Doutorado

Objetivo

O Curso de Doutorado em Administração procura atender alunos das diferentes regiões do país e do exterior, com ênfase para o Cone Sul, dispensando especial atenção a alunos que tenham experiência em pesquisa e ensino, para que, ao concluir o curso, o aluno esteja capacitado a contribuir para a melhoria da produção científica e do desenvolvimento do ensino superior. Mais especificamente:

  • Formar pessoas para desenvolver atividades de ensino e pesquisa sobre gestão de organizações em suas regiões respectivas e produzir conhecimentos teóricos que, ao mesmo tempo, tenham um alcance prático nestes contextos específicos;
  • Estabelecer redes de pesquisadores que incluam professores, doutorandos e egressos do PPGA, que trabalhem em temas prioritários e pertinentes aos respectivos contextos regionais;
  • Promover o intercâmbio acadêmico com as instituições de origem de seus alunos e com seus egressos.

 

Estrutura

O Curso de Doutorado prevê a realização de disciplinas obrigatórias e eletivas (mínimo de 40 créditos), seminários, atividades de pesquisa e elaboração de uma tese. As disciplinas, na sua maioria, são oferecidas em horário diurno e cursadas ao longo de três semestres.

Até o final do 3° semestre letivo do curso de doutorado, todo aluno deve realizar exame de qualificação e, até o final do 27º (vigésimo sétimo) mês após o início do Curso, apresentar e ter aprovado um projeto de tese, a ser realizado com o apoio de um Professor Orientador. Deverá, antes da defesa da tese ter publicado pelo menos 2 (dois) artigos – inerentes ao tema de pesquisa – em periódicos ou anais de congressos especializados, com prestígio acadêmico reconhecido pela Comissão de Pós-graduação. O Curso de Doutorado deve ser concluído num prazo mínimo de 24 (vinte e quatro) meses e máximo de 51 (cinquenta e um) meses.