Núcleos e Grupos de Pesquisa

Acesse os grupos de Pesquisa da EA por área de interesse.

Administração Pública e Social

1. GEDAP – Grupo de Pesquisa, Estado, Democracia e Administração Pública

O objetivo principal do GEDAP é fomentar projetos de pesquisa que contribuam para a elaboração de um modelo alternativo de Gestão Pública, fundado na defesa radical da participação cidadã como elemento central da democracia. Como estratégia acadêmica para a divulgação dos resultados dos seus projetos de pesquisa, o Grupo participa de congressos e periódicos científicos no Brasil e no exterior. Ademais, visa apoiar e estimular a pesquisa de graduandos, especializandos, mestrandos, doutorandos, recém-doutores e pós-doutorandos. Também faz parte da missão do Grupo interagir com organizações públicas, movimentos sociais, outras instituições de ensino e pesquisa, redes, núcleos, centros, grupos e pesquisadores que atuem em áreas de interesse comum, dando preferência ao intercâmbio latino-americano.

www.ufrgs.br/gedap

Coordenador: Aragon Érico Dasso Júnior – aragon.dasso@ufrgs.br

Carlos Honorato Schuch Santos
Christian Guy Caubet
Gabriel Eduardo Vitullo
Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski
Alexandre Piccoli Faganello
Bruna San Martins Sanes Schubert
Cláucia Piccoli Faganello
Frederico Oderich Muniz
Íris Pereira Guedes
Rodrigo Almeida Soares
Thaís Recoba Campodonico


2. NEGA – Núcleo de Extensão em Gestão Alternativa

O Núcleo de Estudo em Gestão Alternativa (NEGA) é um espaço de produção de conhecimento que existe desde 2013 na Escola de Administração da UFRGS. Desenvolve projetos e programas de extensão com apoio da SENAES/MTE, CNPq e PROEXT-MEC.

As ações do NEGA incluem pesquisas, mapeamentos e diagnósticos de organizações, redes, cadeias produtivas solidárias, processos de capacitação e construção de tecnologias sociais além do apoio a experiências locais de desenvolvimento territorial com a implementação de bancos comunitários em duas comunidades de Porto Alegre, RS. É interdisciplinar, devido à variada formação e atuação dos seus pesquisadores em áreas como Administração, Antropologia, Educação, Estudos Organizacionais, Filosofia e Sociologia. O Grupo de Pesquisa sedimenta o tripé ensino, pesquisa e extensão como marco estruturante da atuação do núcleo.

https://www.ufrgs.br/gestaoalternativa/

Coordenadores:
Ana Mercedes Sarria Icaza – amsicaza@ea.ufrgs.br
Fábio Bittencourt Meira – fabio.meira@ufrgs.br
Pedro de Almeida Costa – pacosta@ea.ufrgs.br

Mônica Birchler Vanzella Meira
Patrícia Kinast De Camillis
Paulo Peixoto de Albuquerque
Daniel da Silva Lacerda


3. NEPEC – Núcleo de Estudos em Política, Estado e Capitalismo na América Latina

O Núcleo de Estudos em Política, Estado e Capitalismo na América Latina (NEPEC) tem por objetivo congregar estudos sobre política, Estado e capitalismo na América Latina. As pesquisas tenderão a privilegiar a realidade latino-americana, e a brasileira em particular, considerando, também, o desenvolvimento de perspectivas comparadas com outros países do mundo. O NEPEC caracteriza-se pela pesquisa em ciências sociais aplicadas e em ciências humanas, buscando contribuir na formação de pesquisadores, bem como na interação e diálogo da UFRGS com outras universidades e instituições do país e do exterior.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1341025325768030

Coordenadores:
Leonardo Granato – leonardo.granato@ufrgs.br
Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt – jaqueline.bittencourt@ufrgs.br


4. NupeGEM – Núcleo de Pesquisa em Gestão Municipal

Núcleo criado em agosto de 2017 para analisar a realidade municipal latino-americana a partir de seus condicionantes históricos, sócio-econômicos, institucionais e seu papel no desenvolvimento econômico e social integrado. Também visa contribuir para o fortalecimento e profissionalização dos participantes nas funções administrativas do Estado em âmbito local, seja no planejamento, orçamento, gestão de políticas públicas e controle, além da função central de participação social.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1341025325768030

Coordenadores: Diogo Joel Demarco  – diogo.demarco@ufrgs.br | Luciana Pazini Papi – luciana.pazini@ufrgs.br

