MATRÍCULA – presencial, cancelamento, trancamento, extracurricular

1. Matrícula presencial (calouros)

A primeira matrícula dos calouros aprovados via Concurso Vestibular ou Sisu é realizada presencialmente junto à Unidade de Ensino do curso escolhido para ingresso.

O não comparecimento do Calouro (ou responsável com requisição assinada em cartório, caso o calouro esteja impossibilitado de comparecer) ou a não entrega da documentação exigida, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico, implicam na renúncia da vaga obtida.

Para mais informações sobre a documentação exigida, acesse o site da Comissão Permanente de Seleção (COPERSE), órgão responsável pelo Concurso Vestibular, ou a página especial sobre o Sisu na UFRGS.


2. Cancelamento de matrícula 

O cancelamento de matrícula em disciplinas consiste na interrupção dos estudos de uma ou mais disciplinas em que o aluno esteja matriculado. Não será permitido o cancelamento da mesma disciplina por mais de duas vezes, nem o cancelamento de todas as disciplinas em que o aluno esteja matriculado em um determinado semestre.

O cancelamento de disciplina influi negativamente no cálculo dos índices de ordenamento I3 e I4 por até dois semestres, se realizado fora do período de encomenda e ajuste de matrícula.

Legislação: Artigo 26 da Resolução 11/2013-CEPE

Como solicitar:

Acessar o Portal do Aluno no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico, seguir o caminho Ensino de Graduação > Aluno > Informações do Aluno e escolher a opção Cancelamento para a(s) disciplina(s) desejada(s).


3. Trancamento de matrícula 

O trancamento de matrícula consiste no afastamento por no máximo até quatro semestres do seu curso, intercalados ou não. O calouro classificado no Concurso Vestibular só poderá realizar o trancamento do curso após estabelecer o vínculo através da matrícula, sob pena de ser considerado renunciante e a sua vaga ser consequentemente remanejada. A readmissão é automática para o semestre subsequente e está sujeita ao currículo vigente.

Legislação
Regimento Geral da UFRGS e Artigo 27 da Resolução 11/2013-CEPE

Passo a passo:

O aluno acessa o Portal do Aluno dentro do período estabelecido pelo Calendário Acadêmico para a requisição do trancamento de matrícula e segue o caminho Informações do Aluno > Trancamento.


4. Matrícula extracurricular (curso 2)

Trata-se da possibilidade de alunos da graduação da UFRGS solicitarem matrícula, quando houver interesse, para cursar disciplinas de outros cursos oferecidos pela Universidade que não pertençam ao seu currículo. Os créditos deste tipo de disciplina, quando aproveitada, podem ser convertidos em créditos complementares.

Legislação: Resolução 22/78 – COCEP e Artigo 22 da Resolução 11/2013-CEPE

Passo a passo:

Para solicitar matrícula em disciplinas extracurriculares é necessário matricular-se em pelo menos uma disciplina de seu curso, no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico para encomenda de matrícula. O pedido para disciplinas extracurriculares é feito através do Portal do Aluno no espaço exclusivo Aluno > Matrícula > Solicitação Extracurricular, dentro dos prazos das matrículas regulares, conforme definido no Calendário Acadêmico.

A disciplina pretendida não pode estar bloqueada para essa modalidade de matrícula e podem ser solicitadas até duas disciplinas por semestre. Os pedidos serão analisados após o Ajuste de Matrícula.