Sobre a Escola

A Escola de Administração (EA)

A Escola de Administração da UFRGS originou-se da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), com a criação, em 1951, do Instituto de Administração. Em 6 de setembro de 1996, através da Decisão nº 58/96, o Conselho Universitário da UFRGS (CONSUN) aprovou a criação da Escola de Administração da UFRGS, tornando-a uma unidade independente.

Hoje, a EA recebe 160 novos alunos em seus três cursos a cada semestre:

 

  • 40 em Administração diurno
  • 80 em Administração noturno
  • 40 Administração Pública e Social (noturno)

Além da graduação, a Escola de Administração oferece outros cursos na área de Ensino:

  • Cursos Stricto Sensu: Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional
  • Cursos Lato Sensu: Especialização nas áreas de Finanças, Gestão Empresarial, Marketing, Inteligência Estratégica, Gestão de Pessoas e Administração Pública.

Pesquisa e Extensão são os outros dois pilares da Escola de Administração da UFRGS.

A concepção de ensino predominante na EA é o construtivismo, dando ao aluno a oportunidade de construir conceitos na interação com os colegas e na participação concreta em atividades de empresas.

Missão
Promover o conhecimento orientado à Administração, por meio do ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo organizações para a melhoria da qualidade de vida na sociedade.

Princípios
1- Valorização das potencialidades do aluno;
2- Respeito à pluralidade;
3- Responsabilidade social;
4- Valorização da iniciativa, criatividade e capacidade empreendedora;
5- Zelo pela imagem e cultura da escola.

Regimento da Escola de Administração da UFRGS
Clique para acessar

E-book sobre a EA
Faça o download do e-book “Um case de sucesso e empreendedorismo chamado Escola de Administração da UFRGS”, organizado por Evelin Stahlhoefer Cotta.

Infraestrutura

A Escola de Administração possui 12 salas de aula com capacidade para 50 pessoas, três laboratórios de Informática e 63 gabinetes para professores. As salas de aula possuem equipamentos multimídia para projeção e aulas expositivo-interativas.

Em 2016, a EA inaugurou instalações de acessibilidade em suas dependências, que incluem um banheiro exclusivo para pessoas com deficiência, plataforma elevatória para acesso às salas de aula, rampa externa para cadeirantes, ampliação da cobertura na entrada e mudança na arquitetura dos banheiros.

A Biblioteca da EA possui um acervo de 22.500 títulos e realiza, em média, mais de 127 mil transações – consultas, renovações e empréstimos e devoluções.

Acreditação internacional

A acreditação é um processo de aperfeiçoamento organizacional planejado que tem como propósito estabelecer normas e procedimentos operacionais críticos para a garantia do atendimento da missão da Instituição. A Escola de Administração, por decisão de seu Conselho de Unidade, afiliou-se à AACSB (em tradução livre, Associação para o Aprimoramento das Escolas de Negócios Colegiadas), órgão internacional de acreditação.

Para obter a acreditação, a Escola deve estar preparada para demonstrar como seus procedimentos e práticas (administrativas, acadêmicas e éticas) fazem a diferença no mundo empresarial e na sociedade, assim como na comunidade global. Deve mostrar compromisso em resolver, engajar e responder a questões de responsabilidade social.

A AACSB foi escolhida por ser uma entidade de reputação internacional, que reúne as mais reconhecidas escolas de negócios do mundo. Além disso, a AACSB tem como principal objeto escolas de negócios colegiadas, como a EA-UFRGS. A afiliação da Escola de Administração à AACSB foi defendida pela importância da inclusão da EA no grupo de melhores instituições de ensino do país, quando obtida a acreditação. Além disso, também é preciso reconhecer que o próprio processo de preparação para a acreditação já representa oportunidades preciosas para aprimoramento institucional. O caminho da preparação escolhido para a Escola de Administração, por recomendação da AACSB, foi a implementação da ISO 14.000 – Norma de Gestão Ambiental. A implementação dessa norma facilita o processo de acreditação porque promove a introdução de práticas normatizadas na cultura da organização.

O processo de acreditação da EA, portanto, encontra-se em uma fase de aprendizagem para passar a adotar rotinas padronizadas. Nesse caso, a obtenção da certificação ISO 14.000, embora seja um passo preliminar, já é, em si, um grande passo para o reconhecimento da Escola de suas práticas de sustentabilidade – práticas estas que são adotadas há anos, sem que haja a formalização e o respectivo reconhecimento público. Um conjunto isolado de ações menores, mas igualmente importante, já foi providenciado no sentido de buscar o atendimento aos critérios de acreditação. A Escola passou, por exemplo, a informar os seus estudantes ingressantes sobre seus deveres e direitos por meio de um manual de consulta do estudante impresso. Uma comissão de ética, composta por um psicólogo e uma pedagoga, foi instituída para tratar de conflitos interpessoais. A Escola implementou melhorias de infraestrutura para dar condições de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais. Por meio da COMINT, a Escola tem ampliado sua inserção internacional, a despeito das dificuldades econômicas impostas.

O principal desafio a ser vencido para o avanço do processo é o amadurecimento de toda a comunidade sobre o entendimento da natureza única e do propósito primeiro da Escola de Administração. A partir desse entendimento será possível estabelecer uma missão para a Escola que traduza sua real vocação. A partir daí seguirá um esforço de adequação das práticas gerenciais para dar garantias de que a Escola de Administração produza ensino, pesquisa e extensão indiscutivelmente relavante para a comunidade local e global.

Hugo Müller Neto
Diretor da Escola de Administração da UFRGS (2014-2018)

Certificado da AACSB

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