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Como faço para trocar o turno do meu curso?

Ocorre somente por transferência interna, um processo seletivo interno da UFRGS que possibilita ao estudante, se aprovado, trocar de curso e no caso do curso de Bacharelado em Administração, trocar o turno. Informações sobre transferência interna em http://www.ufrgs.br/prograd/processos-seletivos/ingresso-extravestibular

Como faço para solicitar readmissão no curso por abandono?

A readmissão no curso somente poderá ser realizada se ela se der em período posterior ao semestre em que o estudante caiu em abandono, atendendo às seguintes condições previstas na Resolução n.11/2013, CEPE/UFRGS:

– após a primeira incidência de abandono ou,

– após a segunda incidência em abandono, desde que, no período letivo anterior, não tenha incidido em abandono.

Em ambos os casos, o aluno precisa ter sua Taxa de Integralização Média (TIM) maior ou igual à metade da TIM do curso.

Fui desligado do curso, como posso tentar minha readmissão?

Após o desligamento o (a) estudante não está mais ao abrigo das situações previstas na Resolução n.11/2013, CEPE/UFRGS. Nesse caso, é possível tentar, via processo administrativo, a solicitação de readmissão por abandono. Para isso, preencha o formulário http://www.ufrgs.br/prograd/requerimento-para-fins-diversos), explique seus motivos, anexe os comprovante, e encaminhe ao Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE/UFRGS) através do Protocolo Geral, Anexo I da Reitoria, Campus Centro.

Quanto tempo tenho para realizar o curso de Bacharelado em Administração Pública e Social?

O curso tem duração de 10 semestres, tendo o (a) estudante o dobro do prazo, 20 semestres para sua integralização.

Quanto tempo tenho para realizar o curso de Bacharelado em Administração?

O curso tem duração de 10 semestres, tendo o (a) estudante o dobro do prazo, 20 semestres para sua integralização.

Existe abono de falta para as aulas na graduação?

O abono de faltas na graduação não é possível, exceto nos casos de:

– licença para tratamento de saúde;

– alunos reservistas: o Decreto-Lei nº 715/69 assegura o abono de faltas para todo convocado matriculado em órgão de formação de reserva ou reservista que seja obrigado a faltar às atividades civis por força de exercício ou manobra, exercício de apresentação das reservas ou cerimônias cívicas, e o Decreto nº 85.587/80 estende essa justificativa para o oficial ou aspirante-a-oficial da reserva, convocado para o serviço ativo, desde que apresente o devido comprovante (a lei não ampara o militar de carreira; portanto suas faltas, mesmo que independentes de sua vontade, não terão direito a abono);
– aluno com representação na CONAES: de acordo com a lei que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as instituições de educação superior devem abonar as faltas do estudante que tenha participado de reuniões da CONAES em horário coincidente com as atividades acadêmicas (MEC. Perguntas Frequentes sobre Educação Superior. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/sesu-secretaria-de-educacao-superior/perguntas-frequentes>. Acesso em: setembro de 2019).

Como requerer o abono de falta em caso de licença saúde?

O abono de falta, nesses casos, deverá ser requerido à Junta Médica no prazo de 10 (dez) dias úteis, localizada na Av. Protásio Alves, 297, esquina com a rua São Manoel (perto da Casa do Estudante do Campus Saúde). Para os atestados que afastam o (a) discente por mais de dois dias é necessário agendar perícia médica através do telefone 51 3308.2014 ou 51 3308.2016.

Como requerer o abono de falta nos casos específicos do serviço militar, amparados pelo Decreto-Lei nº715/69?

Preencher o Formulário para Fins Diversos na Universidade (http://www.ufrgs.br/prograd/requerimento-para-fins-diversos), anexar comprovantes e abrir processo administrativo no Protocolo Geral, Anexo I da Reitoria, Campus Centro.

Qual a frequência obrigatória às aulas?

Os cursos de Administração e Administração Pública e Social tem exigência de frequência mínima pelos alunos de 75% das aulas e atividades.

Como faço para solicitar a 2ª via do meu diploma de graduação?

Como faço para solicitar a 2ª via do meu diploma de graduação?

A expedição de 2ª via de diploma precisa ser solicitada à TUA UFRGS, mediante preenchimento de requerimento, cópia do RG e pagamento da da GRU (Guia de Recolhimento da União). Para solicitar o serviço, acesse https://www1.ufrgs.br/CatalogoServicos/servicos/servico?servico=1579