Estudos Organizacionais

1. Organização e Práxis Libertadora

O Grupo de Pesquisa Organização e Práxis Libertadora é um coletivo de trabalho sediado na Escola de Administração da UFRGS e em seu Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Sua trajetória se iniciou em 2003, mas a presença na Plataforma de Grupo Pesquisa CNPq foi formalizada em 2009. O Grupo tem como objetivo contribuir para a organização das lutas sociais de duas maneiras: refletindo sobre essa organização e tomando como tema de estudo problemas colocados pela realidade dessas lutas. Ao mesmo tempo, trava luta cultural no âmbito de uma disciplina que nasce no mercado e para o mercado, e que tem na sua razão de ser a produção de conhecimento para a organização do capital.

https://www.ufrgs.br/organizacaoepraxislibertadora/

Coordenadores:
Guilherme Dorneles Camara – guilherme.dornelas@ufrgs.br
Maria Ceci Misocky – maria.ceci@ufrgs.br
Paulo Ricardo Zilio Abdala – paulo.abdala@ufrgs.br
Rafael Kruter Flores – rafael.flores@ufrgs.br
Rogério Faé – rogerio.fae@ufrgs.br
Takeyoshi Imasato – t.imasato@ufrgs.br


2. Núcleo de Estudos Marcelo Milano Falcão Vieira – NeMaVi

O NeMaVi tem origem na trajetória de pesquisadores que atuavam junto ao Observatório da Realidade Organizacional, do qual o professor Marcelo Milano Falcão Vieira foi um dos fundadores. A vinculação a novas universidades federais, em outros estágios de formação e atuação, com novas interlocuções, nos levaram a criar o NeMaVi a fim de fortalecer os vínculos e interesses de pesquisa em perspectiva multiparadigmática e interdisciplinar.

O nome do grupo, além de uma homenagem, guarda também o compromisso de manter a atenção ao universo organizacional que foi sempre uma preocupação de Marcelo, especialmente para a abertura do campo dos estudos organizacionais para outras temáticas, com interdisciplinaridade mas, sobretudo, buscando os nexos com a organização, tanto como substantivo quanto como ação. É também desta trajetória que mantemos a preocupação com os campos da cultura e da educação, somada à centralidade das relações de poder nas disputas entre os grupos, notadamente, frente à hegemonia na direção do Estado e na formação e implementação de políticas públicas.

A trajetória de Marcelo marca o grupo mas é fortemente enriquecida com as perspectivas que agregam jovens pesquisadores, atualizando e ampliando as temáticas que ele desenvolvia. Esta forma de atuar é mais uma homenagem à memória do professor Marcelo Milano Falcão Vieira: a disposição e a abertura para a juventude, na expectativa de contribuir para a formação de professores e pesquisadores comprometidos com a tarefa de produzir conhecimento qualificado e socialmente engajado. Inspirados em seu trabalho, é o que, modestamente, tentamos fazer, investigando as seguintes temáticas:

  • Empresa, Empresarização e Modernidade: características, implicações e críticas
  • Organização para a produção de conhecimento: concepções em disputa
  • Organização, Estado e Políticas Públicas
  • Organizações, Discurso e Poder
  • Pensamento Social Brasileiro e Estudos Organizacionais

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/267703

Coordenadores:
Márcio Silva Rodrigues – marciosilvarodrigues@gmail.com
Rosimeri Carvalho – rosimeri.carvalho@ufrgs.br

Camila Furlan da Costa
Cristiane Simões Netto Costa
Daniel da Silva Lacerda
Márcio Barcelos
Marcio Silva Rodrigues
Rodrigo Gameiro Guimarães
Sueli Maria Goulart Silva

Finanças

NEFI – Núcleo de Estudos em Finanças

O NEFI é o grupo oficial de pesquisa e pós-graduação em Finanças da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem como objetivo desenvolver pesquisa na área de Finanças, assim como prover mão de obra qualificada para o trabalho no setor financeiro. Os principais tópicos de pesquisa estudados pelo pesquisadores do NEFI são:

  • Mercado de Capitais: estuda o sistema geral de distribuição de valores mobiliários, os títulos de emissão de empresas e seus processos de capitalização;
  • Métodos Quantitativos em Finanças: aplica conhecimentos, assim como desenvolve metodologia/teoria, na área de modelagem estatística, matemática e computação aos estudos em finanças; e
  • Finanças Corporativas: direcionada ao estudo dos reflexos das atitudes tomadas pelos gestores financeiros sobre o valor da empresa assim como também o desenvolvimento de ferramentas que possam auxiliar em tais decisões.

