EA Responsável

EA ResponsávelParticipe das campanhas do EA Responsável!

A Escola de Administração, desde 2004, conta com a participação da comunidade acadêmica para agir positivamente em diversos aspectos, com destaque para os ambientais e sociais. É possível, com pequenas ações e mudanças de hábito, reduzir significativamente o nosso impacto ao produzir lixo, por exemplo.
Passeando pelo site você saberá como participar sem a necessidade de grandes esforços!

O Projeto
A campanha é realizada com o objetivo de trabalhar a responsabilidade ambiental e social, através de informações e ações. A Escola possui lixeiras específicas para cada tipo de resíduos nos corredores e nas salas de aula: uma para resíduos recicláveis (etiqueta azul), outra para não-recicláveis (etiqueta preta), bem como na biblioteca e na secretaria.
A partir de 2005, a UFRGS iniciou um projeto de Educação Ambiental, através da Coordenadoria de Gestão Ambiental e passou a formar Agentes Ambientais nas diversas unidades da Universidade. Desde então a Escola procura trabalhar em conjunto com esta coordenadoria.
A EA/UFRGS possui dois técnicos-administrativos formados no curso de agente ambiental, Sandra Regina Cela e Paulo Garcia, que dão apoio nessas ações.
Desde 2004, a Escola já organizou uma série de ações voltadas para a questão ambiental. A partir de 2007, um dos objetivos é trabalhar com a educação ambiental voltada para os Três “Erres” : Reduzir, Reaproveitar e Reciclar.
No saguão da Escola temos o Jornal Mural, onde, sob o título EA Responsável, encontram-se informações úteis e notícias sobre ações sócio-ambientais.

Faça sua parte, cuide do meio ambiente!

Coleta Seletiva
Para que serve?
A coleta seletiva é a melhor maneira de reduzirmos os impactos do lixo gerado no ambiente de trabalho. Com ela, permitimos o reaproveitamento dos papéis que já foram utilizados, e que não têm mais finalidade. Ao separar o lixo orgânico do seco (ver tabela abaixo), facilita-se o trabalho dos catadores, que posteriormente separam os materiais que podem ser aproveitados dos que sofrerão a decomposição, processo demorado no caso de papéis, latas e derivados do petróleo, como plástico e borracha.

Como funciona
A partir de 2007, um dos objetivos é trabalhar com a educação ambiental voltada para os Três “Erres” : Reduzir, Reaproveitar e Reciclar.
Faça sua parte, cuide do meio ambiente!

Resíduo Reciclável (Etiqueta Azul)
» Garrafas
» Vidros de conserva
» Lâmpadas incandescentes
» Cacos de vidro.
» Embalagens de produtos de limpeza
» Garrafas plásticas
» Potes de creme e xampu
» Sacos, sacolas e saquinhos de leite limpos
» Latinhas de cerveja e refrigerante
» Enlatados
» Jornais, listas telefônicas e folhetos comerciais
» Folhas de caderno, revistas e folhas de rascunho
» Aparas de papel

Resíduo Não-reciclável (Etiqueta Preta)
» Cascas de frutas
» Folhas secas e cascas de ovos
» Restos de alimentos
» Papéis sujos, molhados e engordurados
» Erva-mate
» Borra de café

Conheça o Trote Solidário

Links Relacinados:
Sistema de Gestão Ambiental UFRGS
Grupo Interdisciplinar de Gestão Ambiental UFRGS
http://www.portalga.ea.ufrgs.br/

Ministério do Meio Ambiente
Secretaria Municipal do Meio Ambiente
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smam/