DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO com dados de 2006-2010.

Em 2011, foi finalizado o relatório 2006-2010, onde tratava do relatório de Gestão do Prof. Antônio Domigos Padula.

Em 2012, foi realizado o relatório 2007 e 2011 que organizou dados levantados sobre as dez dimensões já definidas anteriormente e, em termos de direção da Escola, esse relatório analisou os últimos dois anos do mandato do Diretor Antônio Domigos Padula e os dois primeiros anos do mandato da Diretora Marisa Ignez dos Santos Rhoden. Portanto, foi o primeiro relatório comparando dois mandatos de Direção da Escola. Em 2013, a Profª. Marisa Ignez dos Santos Rhoden nomeou a nova comissão do NAU, através da Portaria nº. 08 de 20 de maio de 2013 o Prof. Dr. Rogério Faé como Coordenador do NAU e como membros o Prof. André Martinewiski e o Técnico Administrativo Gustavo Bandeira.

Em 2013, foi realizado o Relatório de Avaliação da Escola de Administração referente a 2012.
Bolsistas:
Cristina Zaniol (2006)
Daniele Morais Motta (2006-2007)
Amália Heemann Junges (2008)
Juliana Kaminski Machado (2009)
Emília Dornelles Hetzel (2010)
Mariana Bandeira D’Ávila (2012)
Lucas Schenkel Schieferdecker (2012)
Aline Tuane Pires Librelotto (2012)
Sâmara Nascimento Pagliarini (2013)

Objetivos

  • Impulsionar um processo autocrítico da Unidade Acadêmica, na busca da garantia da qualidade da ação acadêmico-universitária;
  • Estimular o desenvolvimento da qualidade acadêmica, em consonância com as demandas científicas e societárias, buscando expandir a capacidade da Escola de Administração como uma instituição de alto nível;
  • Auxiliar a ampliar e diversificar as relações da Escola de Administração em suas dimensões regional, nacional e internacional;
  • Apoiar a Escola de Administração no repensar objetivos, modos de atuação e resultados, na perspectiva de uma Unidade mais consentânea com o momento histórico em que se insere;
  • Articular o processo de avaliação na instituição como um todo, enfocando, os ensinos de graduação e de pós-graduação, em suas interfaces com a pesquisa e a extensão.

Composição

Membros
Prof. Gilberto Tavares dos Santos (coordenador)
Profª Carla Simone Ruppenthal Neumann (coordenadora substituta)
Prof. Fábio Bittencourt Meira
Prof. Sidinei Rocha de Oliveira
Carolina Barcelos
Lourdes Odete dos Santos

Contato

Núcleo de Avaliação da Unidade/EA/UFRGS
Rua Washington Luiz, 855 – 2° andar
90010-460 – Centro – Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 3308.3835