https://sites.google.com/site/nefiufrgs/home

Coordenador: Guilherme Kirch – gkirch@ufrgs.br

Marcelo Perlin
Flávio Augusto Ziegelmann
João Frois Caldeira
Marcelo Savino Portugal
Tiago Pascoal Filomena
Marcelo Brutti Righi

Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

1. GINEIT – Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação do Trabalho

O GINEIT foi criado em julho de 1995 junto ao PPGA/UFRGS, tendo como objetivo o desenvolvimento de pesquisas sobre a inovação e o trabalho. O grupo contribuir para o conhecimento do e sobre o trabalho e fatores que interferem na vida daqueles que trabalham. Busca promover a realização e divulgação de projetos de pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais que integrem redes de pesquisadores oriundos das diversas áreas que se dedicam a estas temáticas (profissionais, professores, graduandos, mestrandos, doutorandos e bolsistas de apoio técnico e iniciação científica).

As principais linhas de pesquisa do grupo são: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; Mercado de Trabalho; Inserção Profissional e Mercado de Trabalho; Novas ocupações e formas de organização do trabalho; Papel do Estado nas Relações de Trabalho; Ensino-Aprendizagem em Administração; Carreira e Profissão; Diversidade nas Organizações; Trabalho, Gestão e Subjetividade.

http://www.ufrgs.br/gineit/

Coordenador: Sidinei Rocha de Oliveira – sroliveira@ea.ufrgs.br

Andrea Poleto Oltramari
Carmem Grisci
Elaine Di Diego Antunes
Fernanda Tarabal Lopes
Maria Beatriz Rodrigues
Valmiria Carolina Piccinini


2. NAVi – Núcleo de Aprendizagem Virtual 

O grupo de pesquisa NAVi – Núcleo de Aprendizagem Virtual foi constituído em setembro de 2008, na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por iniciativa dos pesquisadores Prof. Dr. Luís Roque Klering e Prof.ª Dra. Christine da Silva Schröeder. O nome do grupo tem relação com o ambiente virtual de aprendizagem de mesmo nome: a Plataforma NAVi, software livre brasileiro desenvolvido na EA/UFRGS, a partir do final dos anos 1990, por equipe técnica coordenada pelo Prof. Klering na época. Para além da difusão da produção acadêmica em EAD relacionada à Plataforma, descontinuada atualmente pela UFRGS mas mantida como Software Público Brasileiro, hoje o grupo aborda, em suas linhas de pesquisa, temas como formação de administradores públicos e privados, educação corporativa, gestão de pessoas e equipes em organizações públicas e sociais, gestão universitária, e-learning, Agile HR, HR Techs na Indústria 4.0 e gestão de pessoas orientada a PCDs e PAH/SDs (altas habilidades e superdotação).

http://www.ufrgs.br/gpnavi

E-mail: gpnavi@ufrgs.br

CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/29447

Coordenadora: Prof.ª Dra. Christine da Silva Schröeder – christine@ea.ufrgs.br


3. NIPETS – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos sobre o Terceiro Setor

Instituído em 1998, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA, da UFRGS, o NIPETS congrega pesquisadores das áreas de Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas reunidos em projetos trans-disciplinares de pesquisa. Entre os tradicionais parceiros internacionais deste Núcleo tem-se: o Centre de Recherche sur le Développement de Communautés (CRDC/UQH); Alliance de Recherche Université Communauté (ARUC/UQM) no Canadá, o Institute de l´Afrique Noir e Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) respectivamente, no Senegal e em Cabo Verde. Na França destacam-se o CLERSE/Centre Lillois de Recherche en Economie et Sociologie (Université de Lille) em Lille, e o IRD (Institute de Recherche Sur le Developpement da Université de Paris I,Sorbonne). Em âmbito nacional o NIPETS tem parceria com diversas universidades, entre as quais UFBA; UFC; PUCMinas; UFT.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6773956622163931

Coordenadora: Rosinha da Silva Machado Carrion – carrion@ea.ufrgs.br

Claire Gomes dos Santos
Danielle Regina Ullrich
Marialva Tomio
Márcio André Leal Bauer

Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação

ITII – Informação, Inteligência e Tecnologia da Informação

O objetivo do grupo IITI é coordenar os esforços de pesquisas vinculados aos temas abrangentes sobre Gestão da Informação, Inteligência e Inovação, com temas Gestão do Conhecimento, Sinais fracos e indícios antecipativos, Gestão e Governança da Tecnologia da Informação, Governança da Informação, e consolidar os trabalhos científicos teóricos e aplicados em parceria com universidade-empresa. O grupo IITI é composto por uma equipe de professores doutores e por alunos de diferentes níveis: doutorado, mestrado acadêmico/profissional e graduação (iniciação científica). O grupo possui relacionamento com universidades no país e no exterior a partir dos seus integrantes. As universidades nacionais são: FGV/SP; FURG/RS; UNISC/RS; no exterior são: Universidade da Antuerpia, Bélgica; Universidad Nacional del Sur, Carleton Univ, Ottawa, Canadá, Texas A&M, USA, e UPMF – Grenoble, França. Publicações em congressos e periódicos nacionais e internacionais; Livros e capítulos.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9626335019241324

Coordenadores:
Antonio Carlos Gaustad Maçada – acgmacada@ea.ufrgs.br
Raquel Janissek Muniz – rjmuniz@ufrgs.br

Ariel Behr
Fernanda Maciel Reichert
Gilmar D’Agostini Oliveira Casalinho
Guilherme Lerch Lunardi
Pietro Cunha Dolci
Ángel Agustín Argañaraz
Alessandro Antunes Bocaccio
Aline de Vargas Pinto
André Luiz de Castro Oliveira
Claudia Melati
Fernanda da Silva Momo
Gabriela Labres Mallmann
Giovana Sordi Schiavi
Gustavo Percio Zimmermann Montesdioca
Josué Marques Pasin
José Carlos da Silva Freitas Junior
Luciana Nogueira Bortoli
Maria Isabel Arias
Natália Marroni Borges
Rafael Alfonso Brinkhues
Thaís Touguinha Zeltser

Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

1. GPS – Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação

O Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação (GPS) é formado por professores, doutorandos, mestrandos, especialistas e graduandos interessados em pesquisar e difundir conhecimentos e boas práticas sobre sustentabilidade. O GPS tem o Programa de Pós-Graduação em Administração da EA/UFRGS como base das suas ações e possui ligações com diversas instituições de ensino e pesquisa. Além disso, é um Grupo aberto à participação de outros interessados, bem como para o desenvolvimento de projetos que visem à promoção da sustentabilidade.

http://www.ufrgs.br/gps/

Coordenador: Luis Felipe Nascimento – nascimentolf@gmail.com

Cleber José Cunha Dutra
Daniela Callegaro de Menezes
Doriana Daroit
José Carlos Lázaro da Silva Filho
Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga
Luis Felipe Nascimento
Marcelo Trevisan
Márcia Barcellos
Cláudio Senna Venzke
Daiane Mülling Neutzling
Marilia Bonzanini Bossle
Minelle Enéas da Silva
Paola Schmitt Figueiró
Ana Paula Ferreira Alves
Fernando Cesar Russo Gomes
Gabriele Volkmer
Rafael de Lucena Perini
Valéria Schneider Vidal
Martiele Cortes Borges
Carlos Alberto Frantz dos Santos
Marcio Luis Miron Jappe
Michelli Brum Guillen
Nilo Barcelos Alves
Patrícia Dias
Renata Czykiel
Renata Fernandes Guzzo
Sandra Regina Cela
Virgínia Sebastião da Silva


2. NITEC – Núcleo de Estudos em Inovação

O NITEC é um centro interdisciplinar em constante interação com a sociedade. Seus integrantes tem por objetivo gerar e difundir conhecimentos sobre a gestão da inovação tecnológica, da produção, estratégias tecnológicas, visando à competitividade das empresas e o desenvolvimento sustentável. Dentro das linhas de pesquisa do grupo, a que investiga a inovação do setor industrial no Rio Grande do Sul pode ser destacada.
Atualmente, conta com a participação de pesquisadores-docentes com renome nacional e internacional, bem como, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação. O prestígio internacional do grupo está concretizado no alto nível de produtividade e nas parcerias entre o NITEC, por meio do PPGA/UFRGS, com as grandes escolas de negócios reconhecidas mundialmente.

http://nitec.co/pt/

Coordenador: Paulo Antonio Zawislak – pazawislak@ea.ufrgs.br


3. Grupo GESTOR – Grupo de Estudos em Organizações

O Grupo GESTOR (Grupo de Estudos em Organizações) pertence a Escola de Administração da UFRGS. Busca-se discutir, gerar e divulgar conhecimentos plurais sobre e para as organizações , formadas por indivíduos agindo em grupo, nas organizações e na sociedade, como unidades individuais ou agrupadas, apoiando-se, na busca da sustentabilidade. Procura-se discutir a articulação entre indivíduo, a organização e a sociedade, numa lógica multinível, multidimensional e inter/transdisciplinar. Essas escolhas permitem que se trabalhe na interface de diversos temas, dentre outros: sustentabilidade, complexidade (epistemologia, teoria e metodologia), sistêmica, mudança, inovação (não apenas tecnológica), relacionamentos interorganizacionais (cadeias, redes, clusters, alianças), desenvolvimento local/regional, políticas públicas, cooperação, confiança, competitividade, coopetição, MiMeMa (foco na mesoanálise), Amazônia, PFNMs, teoria da atividade, inovação social, tecnologias sociais, empreendedorismo social, nexus.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11963

Coordenadores:
Profa. Drª. Tania Nunes da Silva – tnsilva@ufrgs.br
Prof. Dr. Eugenio Ávila Pedrozo – eugenio.pedrozo@ufrgs.br

Leonardo Souza Barros Barreto
Profa. Dra. Mariluce Paes de Souza
Prof. Dr. Theóphilo A. Souza Filho
Cristiano Sordi Schiavi
Eliane Alves da Silva
Elisa Soares Mombelli
Érik Álvaro Fernandes
Francisco Cavalcanti Reis
Gabriel Borela Franzoni
Henrique Martins de Soares
Hildebrando Mazzardo Marques Viana
Jaqueline Guimarães Santos
Josiane Weber
Leonardo Souza de Barros Barreto
Maria Zenaida da Rocha Costa Vieira
Mariana Manfroi da Silva Bonotto
Roberto Cunha Ferreira
Thelma Jakeliny Martins Arruda

Marketing

1. GEMS – Grupo de Estudos em Marketing de Serviços

O Grupo de Estudos em Marketing de Serviços (GEMS) tem como foco a realização de pesquisas nas áreas de serviços e comportamento do consumidor e é composto por professores, alunos de doutorado, mestrado, especialização, graduação e por bolsistas de iniciação científica. Os resultados das pesquisas realizadas geram inúmeras publicações em congressos e periódicos científicos no Brasil e no exterior.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0111058017207443

Coordenadora: Cristiane Pizzuti – crispizzutti@gmail.com

Kenny Basso
Melina da Silva Terres
Natalia Araujo Pacheco
Carlos Alberto Ximenes Carneiro
Eduardo Rech
Louise Helene Gonçalves
Lucas de Britto Dorneles
Natalia Fontoura Englert
Simoni Fernanda Rohdhen
Thiago dos Santos Glasenapp
Tito Luciano Hermes Grilo
Valentina Ortiz Ubal


2. GPMC – Grupo de Pesquisa em Marketing e Consumo

Instituído em 2010, pelo atual coordenador, professor Vinicius Andrade Brei, o Grupo de Pesquisas sobre Marketing e Consumo (GPMC) é voltado à geração e disseminação de conhecimento sobre marketing e comportamento do consumidor. A partir de teorias e metodologias multidisciplinares, o GPMC procura gerar informações de ponta para o avanço acadêmico e gerencial. O GPMC é composto por professores, alunos de doutorado, mestrado, especialização e graduação da UFRGS. Os resultados das pesquisas geraram inúmeras publicações em congressos e periódicos científicos no Brasil e no exterior.

https://www.ufrgs.br/gpmc/t/

Coordenador: Vinicius Andrade Brei – brei@ufrgs.br

Cristiane Pizzutti dos Santos
Leonardo Nicolao
Carla Freitas Silveiro Netto
Carlos Alberto Ximenes
Cleber Cervi
Eduardo Rech
Natalia Araujo Pacheco
Simone Nazareth Vedana
Tito Luciano Hermes Grillo
Rodolfo Coral Azambuja
Oneide Lopes Dornelles
Lucas Gregol
Rudinei Lahm
Fabrício Cruz
Henrique Zenker
Luiza Venzke Bortoli
Márcia Maurer Herter
Rafael Laitano Lionello