Coordenação e Legislações

CoordenaçãoHistórico do ProgramaLegislação

Comissão coordenadora do PPGA

Coordenador: Prof. Walter Meucci Nique
Substituto: Marcelo Scherer Perlin

Márcia Dutra Barcellos – Titular
Vinicius Andrade Brei – Titular
Sidinei Rocha de Oliveira – Titular
Rafael Kruter Flores – Suplente
Claudia Simone Antonello – Suplente
Luiz Fernando Machado Soares – representante titular dos técnicos-administrativos
Paulo Roberto Gomes Garcia – represente suplente dos técnicos-administrativos
Caroline Bastos Capaverde – representante discente titular
Paulo Roberto Chaves Dalpian – representante discente suplente

Conselho de Pós-Graduação
O Conselho de Pós-Graduação, presidido pelo Coordenador da Comissão de Pós-Graduação, será constituído pelo corpo docente permanente em atuação nos cursos de mestrado e doutorado e pela representação discente.

Conselho de pós-graduação do PPGA (titulares)
Guilhermo Fernando Hovermann da Cruz
Camila Furlan da Costa
Vanessa Marques Daniel
Lucas Casagrande
Carla Bianchini
Alan Delgado de Oliveira
Tiago Dias Ferreira
Paulo Rodrigues Cerqueira
Bruno de Souza Lessa
Jaqueline Guimarães Santos

Conselho de pós-graduação do PPGA (suplentes)
Vanessa Amaral Prestes
Aline Mendonça Fraga
Monique Raupp
Carla Bonato Marcolin
Carlos Fernando Torres Oviedo
Luiza Araujo Damboriarena
Fabiano Milano Fritzen
Henrique Corrêa Vieira
Guilherme Brandelli Bucco

Contatos
Coordenador: walter.nique@ufrgs.br
Telefone: 51 3308.3285
E-mail do Setor: ea_secretariappga@ufrgs.br 

Horário de Atendimento
De segunda à sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 18h

 

HISTÓRICO DO PROGRAMA

Localizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi fundado em 1972, a partir da criação do Curso de Mestrado em Administração Pública e em Administração de Empresas.

Seguindo uma trajetória que prima pelo crescimento e pela preocupação em atender às necessidades evidenciadas pela comunidade intra e extra-muros da Universidade, foi implantado o curso de Especialização, em 1985, e iniciado o curso de Doutorado, em 1994. A partir de 1996, o PPGA/EA/UFRGS implementou o curso de Mestrado Interinstitucional, em parceria com outras universidades e, finalmente, em 1998, foi criado o curso de Mestrado para Executivos, modalidade profissional. No ano de 2005 a EA/UFRGS implementou o curso de Doutorado Interinstitucional, sendo a primeira instituição a ter esta modalidade de curso no país.

Atualmente sediado na Washington Luiz, 855, o PPGA/EA/UFRGS tem como objetivo propiciar estudos aprofundados no campo da Administração, formando pessoal de alto nível para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e funções executivas junto às organizações.

Comparado com outros programas de Mestrado e Doutorado do país, o programa tem obtido posição de destaque por sua produção científica, alcançando desde 1986 a maior participação dentre todos os programas nacionais nos Encontros Anuais da ENANPAD (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração), o maior evento científico da área de Administração do país. Mantém, ainda, de forma regular, participação em encontros latino-americanos, como o CLADEA (Encontro Anual do Conselho Latino-Americano das Escolas de Administração) e o BALAS (The Business Association of Latin American Studies), além da participação em outros encontros nacionais e internacionais.

A prova concreta dessa posição configura-se nas avaliações realizadas pela CAPES, nas quais o PPGA/EA/UFRGS é reconhecido desde 1987 com nível A, pela antiga classificação, e com nível 7 (nota máxima atribuída pela CAPES à área de administração), na atual avaliação.

  • Regimento Interno PPGA
  • Resolução  02/2001 – Elaboração de dissertação de mestrado profissional
  • Resolução  01/2002 – Tese de Doutorado
  • Resolução Nº 19/2004 – CEPE/UFRGS Estabelece Normas para a Pós-Graduação Lato Sensu na UFRGS
  • Resolução Nº 29/2005 – CEPE/UFRGS Estabelece normas para regulamentação da formação pós-graduada com titulação simultânea em dois países, no âmbito da UFRGS (CO-TUTELA)
  • Resolução  02/2006 – Desempenho acadêmico satisfatório para manutenção da bolsa de estudos
  • Resolução Nº 06/2006 – CEPE/UFRGS – Altera redação do Parágrafo 3º, do Artigo 11, da Resolução nº 19/2004 do CEPE, que trata das Normas para Pós-graduação Lato Sensu na UFRGS
  • Portaria 13/2006 CAPES – 15 de fevereiro de 2006 – Divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos.
  • Resolução  02/2009 – 12 de maio de 2009 – Exame de Qualificação
  • Resolução  01/2012 – Critérios para possibilidade de cursar disciplinas fora do PPGA
  • Resolução  02/2012 – Normas complementares para credenciamento de docentes no PPGA
  • Resolução  02/2013 – Perfil dos examinadores indicados a compor bancas de mestrado e doutorado
  • Resolução Nº 10/2014 – CEPE/UFRGS Revoga a Resolução 05/2005 – CEPE – Estabelece normas da pós-graduação stricto sensu na UFRGS
  • Resolução  10/2014 – Normas de Pós-Graduação Stricto Sensu
  • Resolução Nº 114/2014 – Estabelece orientações sobre o idioma de apresentação de teses, dissertações e outros trabalhos de conclusão nos cursos de pós-graduação no âmbito da UFRGS.
  • Resolução Nº 115/2014 – Estabelece orientações para fins de publicação e redação de Teses de Doutorado, Dissertações e trabalhos de conclusão de Mestrados e Trabalhos de Conclusão de cursos de Especialização.
  • Resolução  01/2015 – Critérios para possibilidade de aproveitamento de créditos durante Programa de Doutorado na UFRGS e outra IES
  • Resolução  02/2015 – Orienta a realização de Estágio Docente
  • Resolução  03/2015 – Normas para que o aluno bolsista possa exercer atividades remuneradas
  • Resolução Nº 01/2016 – Normas para o cumprimento mínimo de créditos para Mestrado e Doutorado
  • Resolução Nº 02/2016 – Normas para regulamentação da formação pós-graduada com titulação simultânea