Plano de recuperação da TIMD

Taxa de Integralização Média do Discente

O que é?

O Plano de Recuperação da TIMD é uma proposta de recuperação de créditos, por um período de até dois semestres letivos. O referido plano será avaliado pela Comgrad e somente poderá ser deferido se, após o prazo máximo de dois semestres letivos, excluindo-se aquele em que o discente fizer o Plano de Recuperação, for matematicamente possível o alcance de 50% da TIM do curso. Sua proposição é possível uma única vez.

Por que fazer o Plano de Recuperação da TIMD?

Para fazer estágio não-obrigatório, é necessário possuir, a partir da segunda matrícula, Taxa de Integralização Média do Discente (TIMD), número de créditos obtidos/número de matrículas no curso, igual ou superior a 50% da Taxa de Integralização Média (TIM) do respectivo Curso. Ela é um dos requisitos para poder fazer estágio não obrigatório. Caso o aluno não tenha o percentual indicado, deverá fazer o Plano de Recuperação da TIMD para poder estagiar.

Como fazer?

Preencher o formulário informando como pretende recuperar a TIM, colocando um número determinado de disciplinas que você pretende cursar ao longo de 02 semestres letivos. No Plano de Recuperação, você pode colocar até 05 disciplinas em cada semestre (não é necessário utilizar tudo), somente o que for necessário para recuperá-la. Lembre-se que na TIMD, valem os créditos e, por isso, procure listar disciplinas que elevem a taxa de créditos, mas observe a viabilidade da proposição do plano, pois ele precisa ser cumprido.

Para saber quantas disciplinas propor, clique na fórmula de cálculo e insira os dados solicitados.

Para onde enviar?

O documento deve ser preenchido completamente e enviado para o e-mail: ea_comgrad@ufrgs.br