Cátedra Tramontina Eletrik

A existência de Cátedras (em inglês “endowed chair” ou apenas “chair”) é uma tradição em universidades americanas e européias há séculos. Apesar de existirem pequenas variações em cada caso, de forma geral uma Cátedra é um acordo de cooperação, por meio de apoio financeiro (via doação) – por empresas ou por pessoas físicas – às atividades de ensino e pesquisa em universidades de renome.

A Cátedra proporciona diversos benefícios para a Universidade:

  1. Possibilidade de dinamizar e maximizar o impacto científico de suas atividades de ensino e pesquisa por meio da injeção de recursos financeiros adicionais.
  2. Aumento da relevância prática de seus cursos e de suas pesquisas, ao estudar e ter acesso a problemas reais e prioritários do mundo empresarial.
  3. Prestígio institucional, representado pelo apoio oficial de uma empresa de renome nacional ou internacional.

Na Escola de Administração, o Grupo de Pesquisa sobre Marketing e Consumo (GPMC) recebe apoio da Cátedra Tramontina Eletrik. As principais linhas de pesquisa financiadas pela Cátedra estudam Previsão de Demanda e Arquitetura de Escolha. Desde 2013, diversos alunos de doutorado, mestrado, graduação e turmas de pós-graduação tiveram atividades de pesquisa financiadas pela Cátedra. Essas pesquisas geraram publicações em periódicos e nos principais congressos da área. Para mais informações consulte o site do GPMC: https://www.ufrgs.br/gpmc/language/pt/

Notícias sobre a Cátedra Tramontina: