Áreas de concentração e professores

Estudos Organizacionais

Esta linha atua em um campo temático interdisciplinar que abrange o estudo dos discursos e práticas organizacionais, da produção do conhecimento e das políticas públicas. Busca estabelecer sólidos elementos para ampliar o entendimento das relações entre as organizações e a sociedade.

Professores:

Coordenador: Fábio Bittencourt Meira
Daniel da Silva Lacerda
Davide Carbonai
Fernando Dias Lopes
Maria Ceci Misoczky
Paulo Ricardo Zilio Abdala
Rafael Kruter Flores
Ronaldo Bordin | e-mail: ronaldo.bordin@ufrgs.br
Takeyoshi Imasato

Finanças

Esta linha contempla temas relacionados às finanças das empresas e à estratégia, ao mercado de capitais e às instituições financeiras, bem como os métodos quantitativos aplicados a finanças.

Professores:

Coordenador: Marcelo Brutti Righi
Guilherme Kirch
Marcelo Savino Portugal
Marcelo Scherer Perlin
Tiago Pascoal Filomena

Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

Trata-se uma área multi e transdisciplinar alicerçada em diferentes campos de conhecimentos, tais como: Gestão Estratégica de Pessoas, Isociologia do Trabalho, Psicologia aplicada à Administração / Comportamento Organizacional, Ética, Educação/Aprendizagem Individual e Organizacional e Metodologia de Pesquisa. Busca, através de uma formação cidadã, construir conhecimentos para a melhor compreensão das organizações e das relações entre pessoas que as compõem.

Professores:

Coordenadora: Angela Beatriz Busato Scheffer
Andrea Poleto Oltramari
Carmen Ligia Iochins Grisci
Lisiane Quadrado Closs
Sidinei Rocha de Oliveira

Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação

A área GSTI promove o ensino e desenvolve pesquisas que relacionam todas as áreas da Administração, analisando o processo decisório, os impactos da TI na organização e no indivíduo e os aspectos comportamentais na Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Inteligência Estratégica Antecipativa, Small Data x Big Data, Governança da TI e da Informação, Adoção e pós-adoção da Tecnologia da Informação: na sociedade, nas organizações e no comportamento dos indivíduos, Tecnologias e Negócios Digitais e Sistemas de Informação. Desenvolve pesquisas usando técnicas e métodos de pesquisa de coleta e análise de dados tanto qualitativos quanto quantitativos.

Professores:

Coordenadora: Raquel Janissek -Muniz
Antonio Carlos Gastaud Maçada
Ariel Behr

Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Compreende várias áreas temáticas: Gestão da Inovação e da Tecnologia, Transferência de Tecnologia, Políticas de C&T, Interação Universidade-Empresa, Sustentabilidade e Inovação, Educação para Sustentabilidade, Cadeias Produtivas, Tecnologias Emergentes, Empreendedorismo, Internacionalização de Empresas, Inovação em Serviços, Ecossistemas e Ambientes de Inovação, Inovação Social, Tecnologias Sociais, Organizações de Natureza Coletiva, Estratégias Colaborativas e Agronegócios.

Professores:

Coordenadora: Daniela Callegaro de Menezes
Antônio Domingos Padula
Aurora Carneiro Zen
Eugênio Ávila Pedrozo
Fernanda Reichert
Luis Felipe Machado do Nascimento
Marcia Dutra de Barcellos
Paulo Antônio Zawislak
Tania Nunes da Silva

Marketing

Contempla os seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Marketing Estratégico, Marketing e Modelagem quantitativa, Teoria em Marketing, Marketing de Serviços, Mercados de Baixa Renda e Terceira Idade, Valores como intermediário entre culturas, CCT  Consumer Culture Theory, Neurociência: Priming, Eye tracking, EEG, Skin conductance.

Professores:

Coordenador: Fernando Bins Luce
Cristiane Pizzutti dos Santos 
Luiz Antonio Slongo
Vinicius Andrade Brei 

Pesquisa Operacional

Esta área enfatiza a pesquisa, o desenvolvimento, a validação e a implementação de modelos, algoritmos e sistemas computacionais para auxiliar o processo decisório nas organizações. A área tem um caráter eminentemente multidisciplinar, enfatizando a aplicação de métodos analíticos para melhorar as decisões.

Professores:

Coordenador: Luciano Ferreira
Denis Borenstein
Denise Lindstrom Bandeira 
Tiago Pascoal Filomena 

Trabalho e Saberes na Contemporaneidade

Descrição da área: espaço de debate e construção de abordagens teóricas críticas, não ortodoxas, relacionadas a trabalho e constituição de saberes na sociedade contemporânea. Busca a pluralidade discursiva, interseccionando com ciências humanas e sociais, de forma trans e interdisciciplinar, para a realização de estudos que contemplem múltiplas realidades, ampliem o lócus de entendimento dos fenômenos, conhecendo e reconhecendo atores que interagem com e nas organizações. Considera os diferentes pertencimentos territoriais (imigrantes, refugiados e expatriados), religiosos, culturais e de linguagens, as distintas urbanidades e ruralidades, as múltiplas bandeiras étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual. Concebe organizações e atores a partir de características e configurações dos seus espaços e tempos históricos. Destaca as ressonâncias das dimensões política e  tecnológica na produção da vida social e a relevância da discussão ontológica e epistemológica de métodos empregados para desenvolver estudos nestes campos.

Linhas de pesquisa: (1) saberes e trabalho; (2) trajetórias de participação: diversidades e desigualdades; (3) topologias de mudanças sociais; (4) a vida social dos métodos.

Professores

Coordenadora: Maria Beatriz Rodrigues
Cláudia Simone Antonello

Site da área: https://claudiaantonello.wixsite.com/ufrgs-ppga-area-tsc

Facebook: https://www.facebook.com/Trabalho-e-Saberes-na-Contemporaneidade-PPGA-UFRGS-754065491621647/

Twitter: https://twitter.com/SaberesE

Instagram: https://www.instagram.com/trabalhosaberescontemporaneid/